AUTORIDADES HOMENAGEIAM IRMÃ DULCE


Divulgação/AgênciaALBA

O deputado Alex Lima (PSB), presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), propôs à Mesa Diretora uma sessão especial em homenagem a Irmã Dulce, que teve o processo de canonização aprovado pelo Vaticano, após o reconhecimento pelo papa Francisco de outro milagre realizado pela beata. Além do socialista, outros parlamentares da Casa registraram em redes sociais a notícia decorrente da confirmação do segundo milagre atribuído ao “Anjo Bom da Bahia”, como era conhecida Maria Rita Lopes de Sousa Brito, que se tornará a primeira santa nascida no Brasil, mais precisamente em Salvador, na data de 26 de maio de 1914.




Para o deputado Alex Lima, “Irmã Dulce nos deixou um legado de amor, caridade e altruísmo. Será uma honra homenagear esta guerreira baiana que dedicou a vida aos menos favorecidos”, disse. Durante a sessão ordinária no plenário da ALBA, Lima reiterou sua homenagem: "Essa Presidência gostaria de registrar e saudar a escolha da nossa Irmã Dulce como santa. Foi autorizado o processo de canonização pelo Papa Francisco, o que vem engrandecer a Bahia e os baianos. Agora, o nosso 'Anjo Bom da Bahia' será um anjo de todo o mundo", afirmou.


O governador em exercício, deputado Nelson Leal, também se pronunciou e saudou o decreto papal que proclama Irmã Dulce como santa, reconhecendo um segundo milagre atribuído à religiosa baiana. “A canonização de Irmã Dulce enche de orgulho a todos os baianos, porque é o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira em favor dos mais pobres e dos mais humildes. Será a primeira brasileira – nascida no Brasil – a virar santa. O decreto do Papa Francisco confirma aquilo que nós sabemos há 70 anos, que é a santidade do ‘Anjo Bom da Bahia’, nossa Maria Rita Lopes de Sousa Brito”, celebrou Nelson Leal.

O governador em exercício destacou que, além do simbolismo religioso, a canonização de Irmã Dulce é uma forma de fortalecimento da obra social dela. “Ela continua operando milagres todos os dias, salvando pessoas da pobreza e da morte. Mesmo com a sua partida deste mundo, no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, milhares de pessoas ainda são assistidos com saúde e educação pelas suas Obras Sociais, hoje sob o comando de sua sobrinha, Maria Rita”, destacou.

TRAJETÓRIA

Maria Rita Lopes de Sousa Brito, nome de batismo de Irmã Dulce, nasceu em Salvador e realizava obras de caridade e de assistência aos mais pobres da capital. A beata iniciou seu trabalho social nas comunidades de Alagados e Itapagipe, tendo fundado posteriormente a União Operária São Francisco, o Círculo Operário da Bahia e a Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), uma entidade filantrópica que atende milhares de pacientes na capital baiana. Instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce faleceu em 22 de maio de 1992 e foi beatificada em 22 de maio de 2011 após confirmação pelo Vaticano do primeiro milagre. O caso ocorreu em Itabaiana, em Sergipe, onde uma mulher teve uma hemorragia pós-parto curada depois que os médicos haviam desistido de tratar a paciente. O segundo milagre, que motivou a aprovação da canonização está relacionado a uma pessoa que era cega e um dia acordou enxergando.

Ela foi beatificada em maio de 2011, recebendo o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão/SE. 

Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Fonte: Alba Notícias 


from Ebahia News http://bit.ly/2HlLwHR

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,356,Brasil,432,Brasília,2,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,26,des,1,Destaque,873,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,553,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,432,Saúde,13,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: AUTORIDADES HOMENAGEIAM IRMÃ DULCE
AUTORIDADES HOMENAGEIAM IRMÃ DULCE
http://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:33749-901467-2019-05-14-23-31-27.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2019/05/autoridades-homenageiam-irma-dulce.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2019/05/autoridades-homenageiam-irma-dulce.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy