“A Constituição não é tão cidadã assim e ainda não chegou para todos”


Tese é defendida por autor de livro que analisou os discursos dos parlamentares durante a promulgação da Constituição em 1988.
Foto: Divulgação
Uma visão patriarcal conservadora e preconceituosa. Essa é a tônica da fala dos políticos que culminaram com a promulgação da Constituição Brasileira em 1988, segundo o livro intitulado “Falas de que família(s)? Análise dos discursos da Constituinte de 1987/88 sobre direitos e relações familiares”, lançado nesta semana em Salvador. A publicação é o resultado de quatro anos de pesquisa do advogado, doutor e mestre em Família na Sociedade Contemporânea, Enézio de Deus Silva Júnior, que teve acesso ao Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados para fazer a análise que integrou tese de seu estudo no doutorado pela Universidade Católica de Salvador.

Para o autor, que lança a sua sexta obra, embora conhecida como “cidadã”, a elaboração da Carta Magna, que completa 30 anos agora em 2018, surpreende pela visão patriarcal conservadora e os atravessamentos ideológicos preconceituosos, inclusive de matriz religiosa cristã, no processo discursivo sobre família e tudo que lhe é correlato (divórcio, aborto, liberdade/igualdade conjugal às mulheres, união homossexual, etc.), tendo mudado pouco ou nada a depender do aspecto considerado.
Enézio Júnior destaca os avanços conquistados através da Constituição, mas afirma que continuará dedicado a investigar em nome daqueles para os quais a Constituição ainda não veio, se referindo a gays, lésbicas e pessoas trans. “A grande contribuição do livro é saber que podemos e devemos continuar analisando, fiscalizando o Congresso hoje e questionar o que está sendo discutido e decidido em nosso nome, para exigirmos o melhor dentro de um Estado que necessita ser, de fato, laico”, afirma.

Fonte:Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2JvwNZD

COMMENTS

Nome

Bahia,345,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,850,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,18,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,426,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: “A Constituição não é tão cidadã assim e ainda não chegou para todos”
“A Constituição não é tão cidadã assim e ainda não chegou para todos”
http://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/04/06090901/Livro-Fami%CC%81lias.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/04/a-constituicao-nao-e-tao-cidada-assim-e.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/04/a-constituicao-nao-e-tao-cidada-assim-e.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy