Prédio que desabou em SP era patrimônio histórico; veja o que já se sabe sobre o caso

Homem está desaparecido; ainda não se tem registro de mortos.
(Foto: reprodução/TV Globo)
O edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após pegar fogo, na região do Lago do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada de terça-feira (1º), foi projetado em 1960 e em 1992 foi tombado e passou a ser considerado patrimônio histórico.

O imóvel pertencia à União, mas estava sem uso oficial, por conta disso, acabou sendo ocupado por grupos sem-teto. O edifício já chegou a ser a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Polícia Federal.

Em 2015, o edifício chegou a ser colocado para leilão, por R$ 24 milhões, mas não foi vendido. Dois anos depois, segundo o Ministério do Planejamento, foi cedido para a Prefeitura de São Paulo para a instalação da Secretaria de Educação e Cultura da cidade.

Início de tudo

Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel estava sendo ocupado por 372 pessoas, de 146 famílias, e o fogo começou no 5º andar. De acordo com um morador do local, identificado como Gabriel Arcangelo, em entrevista à Agência O Globo, o incêndio teria sido iniciado após uma briga de casal.

Segundo o homem, o casal estava cozinhando com álcool combustível (etanol), embora fosse proibido. O marido colocava mais líquido na fogueira quando a mulher o empurrou. As roupas dos dois, então, começaram a pegar fogo, eles conseguiram tirar e desceram nus com os filhos pela escada, conta Arcangelo. Os Bombeiros, no entanto, não confirmam a versão. Eles e os peritos trabalham com as hipóteses de explosão após vazamento de gás, curto-circuito ou até mesmo um ato criminoso.

Desaparecidos

Até a manhã desta quarta-feira (02), ainda não havia sido confirmada nenhuma morte ou ferido no incidente. Contudo, um homem, identificado pelo prenome de Ricardo, de cerca de 30 anos, é considerado desaparecido.

Segundo testemunhas, ele vivia no imóvel, mas não estava lá no momento em que o fogo foi iniciado. No entanto, ele voltou ao local para ajudar as vítimas. No momento em que os Bombeiros tentavam resgatá-lo, o prédio desabou. Outros 48 moradores ainda não foram localizados, mas não se tem confirmação se eles realmente estavam no local do acidente.

Abrigo

Alguns moradores que ocupavam o prédio acabaram sendo enviados para abrigos indicados pela prefeitura de São Paulo, no entanto, boa parte das famílias se recusou a ir e reivindicou moradia fixa.

Consequências

Além do prédio que desabou, o incêndio acabou atingindo dois prédios vizinhos e o desabamento atingiu o teto e paredes da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo.

Segundo a empresa de transporte da cidade, SPTrans, 24 linhas de ônibus que passam pela região, tiveram os itinerários desviados.


from Ebahia News https://ift.tt/2HK6fa6

COMMENTS

Nome

Bahia,348,Brasil,426,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,855,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,429,Saúde,13,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Prédio que desabou em SP era patrimônio histórico; veja o que já se sabe sobre o caso
Prédio que desabou em SP era patrimônio histórico; veja o que já se sabe sobre o caso
http://varelanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/05/incendio-predio-sp.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/05/predio-que-desabou-em-sp-era-patrimonio.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/05/predio-que-desabou-em-sp-era-patrimonio.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy