Ministério da Fazenda aponta falhas em reajustes de planos de saúde

O documento de 2018 diz que há erros conceituais no cálculo dos aumentos feitos pela ANS, porque permite que operadoras cobrem do consumidor o custo de falhas. 
Foto: Reprodução


Relatórios técnicos do Ministério da Fazenda, copilados desde 2014, apota que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem metodologia falha para definir o reajuste de planos de saúdes individuais e familiares

Os documentos foram revelados primeiramente pelo jornal Folha de S.Paulo. Por lei, a Fazenda precisa se pronunciar todo ano sobre o índice de aumento proposto pela ANS nos benefícios. Cabe a agência receber o comunicado e dar a palavra final sobre os reajustes.


De acordo com o documento de 2018, há erros conceituais no cálculo dos aumentos, porque permite que operadoras cobrem do consumidor o custo de falhas. Neste ano, a correção anunciada foi de 10%, abaixo dos 13,5% anunciados em 2017, mas é bem acima da inflação, que rondava 3%.

A ANS estabelece como critério de reajuste o custo médico e os reajustes dos planos coletivos, que são acertados entre os empregados e as operadoras. Para o ministério, a metodologia dá a “possibilidade de formação de conluio entre as firmas para influenciar o resultado” e “dificuldade de acesso a informações de custos resultantes da competição dos agentes”.

Os relatórios também defendem que a agência deveria levar em conta o aumento do custo real dos serviços prestados e não os preços adotados pelos planos coletivos. Isso porque as correções podem refletir “diversos fatores”, inclusive o “resultado de ineficiências”. A Fazenda recomendou que o órgão estudasse outra metodologia. A ANS defendeu que fará audiência pública nos dias 24 e 25 para discutir novas propostas.

ANS – Apesar da recente decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, de suspender liminarmente a regra que fixa em até 40% o pagamento de exames e consultas em planos de saúde de coparticipação, o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rodrigo Aguiar, continua a defender a manutenção do índice. “Não há razões técnicas que justifiquem a alteração do índice. A ANS está segura quanto à adequação do percentual definido”, disse.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2NA5m2a

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ministério da Fazenda aponta falhas em reajustes de planos de saúde
Ministério da Fazenda aponta falhas em reajustes de planos de saúde
http://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/06/23212034/planos-de-sa%C3%BAde.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/07/ministerio-da-fazenda-aponta-falhas-em.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/07/ministerio-da-fazenda-aponta-falhas-em.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy