Pessoas em situação de rua são capacitadas para atuar no mercado de trabalho

Vereadores participam de solenidade de entrega de certificados do Projeto Rua do Bem

Vinte e dois moradores de rua receberam nesta sexta-feira (10), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, diploma de conclusão de cursos de capacitação profissional. Trata-se do Projeto Rua do Bem, que tem a participação da vereadora Rogéria Santos (PRB).

“Este projeto é mais abrangente do que o assistencialismo, pois promove a inclusão social”, afirmou a vereadora na cerimônia que contou com a presença do prefeito ACM Neto, de secretários municipais, gestores públicos e dos vereadores Luiz Carlos (PRB), Ireuda Silva (PRB) e Maurício Trindade (PSL).

Rogéria Santos diz que o trabalho do voluntariado, com a participação da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), foi fundamental para o êxito do Projeto Rua do Bem. “Nós já realizávamos este trabalho de assistência aos moradores de rua. E agora, com a parceria da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), estamos dando a oportunidade a estas pessoas ingressarem no mercado de trabalho”, disse Rogéria.

Segundo a titular da Semps, a secretária Tia Eron, o Projeto Rua do Bem é de vanguarda e servirá de parâmetro para outras iniciativas similares no país. “Pela vulnerabilidade em que se encontram essas pessoas não imaginariam poder estar se formando hoje em cursos de capacitação”, avaliou. “Acreditamos nos relatos dos cidadãos que nos diziam que não queriam estar nas ruas e almejavam oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

Além da capacitação, que inclui a oferta de cursos de técnico em informática, cabelereiro, barbeiro, artesanato e música, entre outros, o Projeto Rua do Bem contempla o encaminhamento das pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho.

Vida nova

Um dos beneficiados pelo projeto, Rodrigo da Cruz Santana, 30 anos, era morador de rua e frequentou por três meses um curso de técnico de manutenção de microcomputadores. Conforme contou, ele será encaminhado para a prestação de serviços na Prefeitura de Salvador. “Nasci em Belmonte e vim para a capital procurar oportunidades. Fui morar na rua porque estava desempregado. Há três meses comecei o curso e já estou sendo encaminhado para o mercado de trabalho”, comemorou. 

Segundo a juíza mediadora e conciliadora do Conselho de Juízes Arbitrais do Estado da Bahia, Patrícia Oliveira, “o Projeto Rua do Bem consiste no resgate e na reinserção social de pessoas que estão vivendo situações de vulnerabilidade nas ruas”.

A Associação dos Agentes de Direitos da Crianças e do Adolescente do Estado da Bahia (ADCAEB) também participa do projeto.

Salvador Capital Voluntária

O Projeto Rua do Bem é uma das vertentes do Programa Salvador Capital Voluntária desenvolvido pela Semps com o objetivo de criar uma rede de voluntariado. A meta, segundo a Prefeitura de Salvador, é atingir 10 mil voluntários cadastrados.

De acordo com a gestão municipal, o trabalho voluntariado tem como foco “o apoio a mulheres, educação, esporte, saúde, arrecadação de donativos, apoio a dependentes químicos e pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, idosos, proteção aos animais e ao meio ambiente”.

Apesar de já ter ações em andamento, como o Projeto Rua do Bem, o Programa Salvador Capital Voluntária foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (10), na mesma solenidade no Centro de Cultura.

COMMENTS

Nome

Bahia,350,Brasil,426,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Pessoas em situação de rua são capacitadas para atuar no mercado de trabalho
Pessoas em situação de rua são capacitadas para atuar no mercado de trabalho
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/pessoas-em-situacao-de-rua-sao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/pessoas-em-situacao-de-rua-sao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy