Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul

Por Reprodução 

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) foi parar na corte comercial da Inglaterra por causa da polêmica obra do Porto Sul, um complexo formado por porto e ferrovia, que está sendo construído em Ilhéus (BA). Existe indícios de que a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a obra foi obtida com pagamento de propina.

A obra, iniciada na gestão de Wagner, vem sendo contestada por ambientalistas, pois desmatará 500 hectares de Mata Atlântica. Segundo a Isto É, na Queen’s Bench Division Commercial Court discute-se como, em um único dia, o Ibama, que reprovava o empreendimento, emitiu a licença de instalação do porto. 

O projeto Porto Sul foi desenvolvido pelo bilionário indiano Pramod Argawal, que queria extrair minério de ferro no município de Caetité e levá-lo até Ilhéus, pela estrada de ferro. O maior problema para a realização da obra era a resistência do Ibama, pois em 19 de setembro de 2014, técnicos do Instituto negaram a autorização da licença de instalação da obra. Mas, no final do mesmo dia, o presidente do órgão na época, Volney Zanardi Junior, deu a permissão.

Segundo a publicação, por conta dessa reviravolta do Ibama, o episódio foi parar na Corte inglesa, já que a Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), que era sócia do indiano no Porto Sul, cogitava comprar a totalidade do empreendimento, mas só pagaria a última parcela, de US$ 220 milhões, se Pramod Argawal conseguisse a licença do Ibama. Os advogados da ENRC alegaram, na corte inglesa, que não pagaram a parcela porque a licença do Ibama foi conseguida com pagamento de propina. 

Em nota enviada a Isto É, Wagner afirma que “tanto o porto como a ferrovia são essenciais para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil”. 

Na próxima terça-feira (22), representantes do Ibama terão reunião em Ilhéus com o Ministério Público Federal e integrantes da sociedade civil para tratar do caso.

Fonte: Bocão News


from Ebahia News https://ift.tt/2IW0hT7

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,350,Brasil,427,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,25,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul
Jaques Wagner vai parar em corte inglesa por causa de obra do Porto Sul
https://1.bp.blogspot.com/-cqMzQalpmEo/WwHYdCacNBI/AAAAAAAAEDI/Kl9eCqcFoEE6ExQlY0X6OudT0aMStDG6wCLcBGAs/s640/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-cqMzQalpmEo/WwHYdCacNBI/AAAAAAAAEDI/Kl9eCqcFoEE6ExQlY0X6OudT0aMStDG6wCLcBGAs/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/05/jaques-wagner-vai-parar-em-corte.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/05/jaques-wagner-vai-parar-em-corte.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy