Projeto Mais Grafite embeleza túneis da Linha Azul


Cores vibrantes de tintas em spray estão dando mais vida aos túneis da interligação entre as avenidas Pinto de Aguiar, Paralela e a nova Gal Gosta, que compõem a chamada Linha Azul. Nesta terça-feira (27), cinco artistas integrantes do Projeto Mais Grafite começaram a dar os toques finais na arte inspirada no Tropicalismo, que poderá ser conferida diariamente por milhares de passantes.

O Mais Grafite completou um ano de atividades, levando beleza às ruas da capital e também a escolas estaduais. Em 2017, 14 oficinas foram ministradas pelos grafiteiros Marcos Prisk, Júlio Costa, Questão Almada e Bigod, envolvendo mais de 1,3 mil alunos da rede pública de ensino da Bahia. A iniciativa é executada pela Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS). Além dos túneis da Linha Azul, o projeto contemplou equipamentos como a Estação Pirajá do Metrô e colunas existentes no subsolo da Estação da Lapa.

“A ideia é, justamente, marcar com o grafite as principais obras do Governo do Estado na cidade de Salvador, mostrando para a população a importância dessa arte”, destaca o coordenador do Cojuve, Jabes Soares. “O outro momento do projeto são as oficinas nas escolas estaduais, a fim de que os jovens se aproximem do grafite e pensem na arte como uma possibilidade de renda”, acrescenta.

Tintas especiais, capazes de resistir ao sol e à chuva, estão sendo aplicadas na textura chapiscada que reveste a entrada dos quatro túneis. Cores fortes e elementos que remontam ao movimento do Tropicalismo tomam conta das paredes dos equipamentos públicos, transformando o local em um verdadeiro painel a céu aberto.

“O grande desafio dessa arte foi, justamente, a tinta. A gente está usando uma técnica mista, lançando mão de sprays à base de látex, tinta de piso e até cola. Dessa forma, garantimos uma durabilidade maior, mesmo com a exposição ao tempo e a reação química com o cimento, que, naturalmente, causaria um desgaste maior das cores”, explica Questão.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Os artistas utilizam tintas especiais, capazes de resistir ao sol e à chuva
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A arte em grande escala requer, além de muita tinta, maquinário especial e equipamentos de segurança. Morador de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o grafiteiro Barata ressalta que “um grafite desse porte exige dispositivos como cinto de segurança e capacetes, uma vez que é preciso usar uma plataforma aérea, em função da altura de algumas partes a serem pintadas”. De acordo com o artista, todo o trabalho que acompanha a obra vale a pena, pois “os grafiteiros acabam tendo uma exposição maior”.

Linha Azul

Orçada em mais de R$ 647 milhões, toda a intervenção conhecida como Linha Azul consiste em um sistema viário que envolve as avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa e a ligação Pirajá-Lobato. Ela constitui um nova via transversal à Avenida Paralela, interligando a orla de Patamares/Pituaçu à orla do Subúrbio/Lobato, numa extensão de aproximadamente 12 quilômetros. No próximo sábado (3), o primeiro trecho dessa obra de mobilidade urbana será inaugurado e entregue à população pelo governador Rui Costa.
Na ocasião, será promovida uma Feira de Saúde e Cidadania na Avenida Gal Costa, que disponibilizará gratuitamente ao público serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exames preventivos de câncer de útero e mama, além de atendimento odontológico e oftalmológico.

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,348,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,23,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Projeto Mais Grafite embeleza túneis da Linha Azul
Projeto Mais Grafite embeleza túneis da Linha Azul
http://www.ba.gov.br/modules/galeria/uploads/3126/1519748252projetomaisgrafitelevacoloridodotropicalismoparanovostneisdalinhaazul_40516940101_o.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/02/projeto-mais-grafite-embeleza-tuneis-da.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/02/projeto-mais-grafite-embeleza-tuneis-da.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy