Israel adota lei que o define como 'Estado-nação do povo judeu'

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu

O Parlamento israelense adotou nesta quinta-feira (19) um projeto de lei que define Israel como um "Estado-nação do povo judeu", e que provocou acusações de racismo contra a minoria árabe.

Adotado por 62 votos contra 55, o texto estipula, entre outras coisas, que o hebraico se torna a única língua oficial de Israel, eliminando o árabe, e afirma que "os assentamentos judeus são de interesse
nacional".

Proclama também que Jerusalém é a capital de Israel, excluindo a parte oriental da cidade anexada.

O texto define "o Estado de Israel como o Estado nacional do povo judeu, onde se aplica seu direito natural, cultural, religioso, histórico, assim como seu direito de autodeterminação".

O artigo mais controvertido - que mencionava a possibilidade de criar localidades exclusivamente reservadas para os judeus, o que excluía os cidadãos árabes israelenses - foi alvo de uma emenda.

Os árabes israelenses são descendentes dos palestinos que ficaram em suas terras depois da criação de Israel em 1948. Representam 17,5% da população do país, majoritariamente judia, e dizem ser vítimas de discriminação.

A emenda afirma que o "Estado considera o desenvolvimento das colônias judaicas de interesse nacional e que o Estado adotará as
medidas necessárias para promover, avançar e servir a este interesse".

Desde a criação de Israel, em 1948, não se havia votado qualquer lei sobre línguas oficiais. O hebraico e o árabe eram consideradas línguas quase oficiais, utilizadas em todos os documentos do Estado.

Esta versão suscitou severas críticas, especialmente dobpresidente Reuven Rivlin, do procurador-geral, Avishai Mandelblit, e da delegação da União Europeia em Israel em razão de seu caráter discriminatório.

O novo texto entra na categoria de lei fundamental da Constituição de Israel.

O premiê Benjamin Netanyahu comemorou o resultado: "é um momento decisivo na história do Estado de Israel, que inscreve nobmármore nossa língua, nosso hino e nossa bandeira".

Mas o novo artigo, mais impreciso, recebeu fortes críticas da oposição.

O deputado árabe Ayman Odeh falou na tribuna sobre "a morte de nossa democracia".

Outro deputado árabe, Yussef Jabareen, afirmou que esta lei incentiva"não apenas a discriminação como também o racismo e perpetua o estatuto de inferioridade dos árabes em Israel".

Já o deputado do Likud - o partido de Netanyahu -, Avi Dichter disseaos deputados árabes: "Vocês não estavam aqui antes de nós e nãobestarão aqui depois de nós. Aprovamos esta lei fundamental para impedir a mínima vontade, ou tentativa, de transformar o Estado de Israel em uma nação para todos seus cidadãos. 

Fonte: Uol Notícias 



from Ebahia News https://ift.tt/2uQq3z0

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Israel adota lei que o define como 'Estado-nação do povo judeu'
Israel adota lei que o define como 'Estado-nação do povo judeu'
https://3.bp.blogspot.com/-cihSOP-dHeA/W1Dfy415ZpI/AAAAAAAAEPc/j-hq9rjdiwIZaCShLgLCBsGuKHjWzuJWACLcBGAs/s640/10set2017---o-primeiro-ministro-israelense-benjamin-netanyahu-durante-reuniao-semanal-com-seu-gabinete-em-jerusalem-1505164334088_615x300.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-cihSOP-dHeA/W1Dfy415ZpI/AAAAAAAAEPc/j-hq9rjdiwIZaCShLgLCBsGuKHjWzuJWACLcBGAs/s72-c/10set2017---o-primeiro-ministro-israelense-benjamin-netanyahu-durante-reuniao-semanal-com-seu-gabinete-em-jerusalem-1505164334088_615x300.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/07/israel-adota-lei-que-o-define-como.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/07/israel-adota-lei-que-o-define-como.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy