Governo investe em ações de saúde para os foliões

Três postos vão realizar a testagem rápida para detecção de doenças sexualmente transmissíveis
(Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

Um investimento R$ 1,4 milhão foi feito pelo Governo do Estado para garantir o atendimento de baianos e turistas nas unidades de saúde da Bahia durante o Carnaval. Os recursos serão utilizados para realização de plantões em hospitais na capital e no interior, além da instalação de três postos de testagem rápida destinados à detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, que começam a funcionar nesta sexta-feira (9). Dois deles estão na capital - um na Avenida Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, e outro na Avenida Centenário - e o terceiro, no município de Porto Seguro (extremo sul), na Passarela do Descobrimento. 

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Maria Aparecida, aproximadamente 500 pessoas serão atendidas por dia em cada um dos postos. “Nos postos, a população poderá fazer os testes para doenças sexualmente transmissíveis e, caso o resultado seja positivo, a pessoa já sai da unidade com orientação para iniciar o tratamento”. 

Durante os dias de Carnaval também serão distribuídos dois milhões de preservativos na Bahia. A diretora da Vigilância Epidemiológica ainda explica que 200 profissionais irão trabalhar na festa para atender às demandas dos municípios baianos. “A Bahia está dividida em nove regiões de saúde, e em todas teremos uma equipe trabalhando para atender qualquer emergência de importância para a saúde pública, como por exemplo, os casos suspeitos de febre amarela ou malária. Dessa forma, garantimos as atividades de controle no estado.”

O teste rápido tem duração de aproximadamente 20 minutos e, nesse período, podem ser diagnosticadas infecções sexualmente transmissíveis. Além dos testes, as equipes formadas por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo farão aconselhamento do público e o atendimento ocorrerá das 17 a 1h. A previsão é que sejam realizados mais de cinco mil testes nos cinco dias de folia. 

Atendimento para mulheres vítimas de violência 
Jamile:." O nosso primeiro atendimento é reservado e sigiloso e contamos com uma equipe multidisciplinar".

As mulheres que sofrerem qualquer ato sexual indesejado, abusos e violência sexual contarão com serviço especializado no Hospital da Mulher e mais oito unidades de saúde da capital baiana (a lista completa está disponível no site da Sesab). No Hospital da Mulher o atendimento é voltado para mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos. Na unidade, desde o início do ano passado, foi instalado o Serviço AME, que acolhe e oferece o suporte necessário para as vítimas de violência. 

O serviço atendeu 151 mulheres em 2017. Destas, 50 eram adolescentes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, pronta para receber mulheres que compareçam ao hospital por vontade própria ou forem encaminhadas pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher, por meio de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

A coordenadora do Serviço de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Hospital da Mulher, Jamile Martins, explica que o atendimento é voltado para minimizar os traumas da violência. “A partir do momento que identificamos que a nossa paciente é uma vítima de violência sexual o caso é tratado como emergência. O nosso primeiro atendimento é reservado e sigiloso e contamos com uma equipe multidisciplinar. Temos enfermeiras, médico ginecologista, assistente social e psicólogo de plantão todos os dias”. Uma unidade móvel ficará disponível para atendimento desta quinta a terça-feira (8 a 13), no circuito Dodô, em Ondina, próximo às esculturas das gordinhas, para esclarecer dúvidas e realizar o encaminhamento para o Hospital da Mulher.

Fonte: SECOM



from Ebahia News http://ift.tt/2nM9bae

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,348,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,23,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Governo investe em ações de saúde para os foliões
Governo investe em ações de saúde para os foliões
https://2.bp.blogspot.com/-PLisvN0m2ME/WnwlHmkc3GI/AAAAAAAADnY/v59I5Qnupew-Y61pSP-0qXBC6-qsk88xACLcBGAs/s640/Saude2.JPG
https://2.bp.blogspot.com/-PLisvN0m2ME/WnwlHmkc3GI/AAAAAAAADnY/v59I5Qnupew-Y61pSP-0qXBC6-qsk88xACLcBGAs/s72-c/Saude2.JPG
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/02/governo-investe-em-acoes-de-saude-para.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/02/governo-investe-em-acoes-de-saude-para.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy