Codesal propõe agenda conjunta de ações preventivas para o Centro Histórico


Medida visa evitar repetir cenário ocorrido no incêndio que destruiu cinema no Pelourinho no último dia 11

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) começou a construir um Plano de Prevenção e Contingenciamento para o Centro Histórico, com a contribuição do Corpo de Bombeiros, Embasa e de demais órgãos municipais. O objetivo é ampliar a segurança da região, patrimônio histórico da humanidade, e envolver a comunidade na prevenção incêndios. Nesta terça-feira (21), representantes desses órgãos se reuniram para começar discussões sobre o tema.

Uma das propostas é a realização do georreferenciamento (mapeamento técnico) e vistoria técnica dos 22 hidrantes instalados no Centro Histórico de Salvador, ação a ser realizada pela Embasa em parceria com o Corpo de Bombeiros. A medida visa evitar situações como a ocorrida no último dia 11, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Sala de arte Cine XIV, no Pelourinho, e o combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e a dificuldade da corporação localizar um hidrante próximo.

“O Centro Histórico de Salvador é um patrimônio da humanidade e situações como esta não podem se repetir”, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Na oportunidade, ele ofereceu à Embasa a colaboração da Defesa Civil, que possui experiência no georeferenciamento em áreas de encostas para mitigar situações de risco, principalmente nos períodos chuvosos. “Temos que defender o Centro Histórico, um patrimônio da humanidade. Não é um bairro qualquer”, destacou a diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso.

Plano preventivo - O Plano de Preventivo e de Contingenciamento para o Centro Histórico  se traduzirá, além do mapeamento e avaliação técnica dos hidrantes, na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, além da formação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). “A situação da área é delicada, pois há muitos prédios antigos. Por isso, vejo como importante o treinamento de comerciantes para a formação de uma brigada de combate a incêndios de modo a evitar que essas situações aconteçam em proporções maiores”, disse o  gerente da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico/Brotas, Ian Mariani.

Diante da situação social de moradores da região, uma das metas da Codesal é levar o projeto dos Nupdecs, atualmente focado nas comunidades que vivem em áreas de encostas, ao Centro Histórico. O Nupdec visa integrar o sistema de Defesa Civil à comunidade e aos órgãos públicos de modo a assegurar uma ação conjunta de toda a sociedade na prevenção e redução de desastres. “Temos que passar a olhar o Centro Histórico com uma área de risco, no caso o risco de incêndios, encontrando alternativas para atuar de forma mais ágil, facilitando a atuação dos bombeiros”, destacou Sosthenes Macêdo. 

Compromisso - Neste sentido, o major Nobre, representante do Bombeiro na reunião, indicou a necessidade de se proceder um levantamento estratégico do Centro Histórico que inclua a inspeção detalhada dos hidrantes e, caso necessário, uma manutenção. Já o chefe de gabinete da Transalvador, Fernando Pinto Coelho, sugeriu um plano emergencial em parceria com o Corpo de Bombeiros que facilite o aceso da corporação dentro da realidade do Pelourinho. O representante da Embasa, Flávio Corrêa Lordello, assegurou que uma das prioridades do órgão será a realização da inspeção técnica e georreferenciamento dos hidrantes.

COMMENTS

Nome

Bahia,331,Brasil,414,Camaçari,1,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,18,des,1,Destaque,837,Economia,34,Educacao,10,Elizeu Rosa,16,Entretenimento,56,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,75,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1145,Politica,530,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,373,Saúde,11,Segurança Pública,2,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Codesal propõe agenda conjunta de ações preventivas para o Centro Histórico
Codesal propõe agenda conjunta de ações preventivas para o Centro Histórico
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/Codesal_reuniao.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/codesal-propoe-agenda-conjunta-de-acoes.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/codesal-propoe-agenda-conjunta-de-acoes.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy