Velejadores de regata internacional deixam a França com destino a Salvador

 

Os ventos de outono no hemisfério norte são responsáveis por impulsionar as velas das 38 embarcações que iniciam, neste domingo (5), a travessia do Atlântico, a partir da cidade de Le Havre, na França. A meta dos velejadores que participam da 13ª edição da regata Transat Jacques Vabre (TJV) é alcançar a Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, a partir do dia 12 de novembro, após cumprir um percurso de 4.350 milhas náuticas - equivalente a 8.056 quilômetros terrestres.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 450 turistas internacionais visitarão Salvador motivados pela regata, durante um período médio de permanência de 15 dias na cidade. A TJV vai gerar um movimento econômico de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Muitos familiares e amigos dos velejadores, além de patrocinadores, jornalistas e amantes do esporte virão à capital baiana para vivenciar a chegada nos barcos. Tudo isso movimentará todos os setores do turismo de Salvador. Estamos honrados em receber a Transat Jacqus Vabre novamente”, pontua o titular da Secult, Claudio Tinoco.

A competição revive a antiga "Rota do Café", quando navegadores de diversas partes do planeta deixavam o porto europeu rumo a algum país cafeicultor das Américas. O desfile de cores das embarcações contribui para a celebração dos 516 anos da Baía, originalmente chamada pelos índios tupinambás de Kirimurê, que significa "grande mar interior", e que foi apresentada ao Velho Mundo no dia 1º de novembro de 1501 - Dia de Todos os Santos -, pelo navegador florentino Américo Vespúcio. Salvador já foi escolhida como destino final da regata nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007, e volta a receber a honraria após dez anos.

Cultura e diversão - Entre 12 e 24 de novembro, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secult, vai recepcionar a chegada dos velejadores, equipes, jornalistas e envolverá o público baiano na Vila da Regata, com shows musicais, manifestações culturais, de gastronomia e receptivo.

A Vila da Regata vai funcionar das 17h às 22h de segundas às sextas-feiras e das 12h às 22h aos sábados e domingos. O espaço, que será aberto ao público, vai possibilitar que as pessoas interajam com os velejadores e se divirtam com as atrações artísticas.

Participantes - Participam desta edição do torneio velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã. As disputas ocorrem nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Representando a Bahia, o piloto Leonardo Chicourel participará da disputa com o barco “Mussulo 40 Team Angola Cables”, na categoria Class 40.

Economia náutica e turismo - A Prefeitura, reconhecendo o potencial da Baía de Todos-os-Santos, criou o Comitê de Economia Náutica de Salvador, através do decreto n° 28.231/2016, do prefeito ACM Neto, com o objetivo de desenvolver ações para melhorar a infraestrutura e os serviços, qualificar os profissionais e empresas e atrair eventos nacionais e internacionais para a capital baiana.

A retomada da regata Transat Jacques Vabre, após dez anos, é consequência dessa articulação da Prefeitura iniciada com a promoção do primeiro Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento da Economia Náutica, realizado em novembro de 2016, no Yacht Clube da Bahia, quando os participantes abordaram assuntos como a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Náutica de Salvador; Políticas públicas voltadas para o segmento náutico; e Mercado Náutico Brasileiro. Neste ano, o evento vai ser realizado a partir do dia 29 de novembro.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,350,Brasil,427,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,25,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Velejadores de regata internacional deixam a França com destino a Salvador
Velejadores de regata internacional deixam a França com destino a Salvador
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/REGA.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/11/velejadores-de-regata-internacional_9.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/11/velejadores-de-regata-internacional_9.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy