Constituição é o único norte da democracia, afirma Bolsonaro no Congresso

Presidente eleito também afirmou que continuará construindo o Brasil que o povo merece ao lado do Legislativo e do Judiciário
Bolsonaro: presidente eleito disse que a Constituição é o único norte que existe na democracia (Cleia Viana/Agência Câmara)
Brasília – O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, em breve discurso durante sessão solene do Congresso Nacional para marcar os 30 anos da Constituição, que o documento é o único norte que existe na democracia, e afirmou que continuará construindo o Brasil que o povo merece ao lado do Legislativo e do Judiciário.

“Na topografia existem três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia é só um norte, é o da nossa Constituição”, afirmou Bolsonaro, que retornou à Câmara nesta terça-feira pela primeira vez desde a eleição.

“Temos tudo para sermos uma grande nação. E na união de nós, que no momento estamos aqui, ocupando cargos-chave da República, podemos sim mudar o destino dessa grande nação”, acrescentou o presidente eleito.

Na sessão, o presidente eleito se sentou na tribuna ao lado do presidente Michel Temer, do presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do ex-presidente José Sarney.

Também fizeram parte o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Discursos

Durante a sessão solene, o primeiro a discursar foi o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Eunício de Oliveira. Em sua fala, afirmou que a Constituição de 1988 marcou a transição para o período democrático mais longo da história do país. “Devemos sempre, sempre respeitá-la [a Constituição] e, principalmente, cumpri-la”, disse.

Logo em seguida, Rodrigo Maia defendeu a Constituição, mas não excluiu o fato de que o texto precisa de reformas. “O fato de não queremos uma nova Constituição, não é o mesmo que a negar necessidade de reformas. Pelo contrário, Constituições longevas passam por processos profundos de mudança para que possam continuar dialogando com o mundo”, defendeu.


Raquel Dodge, que também discursou, reforçou que a Constituição garante a liberdade de imprensa e de opinião, além proteger as minorias. “Nossa Constituição reconhece a pluralidade étnica, linguística, diferença de opinião, a equidade no tratamento e o respeito às minorias, garante liberdade de imprensa para que a informação e a transparência saneiem o conluio e revelem os males contra indivíduos de bem comum”, afirmou.

Antes de Bolsonaro falar, foi a vez do presidente do STF, Dias Toffoli. Ele mostrou a Constituição ao presidente eleito e lembrou que o deputado federal se comprometeu, durante a campanha eleitoral, a cumpri-la. “Também cumprimento [Bolsonaro] que, no último ato de campanha, Vossa Excelência estava exatamente com esta Constituição à mão e celebrando que uma vez eleito iria cumprir, como vai cumprir, a Constituição e as leis do Brasil”, disse.

Em seu discurso, ele lembrou dos momentos turbulentos para a democracia nos últimos anos, mas ressaltou que o país sempre encontrou a solução dentro que manda a Constituição. “A Constituição de 88 projeta para cada brasileiro o ideal de uma cidadania plena. Muito se conquistou nesses últimos 30 anos, valendo destacar, principalmente, o fortalecimento das instituições democráticas”, disse.
Leia o discurso de Bolsonaro na íntegra:

Obrigado pela oportunidade. Estou muito feliz em retornar a esta Casa, rever velhos amigos, fazer novas amizades. Estamos aqui num dos centros do Poder. Juntos o Executivo, Legislativo e Judiciário tem um compromisso como agora pouco discursou o nosso presidente do STF o ministro Toffoli, a responsabilidade é de todos nós. Pedimos a Deus que nos ilumine, agradeço por ele ter salvo nossa vida a pouco tempo e dizer a todos: na topografia existem 3 nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Mas na democracia existe só 1 norte, é o da nossa Constituição. Juntos, nosso presidente Toffoli, querido Rodrigo Maia e demais aqui da mesa, vamos continuar, presidente Temer, construindo o Brasil que o nosso povo merece, temos tudo para ser uma grande nação e a união de nós, que no momento estamos aqui ocupando cargos chaves na República, podemos sim mudar o destino dessa grande nossa nação. Meu povo brasileiro, acredito muito em nosso potencial. Meu muito obrigado a todos e peço a Deus que nos ilumine a todos para continuar traçando o destino que nosso povo merece, a felicidade e o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Muito obrigado.”

Fonte: Revista Exame


from Ebahia News https://ift.tt/2ztsJ8a

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,347,Brasil,426,Brasília,1,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,22,des,1,Destaque,853,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,18,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1146,Politica,551,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,428,Saúde,12,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Constituição é o único norte da democracia, afirma Bolsonaro no Congresso
Constituição é o único norte da democracia, afirma Bolsonaro no Congresso
https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/11/img20181106120337011.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2018/11/constituicao-e-o-unico-norte-da.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2018/11/constituicao-e-o-unico-norte-da.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy