População já pode escolher obras nos bairros através de aplicativo e internet



Os moradores de Salvador já podem pegar o celular, o tablet ou mesmo o computador para marcar presença no maior programa de participação popular do país. A abertura oficial da votação do programa Ouvindo Nosso Bairro 2017 foi realizada na manhã desta terça-feira (8), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis, além do diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães, demais secretários e gestores municipais, conselheiros e líderes comunitários e imprensa.

Nesta edição, o processo é totalmente eletrônico e pode ser feito pelo site www.ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Ouvindo Nosso Bairro, disponível na App Store (para iOS) e Play Store (para Android). Dentre as 1,2 mil opções disponíveis no sistema, a população poderá escolher as obras de infraestrutura a serem realizadas no bairro onde mora por ordem de prioridade, limitada a cinco opções por local. Há ainda a opção do cidadão também indicar alguma intervenção no bairro que não esteja na lista. A votação é gratuita e prossegue até o dia 8 de setembro. Aqueles que não possuem ferramenta tecnológica podem aproveitar a ação móvel, realizada por meio de veículo e de mobilizadores espalhados pela cidade.  

O prefeito ressaltou o compromisso de garantir o respeito de escolha dos cidadãos por meio do Ouvindo Nosso Bairro e que a administração iniciará, o mais rapidamente possível, a obra que for mais importante para cada bairro, por meio do Salvador Bairro a Bairro. Além disso, pontuou que o programa é o mais amplo e moderno processo de consulta popular do país. “É uma forma de trazer as pessoas para participar da decisão da Prefeitura e, com isso, decidirem também o futuro do bairro e da cidade. Por isso, é importante que todos participem da iniciativa”.

O novo formato de votação – totalmente digital – foi explicado pelo diretor-geral das Prefeituras-Bairro. “É uma formato inovador que, inclusive, está sendo copiado por outras cidades do país, como Curitiba (PR) e Chapecó (SC). As opções para votação disponíveis no sistema foram fruto da participação popular, através de indicação de moradores, líderes e conselheiros comunitários, com processo conduzido pelos gestores das Prefeituras-Bairro. Garantimos a segurança da votação, em parceria com a Cogel (Companhia de Governança Eletrônica de Salvador), por meio de ferramentas como consulta do CPF na base de dados da Receita Federal, assim como a identificação do IP da máquina, para evitar fraudes”, relatou Júnior Magalhães.

Preparação – A quantidade de indicações de obras e intervenções que foram inseridas para votação fez com que a data de lançamento do aplicativo, inicialmente marcada para o dia 3 de julho, fosse prorrogada para esta terça-feira (8). As sugestões, que envolvem melhorias em calçamentos, praças, construção de novos equipamentos e outras intervenções, foram catalogadas por integrantes dos 10 conselhos comunitários das dez Prefeituras-Bairro.

No dia 10 de junho, quase três mil sugestões foram levantadas de forma preliminar em reuniões promovidas nas dez regiões administrativas da cidade, para que fosse realizada uma seleção por meio de avaliação técnico-orçamentária. Ou seja, técnicos da Prefeitura foram até os locais para verificar se cada uma dessas sugestões era viável ou não.

Processo – Uma das principais mudanças do Ouvindo Nosso Bairro 2017, em relação à edição anterior, é que as obras e intervenções a serem votadas pelos cidadãos em benefício da comunidade onde moram estarão disponíveis em uma lista, distribuída por bairro. Durante 30 dias, a população vai poder votar, por nível de prioridade – sendo 1 o nível de maior importância e 5 o de menor importância – que intervenção deve ser feita no bairro. O passo seguinte à votação será a divulgação do resultado e o início das assinaturas de ordem de serviço.

Primeira edição – Realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, a primeira edição do Ouvindo Nosso Bairro organizou reuniões presenciais em 160 bairros e três ilhas de Salvador. No total, a consulta popular teve a participação de mais de 9,5 mil cidadãos e, durante o período, foram levantadas 101.292 necessidades de melhorias.

Na ocasião, a região administrativa que liderou o número de participações foi a do Cabula/Tancredo Neves, com 1.039 cidadãos, seguida de Liberdade/São Caetano, com 776 pessoas, e de Itapuã/Ipitanga, com 701 moradores.

Salvador Bairro a Bairro – As demandas levantadas deram origem, meses depois, a um outro programa, voltado para a realização das intervenções: o Salvador Bairro a Bairro. Desde junho de 2015, o programa coordenado pelo Gabinete do Prefeito promoveu 1,3 mil obras já finalizadas, a exemplo de novos abrigos de ônibus, praças, campos de futebol, postos de saúde e creches.

A iniciativa é considerada uma forma inédita de orçamento participativo e trouxe não apenas melhorias na infraestrutura dos bairros, como também ajudou a resgatar a autoestima dos cidadãos e a credibilidade do poder público junto à população.

COMMENTS

Nome

Bahia,348,Brasil,425,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: População já pode escolher obras nos bairros através de aplicativo e internet
População já pode escolher obras nos bairros através de aplicativo e internet
https://4.bp.blogspot.com/-SNTuFwP0IT8/WYo-WnhT7XI/AAAAAAAAAio/h7zKHGtkbzY-yxtMCdvd4yR8fdN7bqOXgCLcBGAs/s640/2017-08-08_Prefeito%2BACM%2BNeto_Lan%25C3%25A7amento%2BOuvindo%2BNosso%2BBairro%2B2017_Foto%2BMax%2BHaack_Secom%2BPMS%2B%252869%2529.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-SNTuFwP0IT8/WYo-WnhT7XI/AAAAAAAAAio/h7zKHGtkbzY-yxtMCdvd4yR8fdN7bqOXgCLcBGAs/s72-c/2017-08-08_Prefeito%2BACM%2BNeto_Lan%25C3%25A7amento%2BOuvindo%2BNosso%2BBairro%2B2017_Foto%2BMax%2BHaack_Secom%2BPMS%2B%252869%2529.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/08/populacao-ja-pode-escolher-obras-nos.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/08/populacao-ja-pode-escolher-obras-nos.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy