Mulher 360 reúne série de ações para transformar futuro das cidadãs em Salvador


Inspirado no macroprograma municipal Salvador 360, uma série de iniciativas vai apoiar, transformar e oferecer novas perspectivas de futuro ao público feminino na capital baiana ao longo do ano. É o Mulher 360, cujas novidades sobre o plano foram apresentadas pelo prefeito ACM Neto e pela titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taissa Gama, nesta quinta-feira (8), no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), em Nazaré.

Na cerimônia, que contou também com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis e do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Sá Menezes, dentre outras autoridades, mulheres de destaque em várias áreas profissionais em Salvador foram homenageadas. Dentre elas estiveram a comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, major Denice Santiago; a atriz Neusa Borges; a cantora Sarajane e a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (Abam), Rita Santos.

“Hoje temos efetivamente uma política municipal estruturada para as mulheres. O Mulher 360 é um plano que vai até 2020 com ações permanentes. De um lado, vai trabalhar a qualificação profissional e, de outro, garantir a proteção, assistência e amparo às mulheres vitimas de violência. Temos investido muito na estrutura e esse trabalho articulado e organizado com entidades como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Militar vai fazer com que Salvador tenha menos casos de violência contra a mulher e fazer com que elas tenham a mesma oportunidade que os homens”, relatou o prefeito.

O Mulher 360 tem início justamente no dia dedicado internacionalmente ao público feminino, com uma extensa programação comemorativa ao longo deste mês. Haverá palestras, rodas de conversa, encontros, exposição e até sessão de cinema. Também entram na lista o Feirão SPMJ nos Bairros e a SPMJ Itinerante, com o intuito de aproximar os serviços da secretaria e entidades parceiras das mulheres.

As atividades ainda englobam capacitação profissional com a Sala da Mulher Empreendedora, Cozinha Industrial e Qualifica Brasil. Isso sem falar nos eventos que acontecerão durante a campanha do Outubro Rosa e do fortalecimento de políticas públicas através do programa de combate à discriminação e violência.

MARÇO MULHER

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio da SPMJ, montou uma agenda repleta de atividades gratuitas até o final de março, com serviços de atenção, orientação, educação, formação e bem-estar. Iniciada nesta quinta (8), a programação acontece em diversos pontos da cidade e segue até o próximo dia 28. As ações visam não só homenagear as mulheres como também debater sobre a importância de coibir a violência de gênero no país, reafirmando a luta e a conquista por direitos que ainda precisam ser pleiteados e discutidos na sociedade.

De acordo com a titular da SPMJ, Taissa Gama, essa é mais uma oportunidade de dar voz e protagonismo às mulheres. “Essa agenda demonstra o quanto nos preocupamos em valorizar e apoiar as soteropolitanas. É mais um momento de mobilizar a cidade e trata-se apenas de uma parcela do nosso engajamento, porque a SPMJ trabalha em favor da igualdade de gênero durante todo o ano”, afirma.

Programação:

Dia 8 (quinta-feira)

Mulher 360: Coletiva com o Prefeito ACM Neto, para apresentação da programação das ações da SPMJ voltadas às mulheres - 2018
Local: Pupileira - Nazaré
Horário: 18h

Palestra sobre autoestima para mães de crianças com microcefalia
Local: Centro Dia, Edifício Cosmopolitan Mix, Parque Bela Vista
Horário: 14h

Roda de Conversa com os pais sobre Emocional e Jurídico
Local: Escola Novo Ideal – Brotas
Horário: 10h às 11h

A violência contra a mulher: Direito, Responsabilidade, Serviços e Rede para enfrentar a Violência”. Apresentação dos serviços prestados na Casa de Acolhimento Irmã Dulce
Local: UNIME – Campus Paralela
Horário: 18h30

Encontro com Mulheres: Oficina de Dança do Ventre e Karatê. Comemoração do Dia da Mulher com as assistidas do Centro de Referência Loreta Valadares
Local: Centro de Referência Loreta Valadares - Barris
Horário: 14h às 18:30

Dia 9 (sexta-feira)

Semana Criativa Força Feminina SPMJ e GCMS Oficina de Defesa Pessoal
Local: Sede do Projeto Força Feminina, Rua Saldanha do Gama - Pelourinho
Horário: 14h

Roda de Conversa Tribunal de Justiça da Bahia + Rede de Proteção da Mulher. Apresentação de projetos da SPMJ para 2018
Local: Auditório do Tribunal de Justiça da Bahia - CAB
Horário: 9h

Roda de Conversa - 2ª Vara pela Paz em Casa
Local: Universidade Ruy Barbosa - Paralela
Horário: 9h

Palestra Sólida com Números Reais da Realidade da Capital Baiana sobre a Proteção à Mulher
Local: Estrada Campinas de Pirajá, Condomínio MJA – Pirajá
Horário: 14h

Dias 10 e 11 (sábado e domingo)

1º Festival Fechando o Verão: atividade lúdica e esportiva
Local: Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac), Rua da Penha - Ribeira
Horário: das 9h às 16h

Dia 13 (terça-feira)

SPMJ nos bairros – Palestra
Histórico de discriminação, superação e conquista das mulheres
Local: Transalvador, Avenida Vale dos Barris - Barris
Horário: 9h

Dia 15 (quinta-feira)

Semana da Autoestima e Motivação para Mulheres
Local: Entroncamento Dias D’Ávila
Horário: 10h

Dia 22 (quinta-feira)

Palestra com a vencedora do Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios
Local: Centro de Referência Loreta Valadares, Praça Almirante Coelho Neto - Barris
Horário: 9h

Palestra Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho
Local: Centro Cultural da Câmara, Praça Thomé de Souza - Centro
Horário: 14h

Exposição virtual de fotos “Mulheres que fazem a diferença” e homenagem às mulheres fotografadas. Estará disponível nas redes sociais e sites institucionais da Prefeitura

Dia 23 (sexta-feira)

Mulheres “Fatos & Versões” - Pegada Jurídica: Dialogar sobre os serviços que compõe a Rede de Proteção à Mulher
Local: Barravento – Barra
Horário: 14h

Dias 24 e 25 (sábado e domingo)

1º Festival Fechando o Verão: atividade lúdica e esportiva
Local: Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac), Rua da Penha - Ribeira
Horário: das 9h às 16h

Dia 25 (domingo)

Salvador Vai de Bike no Combate à Violência Contra a Mulher – 400 ciclistas farão o trajeto ida e volta entre Dique do Tororó e Amaralina, levando a bandeira da não-violência contra a mulher.  O evento acontecerá em parceria com a Saltur
Horário: 8h

Dia 27 (terça-feira)

Dia do Enfrentamento - Palestra Mulher: Protagonista a violência de uma cidade de direito.
Local: Centro de Referência Especializados da Assistência Social (Crea) Garcia, Praça Marquês de Olinda - Final de Linha do Garcia
Horário: 14h

Cinema para 40 pessoas. Exibição do filme: Estrelas Além do Tempo
Local: Centro de Referência Loreta Valadares, Praça Almirante Coelho Neto - Barris
Horário: 14h

INAUGURAÇÕES

Salvador ganhará uma nova unidade de atendimento às mulheres que enfrentam situação de violência. Será inaugurado, ainda este mês, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, na Ribeira. O local oferecerá serviços multidisciplinares, a exemplos dos acompanhamentos psicológico, social e de orientação jurídica, como já acontece no Centro de Referência Loreta Valadares, nos Barris. O lugar também serve de casa de acolhimento e é instalado em uma região onde é registrado o maior número de casos de violência contra a mulher na capital baiana.

A população também contará em breve com a instalação de um Posto de Atendimento à Mulher, na Lapa. A estrutura oferecerá serviço de atendimento inicial à vítima de violência. Outra novidade é a inauguração do Centro de Referência em Cajazeiras, prevista para 2019 – segunda região com o maior número de casos de violência contra a mulher.

Aliado a todo suporte psicossocial que será desenvolvido nos centros de referência, as mulheres atendidas nas unidades poderão participar de cursos e oficinas de defesa pessoal, informática, empreendedorismo, culinária, biodança, grupo terapêutico, ginástica e yoga.

FEIRÃO SPMJ NOS BAIRROS

O Feirão de Serviços SPMJ nos Bairros disponibilizará informações e serviços nas áreas de saúde e social a moradores de diversas comunidades da capital baiana. Os participantes receberão orientações nutricional, sobre doenças crônicas não-transmissíveis, tabagismo, prevenção de DST/AIDS, combate à dengue, endemias e outras questões relacionadas à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Na ocasião, inclusive, o público poderá se informar sobre as atuações dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e do Conselho Tutelar presentes na cidade. Quem quiser também poderá atualizar cadastro e se inscrever para programas sociais como Bolsa Família, Primeiro Passo e Minha Casa, Minha Vida. 

CAMPANHAS NAS PREFEITURAS-BAIRRO

A SPMJ divulgará serviços e ações, como palestras e filmes educativos, em todas as dez unidades administrativas de Salvador: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras, Pau da Lima, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Liberdade/São Caetano, Valéria, e Cidade Baixa. 

SPMJ ITINERANTE

O SPMJ Itinerante promoverá a valorização do público feminino por meio da disseminação de informações sobre as questões de gênero, violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

QUINTA TEMÁTICA

Para desenvolver e acompanhar políticas públicas e apoiar ações relacionadas à mulher, criança e adolescente, o projeto Quinta Temática amplia o conhecimento e mobiliza a sociedade, instituições públicas e privadas para o enfrentamento de todo tipo de abusos, com o formato de debate e rodas de conversa. A iniciativa acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

A próxima atividade está programada para o dia 29, com o tema Feminícidio. Já os eventos seguintes trarão assuntos sobre Empregada Doméstica (26/4), Saúde da Mulher - Mortalidade Materna (31/5), Violência contra a Mulher Idosa (28/6), Dia da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha (26/7), Visibilidade Lésbica (30/8), A Mulher nos Meios de Comunicação (27/9), Outubro Rosa - Conhecer para prevenir o câncer de mama (25/10), Novembro Negra (29/11) e Feminilização da AIDS (27/12).

CAPACITAÇÕES TÉCNICAS

Capacitações serão oferecidas para atuação no Observatório do Carnaval ou na Sala da Mulher Empreendedora. O primeiro espaço funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e identifica violações cometidas contra foliãs. Já a segunda estrutura conta com suporte do Sebrae nos atendimentos, oficinas e cursos profissionalizantes que acontecem no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares.

PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

O Programa de Combate à Discriminação e Violência Contra a Mulher vai capacitar os educadores das secretarias municipais para enfrentamento da discriminação e violência contra a mulher, com diálogos sobre as aplicações das Leis Maria da Penha e do Feminicídio. O objetivo é viabilizar construções de ideias para melhor atendimento às mulheres acolhidas por uma das unidades vinculadas à SPMJ.

SALA DA MULHER EMPREENDEDORA

Fruto parceria da SPMJ com o Sebrae, a Sala da Mulher Empreendedora tem o intuito de promover a valorização das mulheres através do empreendedorismo. Lá são oferecidos cursos de capacitação e preparação para a abertura de novos negócios. Com essa iniciativa, muitas mulheres submetidas a maus-tratos de seus companheiros, por dependência financeira, terão autonomia e oportunidade de construir uma carreira.

PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

A Prefeitura, em parceria com o Senai, vai implantar a Cozinha Industrial no Subúrbio 360 – complexo multiuso localizado em Coutos. O projeto oferecerá cursos de panificação e confeitaria voltados para mães e mulheres jovens acima de 18 anos. O espaço é equipado com utensílios, móveis, equipamentos industriais e eletrodomésticos, como fogão, forno, amassador, assador, câmara climática. A ideia é que as mães dos alunos sejam capacitadas para reaproveitar mantimentos e toda a produção seja servida aos próprios filhos atendidos pelo centro educacional.

PROJETO QUALIFICA BRASIL

Com apoio de recursos do Governo Federal, serão aplicados cursos profissionalizantes, com o objetivo de levar qualificação social e profissional. As interessadas poderão se candidatar para vagas nas áreas de aplicadora de revestimento cerâmico, assistente administrativo, assistente de costura, confeccionadora de bijuterias e de bolsas em tecidos, confeiteira, costureira industrial do vestuário e preparadora de doces em conservas.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NOS CENTROS DE REFERÊNCIA

Em parceria com o Senac, serão disponibilizados cursos profissionalizantes de confeitaria, panificação, doces finos, entre outros. As aulas vão acontecer nos centros de referência, para mulheres em situação de violência e que são assistidas pelos serviços da SPMJ. As aulas vão ser ministradas mensalmente, durante o ano todo.

GRUPO TERAPÊUTICO

Será montado no Centro Dia para crianças com microcefalia - localizado no Edifício Cosmopolitan Mix, Parque Bela Vista-, para que as mães atendidas possam dividir experiências e sentimentos, auxiliando no melhor manejo das emoções e situações vivenciadas.

CAMPANHAS

A SPMJ realizará campanhas de conscientização de combate à violência contra a mulher. Entre as temáticas estarão assédio no transporte urbano público, ação que terá parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e combate à exploração sexual de mulheres.

16 dias de ativismo (25/11 a 10/12) – Contará com workshop composto por uma palestra magna e cinco rodas de conversa. A finalidade é promover um espaço de debate entre profissionais, criando estratégias para atender às mulheres em situação de violência doméstica. Serão discutidas a importância da articulação intersetorial, prevenção, a necessidade de políticas e ações conjuntas para melhor atender a população feminina, entre outros temas. A atividade abrange as esferas de saúde, educação, justiça, segurança pública, social e outras instituições voltadas para essa demanda.

Comemoração do Dia Nacional da Baiana de Acarajé – Durante o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, em 25 de novembro, haverá distribuição de materiais de divulgação e ministração de uma palestra para auxiliar no registro das profissionais liberais. Além disso, será disponibilizado para as baianas um ponto de atendimento para resolução de dúvidas e para o cadastramento como Microempreendedor Individual (MEI).

Reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Iphan, as baianas de acarajé foram adicionadas à Classificação Brasileira de Ocupações - que identifica, reconhece, codifica e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. A ação foi fruto do esforço da SPMJ junto ao Ministério do Trabalho.

Formação continuada – O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) proporcionará formação continuada para servidores e funcionários, promovendo o combate ao racismo institucional e à promoção da igualdade racial nos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Outubro Rosa – Uma campanha que visa mobilizar, no mês de outubro, a sociedade civil e em especial as mulheres quanto à importância do autocuidado das mamas. Serão feitas palestras, marcação de mamografias e exames clínicos preventivos, além de passeio ciclístico através do Salvador Vai de Bike, em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e outras entidades.

COMMENTS

Nome

Bahia,348,Brasil,425,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Mulher 360 reúne série de ações para transformar futuro das cidadãs em Salvador
Mulher 360 reúne série de ações para transformar futuro das cidadãs em Salvador
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/MULHER.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/03/mulher-360-reune-serie-de-acoes-para.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/03/mulher-360-reune-serie-de-acoes-para.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy