Mar invade casas em Cacha Pregos e moradores decretam situação de emergência

Por conta dos estragos causados pela maré os moradores começaram a arrecadar doações para quem precisou deixar seus lares.
Reprodução: Facebook/leitor bahia.ba
Os moradores da ilha Cacha Pregos que pertence ao município de Vera Cruz, na Bahia, iniciaram uma série de protestos nas redes sociais por conta da situação que estão vivendo em uma das praias mais isoladas da Ilha de Itaparica.

Nos relatos os internautas afirmam que a ilha esta sendo engolida pela força da maré. “O mar desde março não para de subir, alertei o poder público local através de mensagens, estas estão todas salvas no WhatsApp e até o presente momento o gestor não veio para olhar a situação, nem muito menos tomar uma providência! Precisamos de praças, precisamos de calçamento, mas acima de tudo precisamos dormir tranquilos em nossas residência sem medo da água invadir!”, conta Luana Lobo, uma moradora da região.

Por conta dos estragos causados pela maré os moradores começaram a arrecadar doações para quem precisou deixar seus lares. “Aproveitando a oportunidade também peço que contribuam com doações para todos os moradores da orla para tentar conter o avanço do mar, uma vez que não temos quem faça por nós!”.
Em entrevista ao Bahia Meio Dia nesta quinta-feira (13), Eduardo Topázio, Diretor de Águas do INEMA explica que a situação tem a ver com a Lua Nova. “Tanto a Lua Nova quanto a Lua Cheia aumentam a onda de maré e se ocorre fenômenos meteorologias no oceano atlântico, isso faz com que haja uma sobrelevação de onda de maré nessas regiões”, disse o especialista citando os fenômenos como as frentes frias.

O especialista ainda afirma que a localização da ilha de Cacha Pregos contribui para que aconteça essa invasão do mar. “Nessas áreas onde se vê uma maior intensidade de afunilamento aumenta a intensidade das correntes e termina rebatendo naquela área”.

Topázio aponta outro motivo para que esteja acontecendo a invasão. “Aquela região ali da Baia de Todos os Santos, no final da Ilha de Itaparica tem também uma saída de rio que esta muito seco, esta com menos volume de água porque tem chovido bem menos, aquela região equilibra a água que entra e a que sai, com essa falta de equilíbrio faz com que haja uma predominância da água marítima e termina impactando maior na costa”.

O Diretor de Águas do INEMA tranquiliza uma das maiores preocupações dos moradores de Cacha Pregos. “A maré vai recuar, passando o fenômeno metateológico e as questões ligadas a maré ela vai recuar”.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2p3bK7Q

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,424,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,2,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,21,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,10,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,84,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Mar invade casas em Cacha Pregos e moradores decretam situação de emergência
Mar invade casas em Cacha Pregos e moradores decretam situação de emergência
http://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/09/13131117/cacha-prego.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/09/mar-invade-casas-em-cacha-pregos-e.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/09/mar-invade-casas-em-cacha-pregos-e.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy