Eleitor rejeita mais fantasias e espera ordem no Buriti


Foto/Arquivo Notibras
Kleber Ferriche

Apelidada de a Dama de Ferro, Margaret Thatcher foi primeira-ministra do governo britânico por mais de uma década (de 1979 a 1990). Polêmica, combativa e combatida – sobreviveu a uma tentativa de morte – e autora de pérolas de fundo imperialista que são creditadas a ela. Dizem que a governante do Reino Unido afirmava: “Quando há consenso é porque não existe liderança”. É o tal do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, na acepção verde e amarela do intolerante ditado.

Análises conceituais à parte, até pelo motivo de sua origem ser a terra dos Beatles que tem uma constituição de costumes, muitos brasileiros entendem que para governar bem é preciso ter “comando”. Essa foi a resposta de quase 60% dos leitores na última enquete de Notibras, que somados a outros 20% que votaram em “austeridade”, como predicados exigidos do próximo governador do Distrito Federal, revelam a sensação de que o GDF está ao Deus dará.

Pode ser que sim, pode ser que não, mas o sentimento dos contribuintes candangos é esse: alguém precisa por ordem na casa. Uma análise mais cuidadosa aponta para velhos hábitos que foram consagrados como desculpa esfarrapada para não fazer nada.


Um deles é a instalação de comissões para resolver problemas, a maior parte deles criada pelo próprio governo. O argumento vem travestido de uma forma democrática de encontrar soluções para todas as mazelas. Pega bem o discurso e é uma forma de ganhar tempo e adiar soluções. Como se o relógio fosse inexistente no pulso dos governantes e o tempo um fator sem impacto no dia a dia dos eleitores.

Mas o castigo não tarda. Quando 76% da população consideram o governo desprovido de comando e austeridade, então o Executivo atual abre uma ferida institucional de difícil cicatrização. De forma ainda mais subliminar, provavelmente inconsciente, o GDF está próximo de estabelecer a anarquia como forma de gerenciar suas obrigações. Parece ser essa a sensação que está no ar.

O secretariado e seus comandados, como em uma estrofe, repetem em entrevistas que a solução será encontrada após a instalação de comissões. Ninguém crê nisso mais, ainda que em alguns casos um grupo de trabalho seja necessário. Mas a sua criação deve ser antecipada ao agravamento dos problemas e não depois, como sempre acontece.

O cidadão não quer saber de administrar a coisa pública, não vai comparecer a audiências abertas depois que elas passaram a ser outro engodo, afastadas de sua função original. O eleitor quer resultado, quer a verdade dos fatos, quer ação. Quer comando! E acredita que hoje é exatamente o que não existe no GDF.

Contrariando parte do que teria dito Thatcher, a liderança autêntica é uma vocação e deve ser conquistada, não imposta. Nas organizações do mundo moderno só aquelas que têm um C.O. que manda fazer e acontecer têm sucesso. Ainda que o C.O. deixe a sensação de que as decisões são compartilhadas entre seus comandados.

Talvez seja necessária uma boa dose de coragem para assumir riscos e erros. Coisa que só líderes são capazes de fazer. Quando o eleitor dá a senha do seu cartão – não existe mais cheque em branco – ele já revelou o seu desejo de ver o seu eleito tomar decisões. Entregou a ele a máquina, a cadeira e o cofre.

Se o governante terceiriza suas obrigações e seu discurso negativista é repetitivo, suas comissões inúteis são frequentes e os problemas da população são crescentes, então ele faz entender que não manda em nada. Está mais para Elizabeth II do que para Margaret Thatcher.

Ao que parece, o brasileiro gosta, sim, de um certo folclore. Mas está restrito ao Carnaval.

Fonte: http://ift.tt/2k1lLiQ


from Ebahia News http://ift.tt/2ku1y9f

COMMENTS

Nome

Bahia,331,Brasil,414,Camaçari,1,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,18,des,1,Destaque,837,Economia,34,Educacao,10,Elizeu Rosa,16,Entretenimento,56,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,75,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1145,Politica,530,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,373,Saúde,11,Segurança Pública,2,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Eleitor rejeita mais fantasias e espera ordem no Buriti
Eleitor rejeita mais fantasias e espera ordem no Buriti
http://ift.tt/2jlUQyG
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/12/eleitor-rejeita-mais-fantasias-e-espera.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/12/eleitor-rejeita-mais-fantasias-e-espera.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy