Os bastidores de quem ganhou (ou perdeu) muito dinheiro com bitcoins

Conheça as histórias e estratégias de quem decidiu manter os investimentos em bitcoins e outras criptomoedas, apesar da queda nas cotações.
O designer publicitário Marco Antônio Tagliolaeto, 34 anos: investidor desde 2013, de minerador virou trader (Arquivo pessoal/Divulgação)
São Paulo – O analista de investimentos Paulo Fernando Braga, 27 anos, o designer publicitário Marco Antônio Tagliolaeto, 34 anos, e o supervisor comercial Carlos Alberto Rodrigues Junior, 32 anos, têm uma coisa em comum: todos investem em bitcoins.

Eles se enquadram no perfil da maioria dos investidores em criptomoedas: são homens (91%) que vivem na região Sudeste (42% moram em São Paulo e 10% no Rio de Janeiro) e têm entre 26 e 40 anos (70%). Os dados foram retirados de um levantamento recentemente feito pela startup GuiaBolso, com base em dados bancários de 1.329 usuários que realizaram transações com criptomoedas de suas contas nos bancos para as chamadas exchanges (bolsas de negociação de moedas virtuais),

A fintech mostra ainda que quase metade desses aplicadores (48,6%) têm renda maior do que 8 mil reais, e que, em média, eles têm perfil de trader: compram e vendem moedas virtuais rapidamente para ganhar com a oscilação do mercado. De janeiro a julho deste ano, eles investiram em média 3.197,11 reais por mês e resgataram, também por mês, 3.747,33 reais, em média. É um valor tão grande quanto o que esses investidores aplicam em fundos, previdência privada e na caderneta de poupança.

Apesar da queda de 60% do valor da bitcoin nos sete meses do levantamento, só a partir de junho é possível ver um reflexo dessa baixa no ânimo dos investidores. Tanto os valores investidos como os resgatados caíram um pouco: passaram a ser aplicados 2.378,66 reais e resgatados 5.998,08 reais nos dois últimos meses, em média.

Os três investidores entrevistados pelo site EXAME confirmam esses números: continuam motivados a investir, acreditando na valorização a longo prazo do ativo. Mas, em alguns momentos, deixaram de fazer novos aportes ou reduziram a quantidade de dinheiro investida, seja por necessidade ou porque o mercado andou “de lado”.

Eles ensinam lições para quem está disposto a encarar o mercado. Os que resolveram especular com os (muitos) altos e baixos da moeda, estudaram e se informaram. Os que não tiveram fôlego ou não quiseram ir muito a fundo, tiveram paciência de esperar por uma valorização e, principalmente, fazer vista grossa para as oscilações das cotações.

Todos concordam que investir nesses ativos não é algo para amadores ou iludidos com grana fácil. Muitas vezes, eles citam a palavra jogo ou aposta, e ressaltam a falta de regulamentação das moedas virtuais como um risco que não pode ser desconsiderado. Conheça abaixo os bastidores e estratégias de quem decidiu investir em bitcoins e outras criptomoedas.

Das ações para as criptomoedas

O analista de investimentos Paulo Fernando Braga, 27 anos, mora no Rio de Janeiro e aplicou dinheiro em ações por seis anos até que, em agosto de 2017, começou a investir 10% do valor de sua carteira de investimentos em criptomoedas, até transferir quase todo dinheiro de outros investimentos para esses ativos.

“Não aconselho ninguém a fazer isso, mas me senti preparado. Trabalho com aplicações financeiras e estudei muito antes de apostar nas moedas virtuais. É um mercado como outro qualquer: se não entende, melhor não entrar ou ter, no máximo, 10% da carteira nisso, sabendo do alto risco”, ressalta.

Paulo sempre foi um trader na Bolsa, e especulava com o sobe e desce das ações e também com derivativos, um mercado ainda mais arriscado. Ele define o mercado de moedas virtuais como ‘um paraíso’.

“Quando conheci mais de perto os ativo, ao fazer um curso na PUC do Rio por indicação de um amigo, fiquei apaixonado. Nunca tinha visto um ativo tão volátil. Em um dia ele pode subir 10% e no outro pode cair 20%. É algo que não acontece no mercado tradicional, e é aí que ganho dinheiro.”

Paulo tem 10% de sua carteira de criptomoedas em ativos de longo prazo, moedas que acredita que tenham potencial de crescimento. O restante dessas aplicações consiste em operações curtas de compra e venda das cinco moedas com maior volume.

Para isso, usa o serviço de grandes exchanges globais. “Nas operações, consigo obter, em média, 10% de retorno”. O analista prefere apostar na queda dos ativos. “Alugo, vendo e recompro por um valor menor e devolvo.”

Fonte: Revista Exame


from Ebahia News https://ift.tt/2N3C2o0

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,356,Brasil,432,Brasília,2,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,26,des,1,Destaque,873,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,553,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,432,Saúde,13,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Os bastidores de quem ganhou (ou perdeu) muito dinheiro com bitcoins
Os bastidores de quem ganhou (ou perdeu) muito dinheiro com bitcoins
https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/08/marco1.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/08/os-bastidores-de-quem-ganhou-ou-perdeu.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/08/os-bastidores-de-quem-ganhou-ou-perdeu.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy