Icba fecha após anúncio de protesto contra exposição 'Cu é lindo'


(Foto: Priscila Natividade/CORREIO
O Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil Alemanha - Icba), localizado no Corredor da Vitória, não abriu as portas neste sábado (21). De acordo com a assessoria de comunicação do espaço cultural a decisão de não abrir e reforçar a segurança deu-se por conta da convocação de uma manifestação convocada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) contra a exposição Cu é lindo, assinada por Kepler Reis. 

Cerca de 10 homens da Polícia Militar, por volta das 14h, estavam na frente do espaço além de seguranças particulares. A assessoria de comunicação do espaço confirmou que por conta do fechamento do Icba neste sábado dois lançamentos de livros que aconteceriam nesta noite foram transferidos para o Instituto Cervantes. Seriam lançados os livros Eu Canto e Conto, de Adriano Carozo, e Se for preciso eu pulo de João Fernando Gouveia. 


O Icba informou que na segunda-feira (23) o espaço retormará com todas as atividiades, inclusive com a exposição Cú é lindo. A exposição é destaque dentro da mostra “Devires”, projeto artístico que propõe um exercício de desnaturalização das relações entre sexo, gênero, visualidade, raça e poder. Em sua primeira edição, a mostra teve início no dia 12 de julho e segue com diversas atividades em Salvador até o dia 12 de agosto, das 9h às 19h, com entrada gratuita e com classificação de 18 anos.

"O Goethe-Institut tem recebido mensagens negativas referentes ao projeto “Devires”, que propõe um exercício de desnaturalização das relações entre sexo, gênero, visualidade, raça e poder. Em nenhum momento foi intenção do projeto ou do Instituto ofender. Respeitamos todas as crenças, manifestações e liberdade de expressão. O Goethe-Institut, como instituição cultural presente em mais de 90 países, dialoga intensamente com as sociedades locais e fomenta o debate, participação e atuação artística e cultural. Lamentamos manifestações que incitem o ódio e as ameaças à liberdade de expressão. Continuaremos com nossos esforços de incentivo à discussão e ao intercâmbio entre culturas, visões artísticas e diferentes formas do pensar. Continuamos a acreditar que a melhor forma de lutar contra a intolerância é a educação e a promoção do diálogo", afirmou o Icba, por nota. 

"Vamos abrir na segunda a partir das 9h. Foi só hoje. A possibilidade de ter a manifestação aqui fez com que tivéssemos esta atitude de fechar a casa para garantir a segurança do prédio, nossos funcionários e clientes", afirmou ao CORREIO o diretor do Icba, Manfred Stoffl.

Na tarde de sábado, o médico Fernando Dias foi um dos que foram ao Instituto mas não conseguiram acessar a exposição. "É uma manifestação ridícula e provinciana contra uma exposição artística. Quem não tiver interesse não venha. É de uma intolerância e conservadorismo muito perigoso para o momento que estava vivendo", disse. Fernando ia visitar a exposição pela segunda vez: "Já vi antes e achei contundente. Cada um consome a arte que acha interessante".

A direção do Instituto pediu o reforço da Polícia Militar alem de uma empresa de segurança patrimonial. "Em nenhum momento foi intenção do projeto ofender. Respeitamos todas as manifestações artísticas e culturais. Lamentamos tudo que está acontecendo. A melhor forma de combater a intolerância é com educação e diálogo", acrescentou Stoffl.

Em nota, a Polícia Militar (PMBA) informou que acompanhou o ato. "Havia a presença de manifestantes no local e houve o acompanhamento da PMBA durante a mobilização, contudo a direção da instituição não abriu acesso ao público e os manifestantes decidiram encerrar o movimento", destacou. 

Devires
“Devires” é um projeto artístico que propõe um exercício de desnaturalização das relações sociais relacionadas a sexualidades, gênero, visualidade, raça e poder. Reunindo artistas da Bahia, de outros estados e de fora do país, o evento apresenta performances, exposição, mesas de debate, oficinas e outras atividades correlatas, na abordagem de questões que censuram a liberdade da diversidade de corpos existentes. “Devires” acontece em três etapas: de 12 a 17 de julho, de 9 a 11 de agosto e de 27 a 29 de setembro, no Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços Culturais, tendo apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, “Devires” tem orçamento total, para todas suas etapas, trabalhos artísticos e infraestrutura, de R$ 131 mil, conforme aprovado no edital público, mecanismo democrático de fomento a práticas artístico-culturais de toda a Bahia.

A exposição “CU É LINDO” é apenas uma das ações deste projeto maior, sem apoio financeiro direto a ela, e tem custo total de R$ 1 mil, incluindo frete de transporte, impressões, materiais, montagem e desmontagem da exposição, o que representa 0,7% do investimento total de Devires.

Como amplamente divulgado nos canais da mostra, nas comunicações sobre ela e no local da exposição, “CU É LINDO” tem classificação indicativa de 18 anos. Realizada numa sala fechada, a mostra é acompanhada todo o tempo por um mediador que orienta sobre a classificação indicativa e demais questões do trabalho artístico.

Com sete anos de desenvolvimento, tendo seu percurso construído com recursos do artista independente Kleper Reis e seus afetos criativos, “CU É LINDO” é um projeto multiartístico que “revela um processo de cura, a cura gay. O profícuo suspirar de um mergulho nas raízes que suscita a aceitação do si mesmo. A emoção de lidar com a censura, as memórias das violências e dos espancamentos sofridos, as discriminações e os preconceitos sociais, as imagens do inconsciente e as notícias diárias transmutadas em potência autocurativa e em veículo de integração. Fecunda-se como autopoiese, passagens e subjetivação. Vida em ação!”, diz descrição da mostra.

A mostra divulgou, nas redes sociais, um manifesto:



Devires” nasceu com um propósito muito claro. A partir de uma mostra com trabalhos de vários artistas, da Bahia, do Brasil e do exterior, estamos tratando de relações sociais relacionadas a sexualidades, gênero, visualidade, raça e poder. Nós sabemos como este é um universo sensível, mas queremos encará-lo, expô-lo, discuti-lo. É justamente disso que se trata. Se vivêssemos em um mundo em que a liberdade, a cidadania, a autonomia e a proteção de todos e todas fossem realidad...Ver mais


Fonte: Jornal correio






from Ebahia News https://ift.tt/2Le3sYm

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Icba fecha após anúncio de protesto contra exposição 'Cu é lindo'
Icba fecha após anúncio de protesto contra exposição 'Cu é lindo'
https://correio-cdn1.cworks.cloud/fileadmin/_processed_/a/c/csm_WhatsApp_Image_2018-07-21_at_16.22.03_1b334dd941.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-TGyii1mWEsI/W1UjhVkGFNI/AAAAAAAAETA/oOnlpK7sVjs2r55aWdD-v3V8iw4TsyFIwCLcBGAs/s72-c/IMG-20180721-WA0034.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/07/icba-fecha-apos-anuncio-de-protesto.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/07/icba-fecha-apos-anuncio-de-protesto.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy