Projeto pretende atrair 10 mil voluntários até 2020 em Salvado

A capital baiana cada vez menos desigual a partir de uma grande corrente de cidadãos e entidades dispostos a ajudar as pessoas mais carentes da cidade. Com essa proposta, foi lançado o projeto Salvador Capital Voluntária nesta sexta-feira (10), no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, com as presenças do prefeito ACM Neto e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron. Também compareceram ao evento o vice-prefeito Bruno Reis, representantes de entidades sociais e formandos do projeto Rua do Bem.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), o projeto visa a criação de uma rede de voluntariado, fazendo com que o cidadão voluntário compreenda a importância da própria atuação na potencialização das ações que visam reduzir os índices de pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. A meta do Salvador Capital Voluntária é atingir 10 mil voluntários cadastrados, ativos e envolvidos com projetos até 2020. O cadastro já pode ser feito através do site capitalvoluntaria.salvador.ba.gov.br.

O prefeito ACM Neto salientou que a rede envolverá prioritariamente as igrejas, devido a estas instituições terem, em boa parte dos casos, mais facilidade de acesso aos cidadãos e posterior inclusão deles na vida social. “Essa será a maior rede de voluntários da cidade, sobretudo na questão da assistência às pessoas mais vulneráveis da capital, como as que vivem em situação de rua e os dependentes e usuários de álcool e drogas. A gente quer envolver a cidade toda nesse processo”, afirmou, completando que a iniciativa também buscará garantir o emprego e renda dessas pessoas.

Para a secretária Tia Eron, a iniciativa municipal institucionaliza o voluntariado, algo que é uma ação convencional em Salvador. “Essa é uma mão de obra já existente e que traz com ela uma consciência cidadã muito grande, porque servir ao outro não é apenas dar uma sopa, é uma transformação. O Salvador Capital Voluntária também é uma mudança de cultura. Temos como exemplo hoje pessoas em situação de rua que foram capacitadas profissionalmente e que tiveram o resgate da autoestima, elas nem acreditavam que poderiam receber essa ação”, salientou.

Capacitações – O projeto também vai capacitar e assessorar Organizações da Sociedade Civil para elaboração de projetos sociais e captação de recursos, transformando Salvador na capital brasileira com maior número de voluntários. O projeto é voltado para as áreas de apoio a mulheres; educação; esporte; saúde; arrecadação de donativos; dependentes químicos; consumo consciente; crianças e jovens; cultura e arte; pessoas em situação de rua; pessoas com câncer; pessoas com deficiência; idosos; proteção animal; e meio ambiente.

A proposta é que o voluntário atue como um empreendedor social. Serão trabalhados temas como consciência, ética, cidadania, mobilização, engajamento social, participação democrática, entre outros. Os cidadãos, igrejas, empresas e organizações sociais serão mobilizados para criação da Rede de Voluntariado. O projeto prevê ainda um selo de reconhecimento aos voluntários com notória participação, bem como para a instituição voluntária com melhores práticas.

Rua do Bem – Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de formatura dos 22 assistidos pelo projeto Rua do Bem, uma das atividades do projeto Salvador Capital Voluntária. Primeira oportunidade de muitos ingressarem no mercado de trabalho, o Rua do Bem envolveu pessoas em situação de rua e assistidas nas unidades de acolhimento institucional.

Esta semana, foram encerradas as primeiras turmas dos cursos oferecidos de formação em cabeleireiro, barbeiro, técnico em informática e manutenção de micro, artesanato e música. As aulas foram realizadas com parceria dos Agentes de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (ADCAEB).

Um dos formandos, a concluinte do curso de cabeleireiro, Lavínia Teixeira, 20 anos e residente na Unidade de Acolhimento Institucional de Itapuã, relatou que a participação do projeto Rua do Bem vai transformar a vida dela para melhor. “Minha vida sempre foi muito sofrida, desde pequena moro na rua. Meu sonho agora é conseguir minha casa através do trabalho. E quem sonha sempre alcança.”

Outras iniciativas – Entre as iniciativas do projeto Salvador Capital Voluntária está o selo “Sou do Bem”, que tem o objetivo de reconhecer e destacar as pessoas e organizações que dedicam tempo, talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade. Será concedido certificado voluntário para entes e entidades, de acordo com o estabelecido na Lei do Voluntariado, não só respeitando a ação de formação de voluntariado, mas também o exercício da atividade voluntária.

Há, ainda, a ação “Cuidados Pessoais e Qualidade de Vida”, realizada em parceria com a Brasil Nutrição e a Associação Baiana de Salões de Beleza e Estética (Abasbe). A iniciativa já beneficiou cerca de 300 pessoas dos Centros Pop e Unidade de Acolhimento Institucional, com o objetivo de fazer o resgate da autoestima através da oferta de serviços de design de sobrancelhas, maquiagem, corte e hidratação de cabelos, manicure, penteados e barbeiro, assim como distribuição de kits para manutenção dos hábitos saudáveis de higiene.

Através do projeto de “Reabilitação Ocular”, desenvolvido em parceria com a Clínica Pró Oftalmo, é realizada a oferta de exames de acuidade visual; tonometria, que afere a pressão ocular; e de campo visual. Aqueles que apresentarem resultados insatisfatórios nos exames são encaminhados para consulta oftalmológica na clínica. Se diagnosticados com glaucoma, os assistidos recebem colírio para o tratamento durante três meses e, se precisarem de lentes corretivas, recebem a receita gratuitamente.

Por meio do programa de microcrédito Crediamigo, o Banco do Nordeste estabeleceu parceria para realização do "Família Empreendedora", que visa estimular iniciativas empreendedoras por parte dos inscritos no Cadastro Único e assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Empreendedores informais e de baixa renda da capital baiana terão acesso a um programa de microcrédito, cujos valores disponíveis vão de R$ 100 a R$ 15 mil. A medida atenderá a moradores de comunidades carentes e que não dispõem de outras formas de alavancar o próprio negócio.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,349,Brasil,427,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,24,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Projeto pretende atrair 10 mil voluntários até 2020 em Salvado
Projeto pretende atrair 10 mil voluntários até 2020 em Salvado
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/projeto-pretende-atrair-10-mil.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/projeto-pretende-atrair-10-mil.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy