O risco do populismo: FMI reduz previsão de expansão global

Instituição afirma que leva de imposição de tarifas comercias é um dos fatores a jogar para baixo a economia tanto em 2018 quanto em 2019.
Porto de Hamburgo: Segundo a revista Economist, a única certeza no cenário econômico global é que “uma nova recessão é inevitável" (/)
O novo presidente brasileiro ainda nem assumiu e já tem um novo desafio com o qual lidar. O Fundo Monetário Internacional reduziu a previsão de crescimento da economia global tanto em 2018 quanto em 2019 de 3,9%, de julho, para 3,7%. Executivos da instituição e do Banco Mundial estão reunidos para uma conferência em Bali, na Indonésia, e divulgaram as novas previsões na madrugada desta terça-feira.

É mais um sinal de que os bons ventos na economia global podem estar perto do fim. Para o Brasil, a notícia é especialmente preocupante porque, como se sabe, o país ainda luta para se recuperar de sua pior crise econômica e há no ar uma grande expectativa de retomada com a provável eleição de Jair Bolsonaro (PSL). Seu bom desempenho no primeiro turno fez com que a bolsa subisse 4,6%, ontem. A dúvida desta terça-feira é se o rali continuará, de olho no cenário interno, ou será afetado pelos ventos gelados que vêm de Bali.

Segundo a revista Economist, a única certeza no cenário econômico global é que “uma nova recessão é inevitável — e o mundo está completamente despreparado” para lidar com ela. Os motivos da preocupação vêm de todos os lados: tensões com relação a uma guerra comercial global, resultados ruins na economia europeia e uma crescente dificuldade de países emergentes num cenário com crédito mais escasso em virtude de aumentos nas taxas de juros de países como os Estados Unidos.

“O crescimento dos Estados Unidos vai cair assim que partes de seu pacote de estímulo fiscal sofram reversão”, afirmou o economista-chefe do FMI, Maurice Obstfeld. O fundo cortou a previsão de crescimento americano de 2019 de 2,7% para 2,5%, e da China de 6,4% para 6,2%. A previsão dos dois países para 2018 permanece inalterada: 2,9% e 6,6%, respectivamente. No caso brasileiro, a previsão de crescimento em 2018 caiu de 1,8% para 1,4% em virtude, entre outros fatores, da greve dos caminhoneiros.

O pessimismo do FMI com os Estados Unidos é uma prova de fogo para Donald Trump que, dois anos depois de assumir, surfa na onda de uma expansão econômica de 4% com desemprego abaixo dos 4%. É uma combinação que infla seu discurso populista e alimenta populismos mundo afora, como alerta Harold James, professor da Universidade Princeton e colunista do app EXAME Hoje. James afirma que “é apenas uma questão de quando, e não de se, a conta econômica vai chegar”.

Fonte: Revista Exame


from Ebahia News https://ift.tt/2CyVEf5

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,348,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,23,des,1,Destaque,854,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,552,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: O risco do populismo: FMI reduz previsão de expansão global
O risco do populismo: FMI reduz previsão de expansão global
https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/10/hamburgo.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/10/o-risco-do-populismo-fmi-reduz-previsao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/10/o-risco-do-populismo-fmi-reduz-previsao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy