Salvador recebe lançamento de projeto de modernização da gestão municipal

A capital baiana recebe, nesta segunda-feira (29), o lançamento do projeto Fortalecer Municípios – Bahia, que ocorre durante todo o dia no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. A iniciativa faz parte do ação de difusão do Programa de Modernização Administrativa e Tributária dos Municípios (PMAT), promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; o presidente interino da FNP e prefeito de Palmas, Carlos Amastha; e demais gestores de municípios baianos.
Além da apresentação do projeto, a programação também engloba a primeira oficina de elaboração de projetos de PMAT, dedicada exclusivamente aos municípios da Bahia. Na ocasião, foi assinado um protocolo entre a Prefeitura e o Sebrae para contribuir com a geração de emprego e renda através de ações que estimulam o desenvolvimento de pequenos negócios em Salvador. Os eixos que compõem o protocolo estão relacionados à simplificação de processos de abertura de empresas; ao ensino de educação empreendedora nas escolas municipais e a capacitação de empreendedores na cidade – todas elas previstas no megaprograma municipal Salvador 360, eixos Simplifica e Inclusão Econômica.   
Em Salvador, uma das ações já em desenvolvimento é o novo datacenter municipal, adquirido com recursos do PMAT e processo de licitação coordenado pela Companhia Eletrônica de Salvador (Cogel). Também integrante do Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, a ação vai aumentar a capacidade de armazenamento de dados e dar mais segurança aos dados e sistemas computacionais do Município.
Em discurso, o prefeito ACM Neto lembrou que a capital baiana precisou fazer o trabalho de organização das contas e equilíbrio fiscal para, após 12 anos, conseguir contratar empréstimo inclusive com fontes internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). Ele relatou que a prioridade sempre foi para o ingresso no PMAT, assinado em 2015 e que tem permitido a modernização de uma série de órgãos, principalmente nas áreas fazendária, planejamento e gestão e procuradoria municipal.
“O recurso do PMAT desonera a Prefeitura de utilizar recursos do tesouro municipal, além de permitir mais velocidade na contratação de soluções para a modernização da gestão”, salientou. O prefeito de Salvador pontuou também que o conceito de produtividade deve ser melhor trabalhado na administração pública e que a iniciativa do Fortalecer Municípios é extremamente importante, principalmente para os municípios menores, devido a um cenário de recursos cada vez mais escassos.
Funcionamento – Implementado em 2016, o Fortalecer Municípios é fruto de um acordo de cooperação entre FNP, Sebrae Bahia e financiamento da União Europeia, durante a 72ª Reunião Geral da entidade. O projeto também possui apoio da Caixa Econômica Federal e parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). A prioridade é para os municípios baianos que integram o g100, grupo de cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica. Já é aplicado em 40 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Com foco na modalidade PMAT Automático (para projetos e financiamentos de até R$ 20 milhões), o Fortalecer Municípios oferece apoio, assistência e capacitação na elaboração e desenvolvimento de projetos de modernização administrativa, aumento da arrecadação e desburocratização para abertura de empresas. Para garantir a aprovação, a iniciativa volta a atenção a projetos de georreferenciamento, Central de Atendimento e Sala do Empreendedor, modernização da estrutura da dívida ativa, Rede de Fibra Ótica conectando os prédios públicos, modernização da estrutura de Tecnologia de Informação e aquisição de computadores.

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Salvador recebe lançamento de projeto de modernização da gestão municipal
Salvador recebe lançamento de projeto de modernização da gestão municipal
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/fortalecimentojan.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/01/salvador-recebe-lancamento-de-projeto.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/01/salvador-recebe-lancamento-de-projeto.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy