Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento que fez história

por Reprodução

Um dos políticos mais ativo e influente dos últimos 20 anos, Roberto Pereira de Britto é por formação médico ortopedista formado pela Universidade Federal da Bahia em 1976, foi presidente da Associação Baiana de Médicos, Residente e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL), contou com importantes aliados para chegar ao executivo municipal, dentre os quais a família Lomanto, por meio de Antonio Lomanto Júnior, e a família Borges, por meio de Waldomiro Borges; ambas logrando apoio total do líder político estadual, Antonio Carlos Magalhães. Contando com o apoio das referidas famílias, o médico ortopedista acumula em seu currículo relevantes serviços prestados a cidade, em especial, a Baixa do Bomfim, uma das comunidades mais carente da periferia com índices altíssimos de verminose e de esquistossomose (doença causada pelo Schistosoma). Sua popularidade ganha vulto e o leva a pleitear uma cadeira na Câmara de vereadores. Entretanto, seu nome, seu trabalho, sua determinação chegam aos círculos sócio-políticos da cidade e é cogitado não como vereador, mas, para um cargo maior, o de prefeito.

Aos poucos, o nome do médico ganha notoriedade não apenas entre seus páreos, como em todos os círculos sociais da cidade, desde a classe mais humilhe, conhecedora do seu trabalho, à classe social alta. O programa Meu Médico Meu Amigo, da 93 FM dá lhe mais popularidade e possibilita esclarecimentos e orientações na área de saúde para grande parte da população, em especial àquelas sem acesso a transportes, a postos médicos, moradores de localidades de difícil acesso. Seu nome cresce nas pesquisas.

No ano de 1996, Roberto Britto é eleito prefeito de Jequié, com grande vantagem à frente dos seus adversários. Recebe uma prefeitura com sérios problemas, dentre os quais, mais de seis meses de atraso salarial dos funcionários, sem crédito no comercio local, com fornecedores que se recusavam a vender a prefeitura temendo não receber. Diante de tantos desafios e ansioso por organizar a casa, Roberto Britto escolhe sua equipe de governo entre amigos e contemporâneos de sua confiança os quais compartilhavam do mesmo desejo: tirar Jequié do marasmo, da estagnação que a tomava. Com certeza precisaria de prazo, pediu 100 dias para arrumar a casa e o fez. O primeiro ato foi colocar em dia a folha de pagamento dos efetivos; a partir de então, os servidores podiam contar com data, hora e dia para receberem seus salários. Saldou todas as dívidas em atraso. Os dias difíceis e o cumprimento da sua promessa de organizar e estruturar a cidade obrigou-o a princípio a realizar trabalhos de manutenção dos serviços públicos, o investimento em obras seria sua segunda meta.

Como prefeito, Roberto Britto deixou um importante legado em Jequié com obras importantíssimas realizadas durante seus dois mandatos, a exemplo do Centro de Cultura. Seu trabalho e dedicação fez o município destacar-se no cenário estadual; carregava consigo uma visão ímpar como administrador, sua forma de organizar os setores públicos foi implantada, ganhou respeito e credibilidade. Seus sonhos sobrepujaram sua história de vida, deu orgulho a sua família sem esquecer-se de sua origem humilde. Driblou os desafiou da vida transformando seus estudos em parâmetros para uma vida digna e de sucesso. Como médico e como prefeito buscou formas para ajudar ao outro, principalmente os menos favorecidos.

Contando com o apoio do governo do Estado, assim como do então secretário de infraestrutura que, mais tarde,veio a tornar-se vice-governador da Bahia – Cesar Borges-, a economia do município foi ganhando corpo, se reestruturando, obras de infraestrutura foram surgindo com a alocação de recursos e ações decorrentes da participação uma importante equipe de planejamento, juntos buscavam recursos tanto na esfera estadual quanto federal.

Para alavancar os planos futuros do então prefeito Roberto Britto, a parceria Borges/Lomanto foi crucial, que tinha como meta, o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Determinado a alcançar seus objetivos, Roberto Britto conseguiu 26 quilômetros de pavimentação asfáltica, beneficiando quase todo centro comercial de Jequié, realizou a sinalização horizontal e vertical do trânsito dando à cidade um novo fôlego; a Avenida Rio Branco recebeu uma grossa camada de asfalto, várias ruas foram pavimentadas com paralelepípedos, a cidade tornou-se um canteiro de obras. Não bastava! Roberto Britto queria mais, Jequié precisava criar vagas de emprego para a população. Uma grande fábrica talvez fosse o início para outras conquistas, surgiu então a ideia de trazer uma fábrica de calçados, a Ramarim. Seduzida pela anistia de impostos e pela vasta mão de obra, a empresa instala-se no Centro Industrial de Jequié gerando mais de 5 mil empregos diretos. Atraindo mais duas importantes empresas de acessórios e complementos calçadistas, Fipan e a Vinilex.

Decorridos quatro anos e pleiteando a reeleição, Roberto Britto reestrutura suas ações, seu desejo é deixar Jequié nos trilhos do desenvolvimento. Porém, o inesperado acontece: uma ruptura política com a família Lomanto deixa Roberto apreensivo, mas, estrategista e com uma visão de águia o prefeito segue rumo aos seus objetivos, contando agora apenas com o apoio dos Borges. Para ele era o que importava. Cesar Borges tornara-se Governador da Bahia, sucedendo o filho praticamente eleito de Antonio Carlos Magalhães – Luiz Eduardo Magalhães -, vítima de um infarto fulminante.

Foi com o apoio de Cesar Borges, governador da Bahia que Roberto Britto consegue feitos até então “improváveis” por parte daqueles que o antecederam. Finalmente consegue realizar o objetivo de colocar Jequié no cenário nacional, dando-lhe visibilidade. Bairros com déficit em saneamento foram contemplados com rede de esgoto em mais de 90% de Jequié. Uma nova Estação de Tratamento de Água ETA, foi construída no povoado da Barragem da Pedra, cria a Avenida Cesar Borges impulsionando seu crescimento para a área norte da cidade. Constrói também nessa região o Anel Rodoviário, o Colégio Luiz Eduardo Magalhães, a BA-547 dando acesso para o distrito de Florestal, Apuarema, Itamarí e Gandu, estas, fazem importante ligação entre as BRs-330, 116 e 101, facilitando dessa forma o escoamento da produção agrícola da região. Realizou também a construção da Passarela sobre o Rio das Contas facilitando o acesso dos trabalhadores da Ramarim ao bairro Joaquim Romão.

Com recursos de emenda parlamentar do governo federal construiu nove quadras poliesportivas melhorando significativamente o esporte no município, e mais de 20 Unidades de Saúde, Jequié naquela época contava apenas com os postos Almerinda Lomanto, Julia Magalhães e o Posto do Campo do América para atender toda a população. Então, cria a primeira Unidade de Saúde, o Posto Sebastião Azevedo, beneficiando não apenas os moradores do Mandacaru assim como de outras localidades também. Essa iniciativa melhorou significativamente as condições de saúde da população mais carente. O alargamento das laterais da Ponte Teodoro Sampaio foi mais um compromisso realizado por Roberto Britto com recursos próprios o que facilitou o acesso para veículos e pedestres. Surge a ideia de inclusão digital das camadas mais carente de Jequié, assim, a construção das Velas Culturais teve o objetivo de criar nas praças da cidade ações para promover cidadania por meio da educação digital e da difusão de conhecimentos tecnológicos.

Ainda em seu primeiro mandato, em 1997 realiza uma festa jamais vista na história de Jequié. O motivo vale o esforço e o preço, é o aniversário de 100 anos de emancipação política administrativa de Jequié. Nada menos que Joaozinho Trinta, o maior carnavalesco do eixo Rio/São Paulo foi contratado para a criação e execução da festa que passou para a história da cidade. Ousadia nunca faltou ao leão da Bahia que junto com o prefeito de Poções, Tonho Gordo, formam a dupla perfeita na chapa presidente/ vice da UPB-União dos Prefeitos da Bahia. Lamentavelmente, um grave acidente de carro vitimou Antonio Gordo, recém-eleito presidente.O infortúnio fez com que Roberto Britto assumisse a UPB, situação que lhe deu régua e compasso para pleitear uma vaga na Câmara dos Deputados e seguir sua história de sucesso.

Fonte:https://ift.tt/2L1R5Ol


from Ebahia News https://ift.tt/2u4WbiW

COMMENTS

Nome

Bahia,347,Brasil,424,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,852,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,550,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento que fez história
Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento que fez história
https://i1.wp.com/zeniltonmeira.com.br/wp-content/uploads/2018/07/img234.jpg?resize=647%2C411
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/07/trajetoria-politica-de-jequie.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/07/trajetoria-politica-de-jequie.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy