Gualberto anuncia saída da disputa pelo governo nos próximos dias

Por: Arquivo BNews 
 O PSDB da Bahia estabeleceu o final de maio como prazo máximo para divulgar a decisão sobre a candidatura ao governo estadual. O presidente estadual do partido, deputado federal João Gualberto, tende a anunciar a retirada de seu nome desta frente para disputar a reeleição à Câmara. Deixará, portanto, o caminho livre para José Ronaldo (DEM) liderar o grupo de oposição ao governo Rui Costa (PT). 

A despeito dos percentuais identificados no levantamento, Gualberto tinha a pretensão de se manter na disputa pelo Palácio de Ondina. Contudo, o cenário político se mostra desfavorável ao grupo em caso de duas candidaturas. Os tucanos que disputam a eleição proporcional (deputados federais e estaduais) não são favorecidos com a divisão do grupo.

Entre as poucas certezas que foram formadas ao longo deste mês pós-desistência de ACM Neto (DEM) está a necessidade de lançamento, em 8 de abril, da pré-candidatura tucana como forma de deixar claro ao presidente nacional do DEM que a banda será tocada por todos os integrantes da oposição baiana e que não haverá um “técnico” para escalar time sem entrar em campo. 

Esta missão foi cumprida com êxito, segundo tucanos ouvidos pelo BNews. O entendimento inicial é de que Neto não poderia, após deixar o grupo sem candidato “natural”, ditar como seriam distribuídas as vagas na chapa majoritária. Os tucanos entendem que nacionalmente têm um papel fundamental nas eleições e que precisam ser respeitados como força política e que isto não estava acontecendo por aqui.

Soma-se a isso, o desejo de Gualberto de disputar a eleição majoritária. No entanto, desde o início, o ex-prefeito de Mata de São João, deixou claro que não criaria dificuldades aos candidatos proporcionais. Ao contrário, declarou que ajudaria na formação de uma chapa que levasse o PSDB e aliados a eleger o maior número de deputados federais e estaduais possíveis.

É neste sentido que a retirada de seu nome acontecerá. Nos próximos dias, o empresário conversará com o prefeito ACM Neto e outras lideranças das oposições para construir a saída. Para além, há a compreensão de que as lideranças políticas do interior do estado que não dialogam com o grupo petista, estão “sem rumo”.

Outra certeza é de que Jutahy Magalhães disputará o Senado pelo grupo. O levantamento apontou que o tucano pontua bem e está numa posição que sugere otimismo. Mesmo diante do favoritismo de Rui Costa e consequentemente dos candidatos ao Senado da chapa petista, Jutahy apresenta um bom desempenho na pesquisa.

Há um entendimento de que a eleição de outubro não terá a hegemonia nacional vista nos últimos 28 anos. Desde 1994, PSDB e PT exerceram forte influência, enquanto estiveram no poder, na eleição baiana de modo que os candidatos ao Senado foram eleitos na chapa dos governadores eleitos ao longo do período.

Nesta eleição, a análise mais comum é de que o ex-governador Jaques Wagner é favorito em qualquer cenário devido ao recall eleitoral e a outra vaga está em disputa. Outra hipótese não refutada é de que Wagner não concorra, mas este é um cenário não trabalhado por nenhum dos campos políticos.

“Qualquer definição de estratégia eleitoral será traçada após a construção da unidade entre DEM e PSDB. Antes disso não teremos como discutir composição das duas outras vagas na majoritária e tão pouco a formação da chapa ou chapas proporcionais”, afirma uma fonte do grupo ao BNews.

Enquanto não se resolve a equação das duas legendas, Irmão Lázaro (PSC) vai cantando que será candidato na outra vaga para o Senado. O PRB deve indicar, se assim entender, o vice. Estes dois últimos (PSC e PRB) aguardam o final da homilia tucano-democrata para se posicionarem como mais certezas.

Fonte: Bocão News


from Ebahia News https://ift.tt/2GhZxCo

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,22,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Gualberto anuncia saída da disputa pelo governo nos próximos dias
Gualberto anuncia saída da disputa pelo governo nos próximos dias
https://www.bocaonews.com.br/fotos/bocao_noticias/205942/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/05/gualberto-anuncia-saida-da-disputa-pelo.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/05/gualberto-anuncia-saida-da-disputa-pelo.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy