Ipac assina termo de cooperação com convento de 100 anos em Ilhéus

Foto: Ascom IPAC
O Convento da Piedade, fundado em 1916, em Ilhéus, no sul da Bahia, assinou um termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) nesta quarta-feira (8). “O Colégio de Nossa Senhora da Piedade de Ilhéus é tombado pelo Estado desde 2008, e a cooperação vai trazer assessoria ao bem patrimonializado, com vistorias e pareceres técnicos, assim como, atividades de educação patrimonial no local”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. 

O convento já foi beneficiado com o Edital de Museus/Ipac, em 2016, quando foram restauradas 18 obras de arte, entre elas as imagens das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. O edital do Ipac tem recursos do Fundo de Cultura. 

Segundo João Carlos de Oliveira, o acervo integra a edificação inspirada em estilo arquitetônico neogótico francês. “A maior parte do acervo é composta de peças jesuíticas, vindas de São Paulo e Ribeirão Preto em meados do século XX”. Fundada em 1916 e concluída em 1928, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade fica no Alto da Piedade, próximo à Baía do Pontal.

Museu, escola e igreja
No ato de assinatura, o diretor do Ipac foi representado pelo assessor de Relações Institucionais do Instituto, Andre Reis. O Instituto Nossa Senhora da Piedade, que administra o convento, possui museu, escola, igreja e laboratórios. Existe ainda uma poligonal de tombamento municipal que protege o entorno. 

A instituição é um símbolo religioso e educacional do município de Ilhéus e pertence à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. A responsável pela criação do instituto foi a madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, uma ursulina francesa da comunidade de Quimperlé (Bretanha, França).

Ainda por meio do Edital de Museus/Ipac foram promovidas educação patrimonial e palestras no Convento, para contextualizar o acervo e socializá-lo. Além da igreja e museu, a edificação possui anexos, com duas escolas, um auditório para mais de 600 pessoas, quadra poliesportiva e o instituto ambiental Cabruca. Mais informações podem ser obtidas no telefone (73) 3221-8613 e site do convento.

Fonte: Ascom/Ipac


from Ebahia News http://ift.tt/2hqcMdT

COMMENTS

Nome

Bahia,350,Brasil,426,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ipac assina termo de cooperação com convento de 100 anos em Ilhéus
Ipac assina termo de cooperação com convento de 100 anos em Ilhéus
http://ift.tt/2AlkU3m
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/ipac-assina-termo-de-cooperacao-com.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/ipac-assina-termo-de-cooperacao-com.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy