provados em concurso do TJ-BA reagem à nota do órgão sobre convocação de candidatos

Por: Reprodução
Candidatos aprovados no concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que estão mobilizados cobrando convocação por parte do órgão judiciário reagiram a uma nota divulgada pela Corte a respeito do movimento de reivindicação. 

O grupo colocou um outdoor na Avenida Paralela com a seguinte mensagem: “Sabe por que seu processo não anda? Porque sem servidores a justiça não funciona. Cerca de 26.000 cargos vagos e 500 aposentadorias sem reposição; 2.000 aprovados no Cadastro Reserva”.

No comunicado divulgado em resposta ao movimento feito pelos aprovados no concurso, o presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto, afirmou que a presidência "entende esse tipo de pressão não é condizente com a lisura do processo e lamenta qualquer campanha que não corresponda aos fatos reais".

De acordo com Gesivaldo Britto, ao contrário do que o grupo alega, "não são mais de 2.000 aprovados e não existe espera de três anos por uma nomeação". Entretanto, na tréplica, os aprovados à espera da convocação afirmam que o número de candidatos aptos ultrapassa os 2 mil, sendo mais de 3 mil. Ainda segundo o presidente, "as contratações vão permanecer para preencher gradativamente o deficit de servidores com a convocação dos candidatos no cadastro reserva até a data final de validade do concurso, que expira em julho de 2019, mas de acordo com o orçamento disponível".

Confira um trecho da nota de resposta dos aprovados ao presidente do TJ-BA:

Em relação a nota de esclarecimento divulgada pelo TJBA na sua página virtual, não pode ser tida como verdadeira a afirmação de que a campanha dos aprovados no instrumento publicitário não corresponde aos fatos reais. Assim, faz-se necessária a análise de cada um desses argumentos de maneira sucinta.

1) Não há 2.000 aprovados no Cadastro Reserva.

Essa informação é parcialmente verdadeira, pois não há 2.000 aprovados aguardando nomeações, mas 3.445 (TRÊS MIL QUATROCENTOS E QUARENTA E CINCO), isto porque a lista final de aprovados conta com 3.765 (três mil setecentos e sessenta e cinco), tendo havido 320 (trezentos e vinte) convocações até o momento, conforme dados divulgados nas redes sociais do Tribunal.

2) Além dos aprovados dentro do número de vagas, o Tribunal nomeou 20% do Cadastro Reserva?

Considerando que inicialmente foram disponibilizadas 200 vagas para preenchimento imediato e que o tribunal convocou 320 ao todo, conclui-se que foram nomeados 120 aprovados do Cadastro Reserva. Como o Cadastro Reserva contava com 3.565 (três mil quinhentos e sessenta e cinco) aprovados, verifica-se que 20% corresponderia a 713 (setecentas e treze) nomeações. Logo, o Tribunal nomeou 3.3% do Cadastro reserva. O percentual indicado merece reparos.

3) A Lei de Diretrizes Orçamentárias impede a nomeação do Cadastro de Reserva?

Na nota divulgada pelo próprio Tribunal de Justiça, reconhece-se a necessidade de continuidade das nomeações, mas se afirma que o limite prudencial de despesas com pessoal é de 5,7% (cinco vírgula sete por cento).

Ocorre que no Diário da Justiça, de 28 de março de 2018, edição nº 2110, o próprio TJBA revela que a despesa com pessoal encontra-se no patamar de 5,46% (cinco vírgula quarenta e seis por cento), o que demonstra margem para a nomeação dos aprovados.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Por fim, ressalta-se que embora o Tribunal tenha afirmado que nomeou todos os aprovados dentro do número de vagas, cumpre destacar que nem todos os nomeados tomaram posse, houve desistências e exonerações que não foram repostas, conforme se observa na lista publicada no site do próprio Órgão: http://www5.tjba.jus.br/…/aprovados-concurso-tjba-200318.pdf , bem como, que as designações foram em sua maioria para a capital, deixando o interior do Estado quase sem servidores, forçando aos Presidentes de subseções da OAB – BA pedirem constantemente pela nomeação de servidores para aplacar a falta de pessoal que assola o primeiro grau do interior.

De igual modo, sinalize-se que a campanha “#NOMEIATJBA” é um apelo dos aprovados, que pautados na transparência, querem contribuir com o judiciário baiano, bem como de toda a sociedade. Em verdade, os aprovados recorreram tão somente a essa campanha em razão de tentativas de diálogos anteriores de gestões passadas terem restado infrutíferas. Além disso, a Ordem dos advogados do Brasil, a Associação dos Magistrados da Bahia, alguns deputados estaduais, dentre outros, já reafirmaram a necessidade de continuidade das nomeações. O deficit de aproximadamente 26.000 (vinte e seis mil) servidores apontado no outdoor corresponde aos dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que foi reiterado pela AMAB, inclusive em matéria veiculada neste site:

https://ift.tt/2EgiCE2

Feitas essas ponderações, os aprovados destacam mais uma vez que confiam no trabalho da atual gestão, que já declarou publicamente, na pessoa do seu presidente, o Desembargador Gesivaldo Britto, a intenção de nomear o Cadastro de Reserva. Nenhuma campanha tem por finalidade denegrir a imagem do TJBA, nossa futura casa, por isso nos valemos de informações públicas e sem distorcer a realidade fática.

Fonte:Bocão News


from Ebahia News https://ift.tt/2EfWdXt

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,348,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,23,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: provados em concurso do TJ-BA reagem à nota do órgão sobre convocação de candidatos
provados em concurso do TJ-BA reagem à nota do órgão sobre convocação de candidatos
https://www.bocaonews.com.br/fotos/bocao_noticias/202241/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/04/provados-em-concurso-do-tj-ba-reagem.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/04/provados-em-concurso-do-tj-ba-reagem.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy