Campo Grande recebe a magia dos blocos afro neste sábado (10)


Responsáveis por uma das revoluções no Carnaval de Salvador, os blocos afro levam para a avenida mais do que a mistura de cores e ritmos de inspiração africana. Eles concentram elementos definitivos para afirmação da arte, cultura e resistência negra originadas na cidade ao longo de cinco séculos. Agremiações como Ilê Aiyê, do Curuzu; Olodum e Filhos de Gandhy, do Pelourinho; Muzenza, da Liberdade; Malê Debalê, de Itapuã; e o caçula Cortejo Afro, do Conjunto Pirajá I, têm atuações que ultrapassam as fronteiras da folia, sendo importantes também para as comunidade de origem.

Neste sábado (10), ocorre um dos momentos mais esperados do Carnaval soteropolitano: a saída do Ilê, o Mais Belo dos Belos, do Terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu, de onde o bloco afro mais antigo do país inicia o desfile em direção ao Campo Grande e Avenida. Por volta das 22h, como manda a tradição, uma cerimônia religiosa em reverência aos orixás e de abertura de caminhos dá início à passagem da agremiação pelas ruas da Liberdade, esbanjando cores, movimentos e letras que exaltam o orgulho de ser negro até o Circuito Osmar (Campo Grande).

Esse ano, o Ilê tem como tema: “Mandela – A azania celebra o centenário do seu Madiba”, em homenagem a Nelson Mandela. Essa é a segunda vez, em 44 anos, que o bloco homenageia Madiba, considerado o pai da nação africana. “Com certeza o Ilê vai brilhar ainda mais esse ano”, aposta Vovô, presidente e fundador do bloco que reúne, aproximadamente, três mil associados.

O repertório, interpretado com maestria pelas vozes da Band’Aiyê, é um convite para seguir o Ilê em todo o percurso da festa. A primeira música do grupo, “Que bloco é esse”, de Paulinho Camafeu, de 1974, é uma das mais esperadas.

Malê - Horas antes, o bloco Malê Debalê desfila no Circuito Osmar (Campo Grande), por volta das 19h30, com um tema que valoriza o respeito às mulheres. "Nzinga, Jokanas e Francisca: um poder feminista" tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o respeito ao gênero feminino, com exemplos de mulheres que vão desde a Rainha de Angola, Nzinga; às índias baianas representadas pelas Pataxós, Jokanas; e à mulher de Itapuã com uma figura icônica, D. Francisquinha.

Já o bloco Muzenza, que esse ano completa 38 carnavais, passa pelo Campo Grande por volta das 20h30, com o tema "A América dos ritmos africanos", que exalta a ligação entre os dois continentes. Cerca de 2.500 pessoas vão embelezar as ruas do Centro com diversas alas, como a das baianas.

"A atuação dessas entidades é superior ao período do Carnaval, pois é clara sua inserção na cultura da Bahia, a partir de meados da década de 1970, que transcende a festa, de forma a produzir efeitos diversos, seja na folia, na comunidade de onde são oriundos e na sociedade como um todo. A importância desses blocos vai além da beleza plástica e de suas músicas. Portanto, é importante que as esferas governamentais reconheçam isso e privilegiem o Carnaval dessas associações", comenta o professor e pesquisador Paulo Miguez, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Apoio - Neste Carnaval, 39 entidades carnavalescas ligadas ao movimento afro serão apoiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Secult), com um aporte de R$ 1 milhão. As agremiações que receberam a maior parte do apoio financeiro foram Ilê Aiyê, Muzenza, Olodum, Filhos de Gandhy, Malê Debalê e Cortejo Afro.

COMMENTS

Nome

Bahia,332,Brasil,416,Camaçari,1,Cláudia Wild,1,Colunista,1,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,18,des,1,Destaque,840,Economia,34,Educacao,10,Elizeu Rosa,17,Entretenimento,57,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,533,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,378,Saúde,11,Segurança Pública,2,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Campo Grande recebe a magia dos blocos afro neste sábado (10)
Campo Grande recebe a magia dos blocos afro neste sábado (10)
https://2.bp.blogspot.com/-K0GX_tqd2u4/Wn7k1SpyKxI/AAAAAAAABhI/pVsRVpV_gkw1Th4yeSvtECmjXxJhq6S1ACLcBGAs/s320/Il%25C3%25AA_foto%2BSilvio%2BTito_Coperphoto2.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-K0GX_tqd2u4/Wn7k1SpyKxI/AAAAAAAABhI/pVsRVpV_gkw1Th4yeSvtECmjXxJhq6S1ACLcBGAs/s72-c/Il%25C3%25AA_foto%2BSilvio%2BTito_Coperphoto2.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/02/campo-grande-recebe-magia-dos-blocos.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/02/campo-grande-recebe-magia-dos-blocos.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy