Dilma: série O Mecanismo, da Netflix, é “mentirosa e dissimulada”

Ex-presidente divulgou carta em seu site oficial neste domingo (25/3). Ela acusa o diretor José Padilha de disseminar informações falsas

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Neste domingo (25/3), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou, em seu site oficial, uma nota criticando o seriado da Netflix inspirado na Operação Lava-Jato: O Mecanismo. Para ela, a série é “mentirosa e dissimulada”.

“A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série ‘baseada em fatos reais’, o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula”, disparou a petista.

Ainda segundo a ex-presidente, o diretor teria inventado fatos e tornado-se “um criador de notícias falsas”. “Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar”, afirmou.

“O herói da série é a história”, diz José Padilha sobre O MecanismoDurante a crítica, Dilma cita como exemplo uma frase que, na série, é dita pelo personagem que representaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O cineasta ainda tem o desplante de usar as célebres palavras do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre ‘estancar a sangria’, na época do impeachment fraudulento, num esforço para evitar que as investigações chegassem até os golpistas. O estarrecedor é que o cineasta atribui tais declarações ao personagem que encarna o presidente Lula.”

No fim da carta, a ex-presidente afirma ser a favor da liberdade e contra apenas a “divulgação de informações falsas”. “Reitero meu respeito à liberdade de expressão e à manifestação artística. Há quem queira fazer ficção e tem todo o direito de fazê-lo. Mas é forçoso reconhecer que se trata de ficção. Caso contrário, o que se está fazendo não está baseado em fatos reais, mas em distorções reais, em fake news inventadas”, completou.

A série vem sendo criticada também pelo público, já que nomes de pessoas reais e instituição são trocados por versões ficcionais para efeito dramático. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, é chamada de Janete. E a Petrobras vira PetroBrasil.


Em entrevistas, Padilha bate na tecla de que a história não é verídica e sim o relato livre do que está acontecendo no Brasil. “A gente está fazendo algo mais ou menos baseado no mundo real. Temos ideias, mas não posso dizer se vai ter uma segunda temporada. Estamos sempre conversando com o Vladimir [Netto, autor do livro sobre a Lava Jato que inspirou o seriado]”, disse o diretor.

Fonte:Metropoles




from Ebahia News https://ift.tt/2GoRqrH

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Dilma: série O Mecanismo, da Netflix, é “mentirosa e dissimulada”
Dilma: série O Mecanismo, da Netflix, é “mentirosa e dissimulada”
https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2018/03/09235446/Dilma-Roussef-3-840x560.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-NNbAr5-YR-M/Wrg5UnKenNI/AAAAAAAAD2g/5Co6377yUl48mNisgbpPvat_MjZA6Y7bgCLcBGAs/s72-c/twt.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/03/dilma-serie-o-mecanismo-da-netflix-e.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/03/dilma-serie-o-mecanismo-da-netflix-e.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy