Centro Aquático faz parte de amplo Projeto de Requalificação da Orla da Pituba

Salvador vai ganhar um Centro Aquático com a primeira piscina olímpica municipal até abril de 2018. O prefeito ACM Neto assinou hoje, em solenidade na área do antigo Clube Português, na Praça Wilson Lins, onde será implantado o equipamento, a ordem de serviço para início das obras, num investimento de R$1,2 milhão. Além disso, como revelou o prefeito, a própria Wilson Lins será requalificada e integrada à piscina e à praça Nossa Senhora da Luz, com piso intertravado, em projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira para ser orçado até o início de dezembro. 

O Centro Aquático é mais uma iniciativa da Prefeitura para colocar Salvador em um novo patamar no que se refere a esportes de alto rendimento. O objetivo é estimular a formação de atletas profissionais, a exemplo do medalhista olímpico baiano Edvaldo Valério, presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço e convidado por ACM Neto para ser padrinho do projeto. "Com a demolição da piscina olímpica da Fonte Nova, a cidade estava refém de um equipamento como esse. De modo que estou muito orgulhoso de participar desse momento hoje aqui e quero ver o prefeito participando de um revezamento em abril, quando acontecer a inauguração", disse Valério. 

O prefeito afirmou que vai se preparar para aceitar o convite. E anunciou que quer o apoio também de treinadores para que a piscina olímpica e o centro aquático como um todo projetem a cidade para o futuro. "Começamos a primeira gestão reformando quadras e campos. Hoje, continuamos fazendo isso, estimulando a prática de esportes nos bairros. Mas hoje também podemos olhar equipamentos de alto rendimento com uma visão mais profissional para a descoberta de talentos como Edvaldo Valério. Países que investem na formação de atletas conseguem resultados melhores também na educação e na segurança pública. Por isso estamos investindo em esporte, atraindo, por exemplo, competições de ponta como a Maratona Salvador", ressaltou ACM Neto.

Graças a uma parceria firmada entre a prefeitura e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos, 2.500 crianças e adolescentes serão beneficiadas pelo centro aquático, todo ano. Outras faixas etárias também serão atendidas, sobretudo da terceira idade, em aulas complementares, como hidroginástica.  Ao longo das práticas esportivas, os alunos serão observados, e aqueles que tiverem bom desempenho poderão passar por treinamento especializado de alto rendimento e representar a cidade na disputa de torneios. O centro aquático ainda terá capacidade para 700 pessoas na torcida, distribuídas em duas arquibancadas, uma fixa e outra móvel, cada uma com 350 lugares.
  
Estrutura - Também estiveram presentes na solenidade de assinatura de ordem de serviço o vice-prefeito Bruno Reis, o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior, e o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, Diego Albuquerque, além de representantes do Ministério dos Esportes, de outras modalidades esportivas e autoridades municipais. O Centro Aquático vai estimular a prática de esportes de alto rendimento, como natação, nado sincronizado, salto ornamental, polo aquático e maratona aquática.

A piscina terá aproximadamente 1,1 mil metros cúbicos, divididos em 25mx50m, e 2 metros de profundidade. Ela é um legado das Olimpíadas do Rio de 2016, doada pelo Ministério dos Esportes após o término das competições. Salvador foi uma das quatro cidades contempladas com esse tipo de doação. A licitação para o transporte do equipamento está sendo preparada. A piscina, toda em aço inox e que atualmente se encontra no Rio de Janeiro, chegará a Salvador em contêineres, desmontada. O Centro Aquático terá ainda uma piscina de aquecimento, além de todo maquinário necessário, área administrativa e academia de musculação. 

"Não tenho dúvidas de que teremos uma estrutura capaz de revelar grandes talentos. Aqui será um celeiro para revelarmos nadadores e estimularmos a prática do esporte. E faremos isso em parceria com quem conhece profundamente o esporte", afirmou o secretário Geraldo Júnior. Ele lembrou que a instalação da piscina é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o município, por meio da Semtel; a Aeronáutica, responsável pela aquisição do equipamento; o Ministério dos Esportes, que definiu as cidades que receberiam as piscinas; e a Myrtha Pools, empresa italiana que fabricou e vai montar a piscina na capital baiana.

Cronograma – As obras de instalação do equipamento serão divididas em duas fases. A primeira tem início imediato, com serviços de terraplanagem, casa de máquinas, revestimento, montagem da piscina e instalação de equipamentos, dentre outros. A segunda fase, com início previsto para o dia 15 de dezembro, envolverá a construção de arquibancadas, salas, vestiários, além de serviço de macrodrenagem, urbanização e iluminação.

A previsão é que o Centro Aquático seja entregue em abril de 2018. O equipamento vai fomentar o esporte enquanto hábito saudável e modalidade para grandes competições, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades motoras, a inclusão social e a melhoria de qualidade de vida.  

Requalificação - O Centro Aquático se insere em um grande projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, de requalificação da Praça Wilson Lins, que contempla uma área de 6,3 mil metros quadrados. Além de contar com toda estrutura aquática, o espaço terá área de pedestre, estacionamento, ciclovia, escultura, anfiteatro, posto de salva-vidas, sanitários, canteiros, jardins e deque (área de circulação no entorno da piscina).  

Como revelou o prefeito ACM Neto hoje, a Wilson Lins será integrada à Praça Nossa Senhora da Luz, com a utilização de piso intertravado. O orçamento previsto para a execução da obra será detalhado até o início de dezembro. Além disso, o Jardim dos Namorados vai se tornar Vila dos Namorados, numa estrutura semelhante à da Vila Cairu, no Rio Vermelho, através de concessão à iniciativa privada, sem custos para o município. Essas iniciativas prometem requalificar todo esse trecho de Orla, dentro do programa Salvador 360, no eixo Investe.   

COMMENTS

Nome

Bahia,330,Brasil,414,Camaçari,1,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,18,des,1,Destaque,836,Economia,34,Educacao,10,Elizeu Rosa,15,Entretenimento,56,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,73,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1144,Politica,529,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,373,Saúde,11,Segurança Pública,2,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Centro Aquático faz parte de amplo Projeto de Requalificação da Orla da Pituba
Centro Aquático faz parte de amplo Projeto de Requalificação da Orla da Pituba
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/Olimpica.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/centro-aquatico-faz-parte-de-amplo.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/centro-aquatico-faz-parte-de-amplo.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy