Ascensores transportaram quase 7 milhões de usuários em Salvador desde 2013


Nos últimos quatro anos, os quatro ascensores responsáveis pelo transporte entre as cidades Baixa e Alta de Salvador - Elevador Lacerda e planos Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar - já conduziram 6,7 milhões de usuários. Além do traslado, os equipamentos administrados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), agregam também a função de oxigenar o comércio nestes dois pontos.

"A dupla funcionalidade está bem definida: os planos e o Elevador Lacerda se tornaram mais que pontos de acesso turístico. Hoje, eles fazem fluir o tráfego de pessoas de um ponto a outro, economizando em até 30 minutos o tempo de deslocamento de turistas e de soteropolitanos que utilizam os equipamentos para trabalho e lazer, dentre outras inúmeras utilidades", destaca o titular da Semob, Fábio Mota.

Para o gestor, ao longo do tempo a população soube adaptar o uso dos equipamentos ao seu próprio modo de vida. "O Plano Inclinado Liberdade/Calçada atende bem àqueles que buscam produtos mais em conta nas feiras livres ou comerciantes na região da Cidade Baixa, tornando o comércio local mais movimentado. Já o Elevador Lacerda tem uma função mais turística, apesar de ser bastante utilizado por estudantes, ciclistas e trabalhadores durante todo o dia. Da mesma forma, os planos Pilar e Gonçalves são responsáveis pela ativação do comércio no entorno, possibilitando que moradores e profissionais que atuam nas proximidades possam realizar um deslocamento mais rápido e mais barato, já que o acesso custa R$ 0,15", conclui Mota.

"Esses equipamentos são indispensáveis à mobilidade do soteropolitano e facilitam o acesso da população que precisa trafegar entre os dois níveis da cidade, que cresceu paralela à praia e se esqueceu, em muitos pontos, dos acessos perpendiculares à orla. Entretanto, a cidade precisa de novos ascensores em outros pontos da capital, visto que seriam de grande valia à acessibilidade em locais elevados como Cabula, Brotas e São Caetano, por exemplo. Dessa forma, facilita-se ainda a comunicação entre os principais pontos de concentração da população", explica o arquiteto Ernesto de Carvalho, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA).

Números – Com registro de cerca de 10 mil passageiros por dia, o Plano Inclinado Gonçalves opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, sendo um dos mais importantes meios de ligação entre a Praça da Sé e o Comércio. O equipamento esteve fora de funcionamento por dois anos e oito meses, por conta de uma reforma geral, com obras de infraestrutura e troca de maquinário. A reforma teve investimento de R$ 1,4 milhão.

Totalmente modernizado em 2014, o Plano Inclinado Liberdade/Calçada ficou paralisado por dois anos e meio devido ao desgaste e ações de vandalismo. Cerca de 10 mil passageiros usam o plano diariamente, entre 6h e 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 6h às 18h.

Reformado em 2015, o Plano Inclinado do Pilar responde pelo traslado de aproximadamente 600 usuários diariamente, ligando a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Construído em 1897, o equipamento contou com a modernização dos sistemas de motores, implantação de sistema de segurança com limitador de velocidade, dispositivo anticapotamento, freios de emergência dos bondinhos e conserto do elevador para deficiente, facilitando o acesso aos bondes.

Um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda liga a Praça Cairu, no Comércio, à Praça Municipal, e transporta diariamente cerca de 15 mil pessoas. O funcionamento é de 6h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 22h, aos sábados e domingos.



COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ascensores transportaram quase 7 milhões de usuários em Salvador desde 2013
Ascensores transportaram quase 7 milhões de usuários em Salvador desde 2013
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/ELEVADOR.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/12/ascensores-transportaram-quase-7.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/12/ascensores-transportaram-quase-7.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy