União Europeia concorda em criar uma cooperação militar permanente

Alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica MogheriniEPA/Andrej Cukic/

Vinte e cinco dos 28 países da União Européia (UE) concordaram hoje (11), pela primeira vez na história do bloco, em manter uma cooperação militar permanente, de acordo com um pacto alcançado em Bruxelas durante uma reunião de seus ministros de Relações Exteriores. A informação é da agência de notícias alemã DPA.

O objetivo é que esta cooperação, que começará com 17 projetos concretos, estabeleça os alicerces de uma futura união de defesa europeia, com a qual os países da UE esperam alcançar uma maior independência dos Estados Unidos em assuntos militares.

É uma “decisão histórica", de acordo com a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini. Já a chanceler alemã, Angela Merkel, descreveu a nova cooperação como um "grande passo" que fortalece a capacidade de ação da UE. A Alemanha já prometeu cooperar intensamente com o projeto.

Alguns desses projetos serão o estabelecimento de um comando sanitário e de plataformas logísticas, bem como um centro de treinamento para formação militar. Também se quer melhorar a vigilância do espaço marítimo e desenvolver protótipos de veículos de infantaria. Outro objetivo, fundamental para a França, é que a UE possa enviar mais rapidamente tropas para outros países em casos de crise.

Participação voluntária
A participação na chamada Cooperação Estruturada Permanente (ou Pesco, na sigla em inglês) é voluntária para os 28 membros da UE. Além do Reino Unido, que em breve deixará o bloco, apenas Malta e Dinamarca decidiram ficar fora do acordo.

Tradicionalmente, a Dinamarca não participa na política de defesa e segurança comum da UE. Jáo a Malta parece que não estava disposta a cumprir os critérios de participação no Pesco, que incluem um aumento regular nas despesas de defesa.

A possibilidade de criar uma cooperação militar permanente entre os países da UE foi incluída no Tratado de Lisboa de 2009. Até agora, não havia sido possível sua implantação principalmente devido à oposição do Reino Unido.

"A Bela Adormecida do Tratado de Lisboa foi despertada. A Europa não pode e não deve terceirizar sua segurança e defesa"", destacou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Fonte: Agência Brasil


from Ebahia News http://ift.tt/2koQmqL

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: União Europeia concorda em criar uma cooperação militar permanente
União Europeia concorda em criar uma cooperação militar permanente
http://ift.tt/2kqIyoq
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2017/12/uniao-europeia-concorda-em-criar-uma.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2017/12/uniao-europeia-concorda-em-criar-uma.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy