Avanços da Educação em Salvador são abordados em encontro internacional


Os avanços da Educação em Salvador nos últimos cinco anos foram abordados durante a X Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorrida no Hotel Deville Prime, em Itapuã. Estiveram presentes no evento o prefeito ACM Neto; o ministro da Educação no Brasil, Mendonça Filho; a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro; demais ministros, gestores na área de educação dos países da CPNP e autoridades locais.

A respeito de um dos principais temas discutidos no encontro – a merenda escolar – o prefeito salientou que, na capital baiana, houve nos últimos cinco anos um crescimento do desempenho educacional nas crianças, que está diretamente relacionado à merenda escolar. “A Prefeitura vem fazendo um grande esforço para reforçar o número de creches e pré-escolas e, assim, oferecer educação em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, assegurando cinco refeições diárias. Se aquela criança voltar para a cada e os pais, devido às condições de extrema pobreza, não tiverem condições de complementar a alimentação, pois o que ela recebeu na escola já é suficiente para garantir um crescimento saudável e isso reflete no aprendizado.”

ACM Neto ainda pontuou que, em 2018, 45 mil crianças foram matriculadas em creches e pré-escolas na rede municipal de ensino. A oferta de vagas mais que dobrou nos últimos cinco anos – em 2012, era de apenas 20 mil. Outros investimentos também contribuem para que a merenda escolar seja ampliada em Salvador, como as novas unidades construídas e/ou reformadas na cidade, a exemplo do Subúrbio 360, em Coutos.

O secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, relatou que Salvador tem sido vanguardista em algumas ações realizadas no quesito merenda escolar. Uma delas envolve a terceirização do serviço, que beneficia mais de 150 unidades atendidas com cinco refeições diárias. Hoje, são ofertadas mais de 265 mil refeições por dia nas 433 escolas e mais de 140 mil alunos em toda a rede municipal de ensino. “Por isso, fomos convidados pelo FNDE para sediar o evento e é importante discutirmos com os países de língua portuguesa as melhores práticas na área de merenda escolar e sair daqui com um plano definido”, completou Barral.  

O ministro Mendonça Filho lembrou que a alimentação escolar permite tratar do combate à desnutrição infantil, diminuir as taxas de evasão escolar, melhorar o aprendizado do aluno e, ainda, estimular a cadeia produtiva da agricultura familiar, mantendo o trabalhador no campo.

Comunidade – A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove estados-membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A presença e a atuação do grupo têm contribuído para a projeção internacional da língua portuguesa, para o fortalecimento institucional e político de seus membros em situação de crise ou instabilidade e para a afirmação conjunta dos interesses comuns de desses países em outros foros internacionais, além do desenvolvimento de programas de cooperação em diversas áreas.

Em 2017, Salvador também foi sede de outro evento da CPLP – a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com abertura ocorrida no Forte São Diogo, na Barra. Na ocasião, a cidade foi declarada a Capital da Cultura da CPLP.

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Avanços da Educação em Salvador são abordados em encontro internacional
Avanços da Educação em Salvador são abordados em encontro internacional
https://3.bp.blogspot.com/-3enFrwKip44/Wq2wT-iMIJI/AAAAAAAABrY/28RGug1XMuQTj3RjkSu-ulJh8eO60pGRgCLcBGAs/s320/16_03_18_Pref%2BACM%2BNeto_Reuni%25C3%25A3o%2BCPLP_foto%2BValter%2BPontes_SECOM3.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-3enFrwKip44/Wq2wT-iMIJI/AAAAAAAABrY/28RGug1XMuQTj3RjkSu-ulJh8eO60pGRgCLcBGAs/s72-c/16_03_18_Pref%2BACM%2BNeto_Reuni%25C3%25A3o%2BCPLP_foto%2BValter%2BPontes_SECOM3.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/03/avancos-da-educacao-em-salvador-sao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/03/avancos-da-educacao-em-salvador-sao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy