Salvador assina pacto com União Europeia para soluções em clima e energia

Salvador é a primeira cidade da América Latina a assinar a Carta de Compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, promovido pela União Europeia na versão latino-americana. O pacto foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento contou com as presenças de embaixadores e representantes de 17 países europeus, além do presidente da UPB, Eures Ribeiro, dos secretários André Fraga (Secis) e João Roma (Gabinete), e demais autoridades municipais.
A adesão ao Pacto Global de Prefeitos representa um compromisso com as ações locais, além da realização da iniciativa em conjunto com parceiros de todo o mundo. Neste caso, o intuito é compartilhar soluções inovadoras que permitam que os prefeitos atuem de forma cada vez mais assertiva no enfrentamento às mudanças climáticas. Como coordenadora nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), a capital baiana deverá incentivar as demais cidades brasileiras a unirem-se ao Pacto durante a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que ocorrerá em Recife nos dias 27 e 28 de novembro.
O prefeito ACM Neto lembrou que já vem sendo construída uma agenda ambiental pela gestão municipal desde 2013, especialmente por entender que o tema é decisivo para o presente e para o futuro das cidades do mundo inteiro. “A política ambiental não pode ficar apenas a cargo dos governos federais, é fundamental também que os municípios se envolvam. No Brasil, é necessário dar exemplos. Por isso, a Prefeitura faz parte de outros grupos, como o C-40, e hoje está sendo reafirmado e ratificado o nosso compromisso com embaixadores da União Europeia com a assinatura desse documento. É mais um ponto importante na consolidação das políticas ambientais para Salvador”, pontuou.
Aos embaixadores, foram destacadas algumas iniciativas adotadas pela Prefeitura para colocar como importante política pública a questão ambiental. Uma delas é a criação de uma pasta específica para o tema, a Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Além disso, dentro do macroprograma Salvador 360, um dos eixos envolvidos é denominado Cidade Sustentável, com uma série de ações programadas para alavancar iniciativas de sustentabilidade na capital para os próximos anos.
Também está prevista a instituição de Salvador como a Capital da Mata Atlântica, com investimentos na recomposição das áreas verdes e parques, a exemplo do Parque da Cidade. A implantação de ações de resiliência, em parceria com a Fundação Rockefeller, foi salientada ainda no discurso.
João Cravinho ressaltou que a ligação entre a gestão das cidades e a gestão global está cada vez mais intensa, e o pacto segue essa intenção de unir o local e o global. “É interessante para nós ver como a cidade de Salvador consegue fazer essa ponte. Nossas cidades europeias enfrentam as mesmas temáticas e elas se empenham mundialmente nisso. Por isso o interesse de desenvolver com Salvador um relacionamento com as nossas cidades, através desse pacto global, para trabalharmos juntos em preocupações comuns”, explicou o embaixador da União Europeia no Brasil.
Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia – É a maior coalizão de prefeitos e líderes locais do mundo comprometida com a ação climática local. O lançamento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia ocorreu seis meses após a Conferência de Paris, na qual as cidades desempenharam um papel crucial na defesa de um acordo internacional ambicioso, e representa uma reação histórica e poderosa dos líderes locais às urgentes mudanças climáticas.
Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia de América Latina e Caribe – Trabalhará para estabelecer o Pacto Global nas cidades da região. Para assegurar sinergia na implementação do Pacto na América Latina, fazem parte do Comitê Diretivo Regional a Delegação da União Europeia no Brasil, C40, ICLEI, FLACMA e Mercocidades (CGLU), ONU-HABITAT, BID e CAF.

COMMENTS

Nome

Bahia,348,Brasil,425,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Salvador assina pacto com União Europeia para soluções em clima e energia
Salvador assina pacto com União Europeia para soluções em clima e energia
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/PACTO.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/10/salvador-assina-pacto-com-uniao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/10/salvador-assina-pacto-com-uniao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy