DIRETO DO PLENÁRIO -DEPUTADOS APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES CONTRA OS CORTES DE VERBAS NAS UNIVERSIDADES


Divulgação/AgênciaALBA

Parlamentares baianos declararam apoio às manifestações contra os cortes de verbas nas universidades e institutos federais, na sessão desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Os atos, ocorridos em todos os estados e no Distrito Federal, são contra o bloqueio de 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições de ensino, que incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de pesquisas. De acordo com o Governo Federal, não se trata de corte, mas de contingenciamento de verbas por conta da crise por que passa o Brasil.


O deputado Marcell Moraes (PSDB) foi o primeiro orador e colocou-se, de forma veemente, ao lado dos professores. O tucano, que revelou ser filho de professora e ter feito magistério, criticou tanto o Governo Federal pelo corte no orçamento da Educação, quanto o Governo da Bahia por conta da greve das universidades estaduais. “Entre o presidente Bolsonaro, o governador Rui Costa e os professores, eu fico com os professores”, afirmou Moraes.


Além de parabenizar os professores, alunos e funcionários das universidades públicas brasileiras, em destaque a comunidade universitária baiana pela demonstração de força de mobilização, o deputado Robinson Almeida (PT) repudiou a resposta do presidente Jair Bolsonaro sobre os protestos. “É mais um desatino desse presidente”, classificou o petista, que estimou a participação de 50 mil pessoas no ato em Salvador.


Associando-se às falas dos colegas, o deputado Jacó (PT) destacou que a manifestação na capital baiana foi em defesa não só da educação e das universidades federais, mas um chamamento para a democracia e contra a proposta de Reforma da Previdência que tramita no Congresso. “Isso mostra que a nossa força social está mais viva do que nunca, e nós não vamos aceitar os retrocessos que estão acontecendo em nosso Brasil”, afirmou o parlamentar.

O deputado Pastor Tom (pSL) questionou os critérios para a promoção da carreira na Polícia Militar da Bahia. Policial militar, o parlamentar usou o seu próprio exemplo no discurso: “Entrei na PM em 1997 e fui promovido apenas uma vez, de soldado para cabo. Um amigo meu, nesse mesmo tempo, foi promovido de tenente para capitão, de capitão pra major, e de major para tenente-coronel. Quer dizer que o oficial pode ser promovido três vezes, e o soldado tem que morrer soldado?”.

Pedro Tavares (DEM) cobrou a regulamentação de lei de sua autoria, aprovada em 2015, que instituiu a Semana de Conscientização e Combate ao Lúpus na Bahia. O democrata fez um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria estadual de Saúde “para que a lei seja cumprida, realizando ações, que seriam na primeira semana do mês de maio, sobre essa doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico”.

O deputado Capitão Alden (PSL) pediu que a Casa se debruçasse sobre proposta de sua autoria que versa sobre os créditos em milhagens aéreas de agentes públicos ou particulares em decorrência da aquisição de passagens aéreas com recursos públicos. O projeto de lei, segundo o parlamentar, “visa permitir a utilização destas passagens por pessoas sem condições financeiras e que justifiquem sua necessidade, como atletas que precisam competir fora ou pacientes cujo tratamento especial de saúde se encontre em outro estado”.

O pedetista Samuel Jr. chamou atenção para a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no próximo sábado (18), trazendo números alarmantes. “Aqui na Bahia, em média, seis casos de abuso sexual infantil são denunciados por dia. Precisamos continuar denunciando, pedir que as escolas possam estar atentas a esses casos, que o conselho tutelar possa continuar a desempenhar seu trabalho e que essa Casa possa contribuir nessa luta”, defendeu o parlamentar.

Fonte : Alba Notícias 


from Ebahia News http://bit.ly/2VFKi2L

COMMENTS

Nome

ADEB,1,Bahia,357,Brasil,432,Brasília,2,Camaçari,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,1,Destaque,873,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,19,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Mundo,85,Noticias,1148,Politica,553,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,6,Salvador,432,Saúde,13,Segurança Pública,3,Teixeira de Freitas,22,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: DIRETO DO PLENÁRIO -DEPUTADOS APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES CONTRA OS CORTES DE VERBAS NAS UNIVERSIDADES
DIRETO DO PLENÁRIO -DEPUTADOS APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES CONTRA OS CORTES DE VERBAS NAS UNIVERSIDADES
http://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:33771-901467-2019-05-15-23-14-39.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2019/05/direto-do-plenario-deputados-apoio-as.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2019/05/direto-do-plenario-deputados-apoio-as.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy