PMDB suspende funções partidárias do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ)


BRASÍLIA — O PMDB decidiu nesta quinta-feira punir os deputados que votaram a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer na semana passada. Segundo comunicado da Executiva da legenda, esses seis parlamentares ficarão suspensos, por 60 dias, de suas funções partidárias. A medida, segundo técnicos do partido, é cautelar. Neste período, o Conselho de Ética do PMDB irá analisar as punições que serão aplicadas aos infiéis. Ao final do processo, o deputado poderá sofrer desde uma advertência, até a expulsão do partido.

A medida afeta os deputados Celso Pansera (PMDB-RJ), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Sergio Zveiter (PMDB-RJ), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Vitor Valim (PMDB-CE). Jarbas, por exemplo, é vogal no diretório de Pernambuco, e será suspenso de qualquer função partidária durante esse período.

“O PMDB, em cumprimento à decisão unânime da Comissão Executiva do partido, suspendeu por 60 dias, de suas funções partidárias, os deputados que votaram a favor da denúncia do presidente da República, Michel Temer. Esta decisão foi tomada por descumprimento dos parlamentares ao fechamento de questão sobre o assunto em reunião realizada no dia 12 de julho, em Brasília. O ato de suspensão já foi comunicado a todos os filiados e ao Conselho de Ética do partido”, diz a nota do partido.

A comunicação foi feita pelo presidente do partido, senador Romero Jucá (RR). O senador também enviou a decisão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante esses 60 dias, esses deputados não poderão atuar em atividades da Executiva ou de diretórios do partido nos estados. Além disto, o líder da legenda na Câmara, Baleia Rossi (PMDB-SP), pode substituir aqueles que ocupam cargos ou relatorias nas comissões da Casa. No caso de Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), não haverá punição, já que ele se absteve na votação.

Segundo assessores do Palácio do Planalto, a decisão de suspender os infiéis no PMDB é um aceno importante para o resto da base e dá uma "satisfação" ao presidente Michel Temer, que enfrentou resistência em seu próprio partido.

— Não importa o tamanho da punição, o importante é o gesto, do tipo "eu sei o que vocês fizeram no verão passado" — disse um interlocutor do governo.

PUNIDOS RECLAMAM DE DECISÃO: "RÍDICULA E COVARDE"

Os deputados Sérgio Zveiter e Vitor Valim reagiram com ironia a decisão da direção do PMDB e estão avaliando se deixam o partido ou o questionam nas instâncias partidárias . Zveiter disse que considerou a decisão “ridícula” e “covarde”. Valim afirmou que foi pego de surpresa, atacou duramente Jucá e disse que pode ter sofrido revanchismo por haver dito que o senador estava junto “com o banana de pijama” do Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento. Há rumores de que Zveiter pode se filiar ao Podemos. Ele diz que nesta sexta-feira terá novidades e tripudiou da pena branda, apenas suspensão das atividades partidárias, uma pena inócua.

— (A suspensão é) Ridícula, pois um partido que usa o expediente inescrupuloso de distribuição de emendas parlamentares, cargos e de ameaças de punição ao direito democrático do parlamentar votar não tem autoridade moral de punir quem quer que seja. Covarde, pois ameaçou expulsar e agora vem com essa suspensão. Como não tenho cargos no governo, não sou de frequentar o palácio de pires na mão e não tenho cargo na liderança no PMDB da Câmara, tal suspensão em nada me afetará — respondeu Zveiter.

No mesmo tom, o deputado Vitor Valim disse que ficou perplexo com o fato de “figuras como Jucá” estarem exigindo qualquer coisa de alguém. O deputado cearense afirmou que, ao contrário de Jucá, “que anda agarrado” em governos, sua história é “uma linha reta”.

— Estou com a consciência tranquila. Quero pagar esse preço por ter tomado uma decisão certa, correta e coerente. Quero ler e entender essa decisão, para ver em que estatuto do PMDB eles se basearam. E aí ver o que vai acontecer aí pela frente — disse Valim, acrescentando que vai estudar que caminho tomar sobre seu futuro no PMDB.

— Por ironia veja quem mandou nos punir. Meu irmão, ser punido pelo Romero Jucá? Eu posso até ser menor do que ele na política, mas minha história é completamente diferente da dele. Eu mantenho minha coerência ao lado do povo trabalhador. Ele mantém a coerência dele ao lado do governo — completou Vitor Valim.

A deputada Laura Carneiro reagiu à decisão do partido. Ela passou o dia atuando como porta-voz do PMDB na comissão da reforma política.

— Essa atitude inabitual do PMDB, nascido da resistência democrática ao autoritarismo, não mudará minhas convicções, nem minha conduta política. Me surpreende o PMDB, que acompanhei na sala de minha casa, punir parlamentares não por uma matéria programática, mas de foro íntimo. Meu mandato está e continuará a serviço do Brasil — disse a deputada, ao ficar sabendo da punição depois de desembarcar no Rio de Janeiro.


Fonte:https://oglobo.globo.com/brasil/pmdb-suspende-funcoes-partidarias-de-seis-deputados-que-votaram-contra-temer-21692943

COMMENTS

Nome

Bahia,332,Brasil,416,Camaçari,1,Cláudia Wild,1,Colunista,1,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,18,des,1,Destaque,840,Economia,34,Educacao,10,Elizeu Rosa,17,Entretenimento,57,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,533,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,378,Saúde,11,Segurança Pública,2,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: PMDB suspende funções partidárias do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ)
PMDB suspende funções partidárias do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ)
https://3.bp.blogspot.com/-umnuzWCXFcg/WY0M4fKJq_I/AAAAAAAAApY/HI5G8gFUGXgwJY3Pkd28ZyJovAEA_SI6QCLcBGAs/s640/Imagem%2B9384.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-umnuzWCXFcg/WY0M4fKJq_I/AAAAAAAAApY/HI5G8gFUGXgwJY3Pkd28ZyJovAEA_SI6QCLcBGAs/s72-c/Imagem%2B9384.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/08/pmdb-suspende-funcoes-partidarias-de.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/08/pmdb-suspende-funcoes-partidarias-de.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy