Moradores de rua são transferidos de abrigo que receberá refugiados venezuelanos

Resultado de imagem para Moradores de rua são transferidos de abrigo que receberá refugiados venezuelanos
Foto Retirada da internet
Em 21 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo informou que receberia 300 refugiados venezuelanos vindos de Boa Vista, capital de Roraima. Inicialmente, foi informado que eles ficariam num abrigo na região central, dividido com pessoas em situação de rua.
Na segunda-feira (2), o prefeito João Doria disse que os imigrantes seriam acolhidos em dois centros exclusivo para eles, longe do centro da cidade. O abrigo, no entanto, já estava ocupado por pessoas em situação de rua, que só na quarta-feira foram avisados que deveriam ser transferidos.
“Eu cheguei ontem e eles falaram que ia ficar só venezuelano aqui. Eu trabalho aqui, aqui perto, não dá cinco minutos. Custou pra arrumar trabalho, o cara vai registrar sua carteira. Vai ficar só venezuelano, e a gente fica como?”, disse um dos ex-moradores do CTA.
À noite, nem mesmo quem tinha carteirinha de usuário fixo do CTA São Mateus conseguiu entrar. Algumas pessoas chegaram a fechar a avenida Sapopemba, na presença da Guarda Civil Metropolitana, que liberou a via em seguida.
Alguns usuários do CTA tinham um pedido de encaminhamento nas mãos. Os que já estavam do lado de dentro contaram que já não poderiam dormir mais nenhuma noite ali.
“Receber os venezuelanos, eu acho uma boa.Tem que apoiar mesmo, o pessoal tá sofrendo lá. Mas eles [administração pública] não tem verba pra pegar um espaço novo e falar que é pros venezuelanos? E não descobrir um santo e cobrir outro”, criticou outro ex-morador do Centro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social disse "que os conviventes dos CTAs Santo Amaro e São Mateus foram transferidos para outros Centros de Acolhida da Prefeitura de São Paulo, garantindo assim o acolhimento, como já estava sendo realizado".
"A Prefeitura de São Paulo, atendendo ao pedido do Governo Federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), aceitou participar do programa solidário de acolhimento da população venezuelana que se encontra nas cidades de Boa Vista e Pacaraima. Cerca de 300 venezuelanos chegarão à cidade de São Paulo e o primeiro grupo, com 160 pessoas adultas, chega nesta semana.
As Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Direitos Humanos e Cidadania, de Trabalho e Empreendedorismo, de Saúde, de Educação e de Relações Internacionais estão trabalhando em conjunto para oferecer o melhor atendimento possível, prestar o devido apoio institucional, prevenir o agravamento da situação de emergência dos venezuelanos e também para dar suporte na obtenção da autonomia dessa população no Município de São Paulo.
Os gerentes dos centros de acolhida, gerentes dos Centros Pop e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) estão recebendo capacitação para facilitar o atendimento aos imigrantes, abordando questões culturais e as peculiaridades das demandas relativas a refugiados e imigrantes. Os Centros Temporários de Atendimento (CTAs) São Matheus e Santo Amaro, os primeiros de São Paulo a receber venezuelanos, passam por esse processo para viabilizar o diálogo entre os funcionários e os imigrantes.
Equipes do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (Crai), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, irão oferecer orientação para regularização migratória, assessoria e suporte jurídicos (em parceria com a Defensoria Pública da União) e socioassistencial, incluindo apoio psicológico e encaminhamento para oficinas de qualificação profissional.
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o setor privado, procura intermediar oportunidades de empregos, especialmente com empresas que necessitem de pessoas que falem a língua espanhola ou que tenham interesse em contratar a mão de obra relacionada às qualificações identificadas nos imigrantes.
O CTA São Mateus acolherá 132 venezuelanos, no CTA Santo Amaro serão 28, oito homens e 20 mulheres", diz nota.


Fonte: G1, Globo.


from Ebahia News https://ift.tt/2HiEba7

COMMENTS

Nome

Bahia,345,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,850,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,18,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,426,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Moradores de rua são transferidos de abrigo que receberá refugiados venezuelanos
Moradores de rua são transferidos de abrigo que receberá refugiados venezuelanos
https://s03.video.glbimg.com/x720/6637910.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/04/moradores-de-rua-sao-transferidos-de.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/04/moradores-de-rua-sao-transferidos-de.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy