Circuito do Festival da Virada terá mototaxistas regulamentados


O Festival da Virada, que acontecerá na Boca do Rio a partir do dia 28 deste mês até 1º de janeiro de 2018, contará com um reforço na área de mobilidade durante todo o período de festa. Isso porque, pela primeira vez na história da cidade, o réveillon terá mototaxistas regularizados pela Prefeitura para o serviço do transporte de passageiros. Antes de receberem autorização para circularem no evento, cerca de 700 condutores passarão por uma etapa de vistoria nos veículos e nos equipamentos de segurança (capacete, colete, blusa), até 18 de dezembro, na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Coatae), no Vale dos Barris.

Quem for aprovado no procedimento receberá alvará a partir do dia 20 e estará habilitado para trabalhar em três pontos credenciados no réveillon, todos localizados na Avenida Otávio Mangabeira: um dos pontos será montado no acesso ao Centro de Convenções; outro na Praça Osório Villas Boas, antiga sede do Bahia, no sentido Itapuã; e mais um em frente ao Restaurante Yemanjá.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, as três áreas serão identificadas com cones, e só trabalharão nelas mototaxistas autorizados pelo município. “Os credenciados terão acesso à festa por meio de pontos específicos e vias exclusivas. Isso é um fato novo. Ano passado conseguimos ordenar melhor a questão, mas não tínhamos como separar o joio do trigo. Não sabíamos quem estava regular e irregular”, revela o gestor.

Mota acrescenta que a regularização da atividade de mototaxistas dá mais segurança aos passageiros. “O cidadão vai saber que aquela moto passou por vistoria, que o condutor é credenciado, que entregou antecedentes criminais, toda a documentação requisitada, apólice de seguros.” O circuito do Festival da Virada contará com cerca de 150 agentes de fiscalização para coibir a ação do transporte ilegal. Até o preenchimento do número total das 2.938 vagas disponibilizadas para a atividade de transporte por motocicleta na capital, os passageiros deverão negociar o valor da corrida com o condutor do veículo.

Para o presidente da Associação dos Motociclistas (Asmop), Adailton Couto, a regulamentação da categoria representa um marco na mobilidade urbana. “É uma vitória! Só pagamos apenas R$ 39,82 ao município pelo valor da vistoria, ou seja, as portas estão abertas para quem quer obter o alvará. Essa gestão foi a única compromissada com os trabalhadores da área”, elogia.

Vagas – Pouco mais de mil mototaxistas entregaram a documentação necessária para o credenciamento da atividade junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), no final de outubro. Ao todo, foram disponibilizadas 2.938 autorizações para a exploração do serviço de transporte. Como foram preenchidas apenas 700 vagas, a Semob abrirá nova etapa de credenciamento até o início de 2018. “Esperamos fazer isso antes do Carnaval, mas isso tem que ser em acordo com o Detran, que disponibiliza o curso de mototaxistas gratuito. A capacitação é uma exigência legal.”

Etapas – Vários processos antecederam a regulamentação para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas na cidade. A Semob formou uma comissão que visitou cidades e capitais brasileiras onde a modalidade já estava regularizada, a exemplo de Fortaleza e Brasília. “Depois de entendermos como funcionava o sistema lá, tivemos várias audiências públicas na Semob e no Ministério Público, reuniões com entidades representantes do mototaxistas, sindicatos, associações, e abrimos a minuta do edital que confeccionamos para consulta pública. Todo esse processo durou um ano e oito meses”, explica Fábio Mota.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,348,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,23,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Circuito do Festival da Virada terá mototaxistas regulamentados
Circuito do Festival da Virada terá mototaxistas regulamentados
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/05_12_2017_Vistoria-dos-Mototaxistas_SEMOB_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-9.JPG
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/12/circuito-do-festival-da-virada-tera.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/12/circuito-do-festival-da-virada-tera.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy