Juíza erra ao não permitir sabatina eleitoral com o ex-presidente Lula

Especialistas apontam os erros e afirmam a legitimidade de Lula como pré-candidato
Imagem: Reprodução/Youtube
A juíza substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, negou os pedidos para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja sabatinado como pré-candidato à presidência por alguns veículos de comunicação. O professor de direito eleitoral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jaime Barreiros Neto, considera equivocada a decisão da juíza e afirma que a Lei permite que ele registre a candidatura, mesmo estando na condição em que se encontra: preso na Superintendência da Polícia Federal da capital do Paraná.

A juíza justifica a sua decisão afirmando que a condição de “pré-candidato” não possui validade jurídica e que as entrevistas não se justificariam porque o petista está “inelegível”. O professor Jaime é enfático: “Quem vai dizer que Lula está inelegível ou não é a Justiça Eleitoral quando ele registrar a candidatura. Até porque ainda é possível ele conseguir uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ter a possibilidade de concorrer. Não é provável, mas é possível. Então a Lei exige também que os meios de comunicação social deem tratamento isonômico a todos os pré-candidatos nesse período”.

O entendimento é o mesmo do advogado e ex-juiz eleitoral Marcelo Junqueira Ayres, que começa afirmando a inconstitucionalidade da prisão do ex-presidente, que cumpre pena depois da condenação em segunda instância, o que cria uma situação esdrúxula, em sua opinião. “Apesar do fato de Lula estar preso por condenação em segundo grau, os direitos políticos dele permanecem válidos até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

Direitos políticos que não garantem a candidatura. O advogado lembra que a Lei da Ficha Limpa impede que pessoas que tenham sentenças condenatórias em segunda instância sejam eleitas. Porém, essa inelegibilidade não é automática. Ela deve ser analisada e julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula tem até o dia 15 de agosto para fazer o pedido de registro de candidatura e esse pedido tem que ser analisado antes da eleição pelo TSE. “Essa elegibilidade não pode ser presumida. Então ele tem respaldo constitucional e está no pleno gozo dos seus direitos políticos. E o fato de que existe uma jurisprudência do TSE, esse impedimento não deve ser aplicado automaticamente. O juiz deve agir quando for provocado”, comenta Marcelo Junqueira Ayres.

O advogado criminalista e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, também considera equivocada a decisão da juíza. De acordo com Coutinho, não existe nenhuma pena que proíba o contato de qualquer condenado com a imprensa. “Ela tenta impor com essa decisão uma negativa à vontade popular através de pesquisas. Não vejo fundamentos concretos e adequados para essa decisão”. O advogado considera a decisão da juíza mais uma injustiça, fazendo com que essa execução antecipada da pena traga mais uma consequência contra o condenado, não podendo se expressar para manter a candidatura. “E se por acaso o TSE deferisse a candidatura de Lula, como ficaria o prejuízo do tempo que foi perdido pela falta de campanha que ele quis externar?”, questiona.

A decisão da juíza Carolina Moura Lebbos também foi questionada pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, lembrando que outros condenados notórios, como os traficantes Marcinho VP e Nem da Rocinha e o deputado Paulo Maluf conversaram com veículos de comunicação dentro de penitenciárias. Declarou: “Um criminoso deu entrevistas, o presidente Lula que é a maior liderança popular deste País e está com seus direitos políticos preservados não pode dar entrevistas?”

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no caso do tríplex do Guarujá. Sua defesa afirma que ele é inocente e que não há provas dos crimes atribuídos a ele.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2ujgvNP

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,22,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Juíza erra ao não permitir sabatina eleitoral com o ex-presidente Lula
Juíza erra ao não permitir sabatina eleitoral com o ex-presidente Lula
http://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/07/13054045/Captura-de-Tela-2018-07-12-a%CC%80s-17.26.02.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/07/juiza-erra-ao-nao-permitir-sabatina.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/07/juiza-erra-ao-nao-permitir-sabatina.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy