Ministro da Saúde visita obras do Hospital Municipal de Salvador

Com 95% do imóvel concluído, as obras de construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador foram apresentadas pelo prefeito ACM Neto ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (6), na Boca da Mata, região administrativa de Cajazeiras. A ação foi acompanhada pelo vice-prefeito Bruno Reis; pelos secretários da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e de Gabinete, João Roma; demais autoridades e técnicos.

Nos três pavimentos, foram verificados setores como as UTIs adulto e pediátrica, salas de triagem e observação. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já adquiriu a maior parte dos equipamentos para o serviço. O investimento de R$120 milhões na construção e equipamentos é oriundo exclusivamente dos cofres municipais.

O prefeito agradeceu a Ricardo Barros por ter aceitado o convite para visitar as obras do hospital, e afirmou que o compromisso é fazer a entrega no dia 29 de março, como um presente de aniversário para a capital baiana. “A expectativa da Prefeitura é de conseguir atender a essa área de Cajazeiras, que é uma das mais pobres e de maior densidade, mas é claro que vai ser um hospital para toda a cidade. Queremos reduzir essa demanda, que é ainda reprimida, de atendimento hospitalar da população”, afirmou o prefeito.

Solicitação – Na ocasião, também foi reforçada a solicitação para a pasta federal de auxílio com os custeios na manutenção do serviço que, para ACM Neto, resultará também em uma transformação social em Salvador. “Estamos conversando com o Ministério da Saúde e, inclusive, já foi encaminhada a solicitação ao presidente da República para ter a presença e parceria do governo federal nos recursos necessários para o funcionamento do hospital. Esta é uma obra que terá, inclusive, um impacto social na cidade”, completou o prefeito.

O ministro explicou que, inicialmente, a contribuição a ser dada é padrão no país e refere-se ao faturamento dos serviços prestados na unidade. “O hospital terá os credenciamentos e habilitações necessários e tudo o que for produzido aqui terá a remuneração federal de 50% do custo do serviço. Tenho certeza de que será oferecido aqui um serviço de altíssima qualidade. O modelo mais eficiente de gestão será implantado aqui. A contribuição de parlamentares também ajudará na sustentabilidade dessa maravilhosa obra”, destacou Barros.

O secretário Rodrigues Alves também lembrou que o hospital contará com as áreas de ensino, residência médica e internato, sendo, portanto, um equipamento que vai além da assistência de saúde, promovendo aprendizado aos futuros profissionais da área.

Estrutura – O Hospital Municipal de Salvador funcionará 24 horas por dia, com capacidade para atender urgências, integrando-se, assim, às Unidades de Pronto Atendimento Municipais (UPAs) e servindo de retaguarda para os casos mais complexos. A unidade terá ênfase em atendimentos de urgência e emergência, mas também contará com um ambulatório de egressos da unidade hospitalar para dar suporte ao atendimento. Ao todo, serão 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica.

A emergência terá ênfase em traumatologia, ortopedia e urgências clínicas. Para isso, haverá 26 leitos de observação para adultos, sete leitos de observação pediátrica e 22 poltronas para aplicação de medicamentos. A área também contará com salas de curativo, aplicação de gesso e estabilização; quatro boxes de reanimação de vida e oito leitos similares ao de terapia intensiva. O hospital receberá pacientes regulados e imediatos, seguindo o Protocolo de Manchester, que utiliza a classificação de risco por cor para o acolhimento. O ambulatório de egressos da unidade hospitalar terá consultórios de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, generalista e ortopedia e traumatologia.

Além disso, haverá Serviço Social, pré-consulta de enfermagem, centro de apoio diagnóstico, agência de transfusão sanguínea, laboratórios de análises clínicas e serviços de Bio-Imagem, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia com Doppler, eletroencefalograma, eco-cardiograma, eletroneuromiografia e radiologia digital. A concepção arquitetônica do equipamento de saúde foi planejada por acomodações de hotelaria em espaços de dois leitos, que podem ser adequados à necessidade da unidade. O hospital também contará com um heliporto no pavimento da cobertura e com uma base do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU).

Hospital Dia – A programação assistencial será complementada pelo Hospital Dia, bloco auxiliar que terá duas salas de Cirurgia Ambulatorial, 12 leitos de internação, um Centro de Vídeo-Endoscopias (com três salas de exames e oito poltronas de repouso) e uma Unidade de Atenção Domiciliar. Serão associados ao Hospital Dia um Ambulatório Cirúrgico com dois consultórios de triagem, e mais um consultório de enfermagem e um de anestesiologia, cujo objetivo é fazer o pré e pós-atendimento de pacientes cirúrgicos.

Atendimentos – Apenas na unidade de emergência, a estimativa é que sejam atendidos 1,2 mil pacientes por mês. No ambulatorial de egressos e no Hospital Dia devem ser realizadas 63 mil consultas ao mês. Outros 750 procedimentos mensais devem ser realizados no Centro de Endoscopia; 2,4 mil exames mensais no serviço de apoio diagnóstico e terapêutico; 10 mil procedimentos de apoio-diagnóstico e média complexidade. Também estima-se a realização de cerca de 500 cirurgias mensais no bloco operatório, além de 1,1 mil internações mensais – levando em conta os 210 leitos hospitalares previstos para os dois primeiros anos de funcionamento do hospital.

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ministro da Saúde visita obras do Hospital Municipal de Salvador
Ministro da Saúde visita obras do Hospital Municipal de Salvador
https://1.bp.blogspot.com/-SaGMOYtjNzM/WnpX2OUzYTI/AAAAAAAABd8/FE3iOgyjC1E6a5OJ55cPGYwsfuLHifumQCLcBGAs/s320/2018-02-06_Prefeito%2BACM%2BNeto_Vistoria%2BHospital%2BMunicipal_Foto%2BMax%2BHaack_Secom%2BPMS%2B%252826%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-SaGMOYtjNzM/WnpX2OUzYTI/AAAAAAAABd8/FE3iOgyjC1E6a5OJ55cPGYwsfuLHifumQCLcBGAs/s72-c/2018-02-06_Prefeito%2BACM%2BNeto_Vistoria%2BHospital%2BMunicipal_Foto%2BMax%2BHaack_Secom%2BPMS%2B%252826%2529.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/02/ministro-da-saude-visita-obras-do.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/02/ministro-da-saude-visita-obras-do.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy