Subúrbio 360 : muito além da educação em tempo integral


Subúrbio 360 dá um passo adiante quando o assunto é ensino e aprendizado

Imagina um lugar onde, no contraturno das aulas, é possível aprender brincando e utilizando ferramentas tecnológicas de ponta. Onde as crianças podem participar de oficinas de teatro e artes em geral, de diversas modalidades esportivas (do futsal ao karatê), de laboratórios de informática e até se aventurar no universo da comunicação tendo à disposição um estúdio de rádio com transmissão ao vivo pela internet.  Tudo isso com segurança, em uma estrutura multiuso com 10 mil metros quadrados de área construída, refeição, lanche e banho. Esse lugar existe, e não é uma escola privada. Trata-se do Subúrbio 360, um equipamento 100% público e gratuito inaugurado hoje (26) pela Prefeitura em Coutos, na Rua da Paz, no Subúrbio Ferroviário.
Situado numa região onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, o Subúrbio 360, fruto de um investimento de R$30 milhões do município, está dividido em cinco módulos multiuso. No total, são 11 salas, sendo quatro para aulas da Escola Laboratório (Escolab), quatro para práticas esportivas e de dança e outras três para Centro Especial de Reabilitação (CER), que começa a funcionar em abril, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O equipamento conta ainda com duas quadras poliesportivas cobertas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltara para as mães dos alunos), além de refeitório, elevador e rampas para acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativas.
O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das pastas de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Matos (FGM). Entram também como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Funcionamento – Cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar mensalmente a estrutura do Subúrbio 360, a maior parte crianças.  Desse total, 550 possuem entre 6 e 12 anos e vão estudar de segunda a sexta nas 22 turmas da Escolab (11 pela manhã e 11 pela tarde), das 8h às 17h. Essa é a terceira Escolab inaugurada pela Prefeitura, oferecendo, em parceria com o Google e a SmartLab, atividades educativas com a utilização de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo com o uso de tablets e até impressoras tridimensionais.
Esses 550 alunos frequentam a escola normal pela manhã ou pela tarde e, no contraturno, se dirigem à Escolab. Assim, têm educação em tempo integral e com acompanhamento pedagógico, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo Subúrbio 360. Isso com direito a refeição, lanche e até banho para ir à escola ou quando chegarem à Escolab. Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 está priorizando aqueles alunos que são das escolas municipais Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos, pois estão próximas do empreendimento. Mas se todas as vagas não forem preenchidas, estudantes de outras unidades poderão fazer a inscrição.
Vale lembrar, no entanto, que o Subúrbio 360 é maior do que a Escolab, e está a partir de hoje aberto para todos os estudantes e comunidade em geral a partir das 17h e até nos fins de semana. As duas quadras poliesportivas, por exemplo, estão abertas à comunidade mediante solicitação. Assim como as oficinas de teatro.
Teatro para 400 pessoas com oficinas
Na parte cultural e artística, o Subúrbio 360 conta com a realização de diversas oficinas do projeto Boca de Brasa, disponibilizadas para os alunos e para a comunidade local nos finais de semana, com início nas sextas-feiras e encerramento aos domingos. A estrutura conta com um teatro equipado com som e luz, 400 lugares na plateia e camarins. O mesmo teatro vira auditório, quando necessário. Além disso, duas salas serão utilizadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.
Grupos locais ocuparão o espaço e disponibilizarão aulas de audiovisual, produção cultural, dança de rua e teatro. A programação completa está sendo definida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Após o período de laboratório, os alunos apresentarão tudo que aprenderam no palco do teatro ou em espaços abertos do Subúrbio 360, oportunidade em que poderão mostrar o desempenho pessoal e do grupo para diversas pessoas. Além disso, o equipamento estará à disposição de toda a cidade para apresentações de outros grupos de fora do Subúrbio 360.
Hoje, dia da inauguração do Subúrbio 360, o Boca de Brasa deu uma amostra do que será desenvolvido no local aos fins de semana. Durante toda o dia, dez intervenções levaram cultura e arte para o público presente. O público participou ainda de uma Oficina de Grafite e da exposição Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, composta por discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos, porcelanas antigas, quadros e esculturas, dentre outros objetos.
APAE terá Centro de Reabilitação
Inovação, arte, cultura, esporte e educação fazem parte do Subúrbio 360, mas há ainda espaço para oferta de serviços de saúde, com a instalação de um Centro Especial de Reabilitação (CER). O espaço, que faz parte das atividades da Associação de Pais e


Amigos dos Excepcionais (APAE), será um equipamento de saúde integrado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que foi instituída pela Portaria nº 793/GM/MS, de 24 de abril de 2012. Serão atendidos 400 jovens com deficiências - física e intelectual - por mês e o centro deverá começar a funcionar em abril.
Serão atendidos jovens com sequelas de traumas e de acidente vascular encefálico; lesão medular; amputações; traumatismo cranioencefálico; doenças neuromusculares; paralisia cerebral; síndromes genéticas que comprometam o aparelho locomotor; mielomeningocele; malformações congênitas; paralisia infantil; e neuropatias. A estrutura será adaptada também atendimentos a pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e Transtornos do Espectro Autista.
O objetivo é ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de reabilitação no âmbito do SUS, cobrindo o vazio assistencial na região do Subúrbio. O CER terá quatro salas. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, em horário administrativo, com capacidade para 200 pessoas com deficiência física e outras 200 com deficiência intelectual e autismo. A estrutura passará por uma ampla reforma para adaptá-la às necessidades do serviço e pacientes.
A meta é ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde e também educação de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiências temporárias ou permanentes (adultos e crianças). As atividades serão desempenhadas para promover o desenvolvimento de habilidades funcionais (física e intelectual) das pessoas com deficiência e autismo para promover sua autonomia e independência. O projeto prevê ainda a articulação juntos às escolas para que estes jovens tenham inserção nas instituições de ensino.
Também haverá dispensação de órtese e prótese, cadeiras de rodas infantil e adulto, cadeira de banho, bengalas, coletes, muletas, bolsa de colostomia (coletora de fezes), dentre outros. O diagnóstico, avaliação, orientação e a estimulação precoce dos usuários será de responsabilidade de uma equipe multiprofissional composta por Neurologista, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros.
A equipe do CER, em conjunto com o usuário, familiares e acompanhantes, desenvolverá ações de reabilitação de maior ou menor intensidade e frequência, conforme a necessidade de cada caso. O atendimento pode ser individual, em grupo e em oficinas terapêuticas. Busca-se também a estimulação precoce de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, almejando intervir o mais cedo possível na aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e sociais.
Aulas profissionalizantes de gastronomia
O Subúrbio 360 contará com um projeto inédito: uma cozinha industrial para capacitar mulheres em cursos profissionalizantes gratuitos de confeitaria e gastronomia. As aulas serão oferecidas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA).
O diferencial do projeto é que ele atenderá às mães dos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica, matriculados no local no contraturno às aulas normais. Todo o alimento produzido durante os cursos serão utilizados para a merenda dos alunos. Ao todo, serão atendidas 22 pessoas por curso, nos turnos matutino e vespertino. A capacitação será oferecida para mulheres com idade superior a 18 anos, sendo que o ideal é que sejam pessoas das comunidades do entorno. Fruto de parceria com o Senai, cujo contrato tem validade de um ano, os cursos disponibilizados serão de produção de salgados e folhados, panificação básica, confeitaria básica e pães especiais de massa doce ou salgada. As aulas terão início no dia 20 de fevereiro. Ao final, será entregue um certificado e, com o aprendizado do curso, as aprovadas poderão abrir o próprio negócio, inclusive como microempreendedoras individuais. 
Do futsal ao karatê
Futsal, basquete, handebol e voleibol. Essas são algumas das modalidades esportivas que serão disponibilizadas para os alunos do Subúrbio 360, em complemento à educação formal. No local, serão 22 turmas (11 pela manhã e 11 pela tarde), com duração de 30 minutos para cada prática esportiva, atendendo crianças com idades entre 6 e 12 anos. Toda a programação ocorrerá em duas quadras poliesportivas cobertas, com área de cerca de 520 metros quadrados cada, e dotados de traves de futsal, tabela de basquete e rede para voleibol.
A responsabilidade pelas práticas esportivas no Subúrbio 360 é da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). Entre as quadras poliesportivas há duas salas onde, em breve, serão oferecidas atividades físicas para a comunidade em geral, como karatê, capoeira, ginástica rítmica e ginástica. O cronograma das aulas está sendo preparado pela Semtel. Para os pequenos, os conteúdos programáticos foram planejados levando em consideração as faixas etárias.

Quem tem até 10 anos terá acesso a jogos com um aspecto lúdico acentuado, por se tratar do primeiro contato entre a criança e a modalidade esportiva. A partir dos 10 anos, entra em jogo o primeiro contato com as regras, mas sem nenhuma rigidez. Com idades entre 12 e 16, na fase da pré-adolescência (naquelas atividades abertas para toda a comunidade), as regras são efetivamente aplicadas.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Subúrbio 360 : muito além da educação em tempo integral
Subúrbio 360 : muito além da educação em tempo integral
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/Coutos.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/01/suburbio-360-muito-alem-da-educacao-em.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/01/suburbio-360-muito-alem-da-educacao-em.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy