ALBA firma convênio com a Associação de Amigos do Autista da Bahia


A assinatura do convênio firmado entre a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), realizada na manhã desta quarta-feira (24), na sede da instituição em Pituaçu, reafirma o compromisso social da gestão do presidente da ALBA, Angelo Coronel (PSD), que desde fevereiro de 2017 vem trazendo a humanização para o legislativo baiano, a partir da criação do instituto Assembleia de Carinho.
Com este, já são oito contratos firmados entre o Legislativo Estadual e instituições filantrópicas que prestam relevante serviço social à população baiana.
Acompanhado pela coordenadora do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel e representantes da entidade, Coronel ressaltou o importante papel do poder público no auxílio a essas instituições. “Espero que sirva de exemplo para outros Poderes, que também contribuam com entidades como a AMA, que realmente trabalha em prol daqueles que mais precisam de apoio. A gente se sente feliz, satisfeito em assinar esse convênio capitaneado por Eleusa do Assembleia de Carinho e amigos como o comunicador Zé Eduardo e eu como presidente da ALBA, não poderia jamais me furtar a essa demanda. Afinal, quem gosta de gente tem que saber cuidar de gente”, afirmou o presidente.
A Associação de Amigos do Autista da Bahia possui sede em Salvador e em mais sete municípios do interior baiano. A organização, que não possui fins lucrativos, realiza atendimento pedagógico propiciando saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade às pessoas autistas.
Com 14 anos de funcionamento, a equipe da AMA conta com dois coordenadores, uma assistente social, duas funcionárias de limpeza e 42 professores, cedidos pela rede municipal e estadual. Atualmente, 208 pessoas são assistidas pela entidade, com os mais variados aspectos do autismo e quase 600 pessoas aguardam vaga.
“A gente sempre precisa de pessoas que possam somar ao nosso trabalho e mobilizar a sociedade para que a gente possa dar a essas crianças e adolescentes uma condição melhor para tratamento. Esse recurso que vai chegar pra gente através do Assembleia de Carinho, vai nos ajudar muito com a manutenção da instituição, pois nosso custo mensal é de mais de R$20 mil”, explicou a presidente da AMA, Rita Valéria.
Ela esclareceu que o sistema do AMA-BA é de Atendimento Educacional Especializado (AEE), durante o contra turno da escola, para as crianças que estão na rede estadual e municipal de ensino. Elas frenquentam a instituição duas vezes por semana. Todos são atendidos com o objetivo de reforçar toda a condição pedagógica e psicopedagógica, para dar uma melhor qualidade de vida e para que eles possam ser melhor inseridos na escola regular. “Atendemos crianças de dois anos a adultos de 33 anos de idade. Não existe prazo, pois as pessoas ficam por prazo indeterminado, até que possa haver a possibilidade de ceder a vaga a outra pessoa que necessite, explicou”.
Um misto de satisfação e gratidão resumem as palavras da presidente do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. “Fiquei muito feliz em ver as melhorias que foram feitas nessa sede por enquanto temporária e com fé em Deus vamos conseguir mais ajuda para que a gente possa construir a sede própria, que vai fazer com que mais pessoas possam usufruir do trabalho da AMA. Temos de agradecer a Deus e ao nosso presidente que teve a sensibilidade de nos ajudar nesse caminho do bem. Continuem contando com a gente”, salientou.

Sede própria
De acordo com Leonardo Martinez, diretor de relações institucionais da entidade, na Bahia existem cerca de 100 mil autistas e a AMA-BA é a única Organização da Sociedade Civil de Interesse Público do Estado, que atende exclusivamente autistas. A batalha agora é para conseguir construir a sede própria da entidade, que já possui um terreno cedido pela prefeitura de Salvador.
“Essa sede é um sonho da causa do Autismo na Bahia, que vai dar condições da gente ampliar o número de atendimentos que a AMA faz. A gente pretende fazer uma sede com residência terapêutica, a primeira do Norte/Nordeste, para acolher essas crianças e jovens que venham de outros locais do estado para que seja feita a avaliação e encaminhamento ao atendimento adequado.
Leonardo disse ainda, que todo material gráfico e de comunicação da AMA estão sendo reformulados para o lançamento da campanha oficial de arrecadação para construção da sede própria, que deve ocorrer daqui a 30 dias. Ele agradeceu o apoio da ALBA e salientou a importância do convênio firmado com o legislativo baiano.
“Essa gestão da ALBA tem se mostrado sensível a nossa causa, começando com os servidores que fizeram uma importante doação através do projeto Solidariedade e hoje estamos firmando esse convênio que vai nos auxiliar bastante, com recursos para contribuir com a manutenção e materiais, para que a gente possa dar um atendimento de mais qualidade a todos”, declarou Leonardo.


Gratidão
Marivaldo Pereira, de 48 anos é padrasto de Yoshiaki Kanda, um garoto autista de 15 anos, que há cinco, frequenta a AMA-BA. Ele conheceu e adotou o menino aos 9 anos e é muito grato ao trabalho realizado na instituição. “Graças a Deus a gente encontrou a AMA, porque aqui eu aprendi a cuidar dele. Antigamente ele era agressivo, não tinha condições de sair com ele na rua. Foi uma mudança de comportamento gigantesca, hoje ele convive com outras crianças e me respeita, obedece e dá carinho inclusive para o irmão mais novo”, disse .

Jaguaraci Silva, 63 anos, técnico em Tecnologia da Informação, é outro exemplo de gratidão ao trabalho dos profissionais da AMA-BA. Ele tem dois filhos autistas, um de 9 anos e outro de cinco. Ele conta a principal mudança no comportamento dos meninos desde que começaram o tratamento na entidade. “Foi uma mudança intelectual, de coordenação motora. Hoje eles já conseguem se comunicar e conviver com outras pessoas e isso é uma vitória para nós”.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: ALBA firma convênio com a Associação de Amigos do Autista da Bahia
ALBA firma convênio com a Associação de Amigos do Autista da Bahia
http://www.al.ba.gov.br/imagensAlbanet/imgNoticia/28565-923526-2018-01-24-15-16-01.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/01/alba-firma-convenio-com-associacao-de.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/01/alba-firma-convenio-com-associacao-de.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy