$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE DEBATE SOBRE VISIBILIDADE LÉSBICA

NeuzaMenenzes/AgênciaALBA

Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa, a visibilidade lésbica na Bahia foi tema exclusivo de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. Proposto pelo deputado Hilton Coelho (Psol), o evento intitulado “Mais lésbicas no poder” reuniu, nesta terça-feira (27), representantes do segmento que expuseram aos parlamentares e gestores baianos suas demandas e reivindicações.

Além do proponente, participaram da audiência os parlamentares Neusa Cadore (PT), presidente da comissão, e Capitão Alden (PSL) – presidente e vice-presidente do colegiado - Fabíola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PC do B); Flávia Reis, representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia; Amélia Maraux, da Uneb, representando Diadorim e a Liga Brasileira de Lésbicas. 

A presidente da comissão abriu a discussão ressaltando o ineditismo e a contundência do tema, parabenizando o Forum Permanente de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTI da Assembleia pela provocação e o deputado Hilton Coelho, pelo tema e pelo formato. Tendo como fonte um dossiê sobre o lesbocídio no Brasil, a petista alertou para o aumento da violência contra as lésbicas na Bahia. “O estudo aponta 180 homicídios no período de 2000 a 2017, sendo que destes, 126 assassinatos aconteceram nos últimos quatro anos. Esse quadro é um indicador de que a violência cresce muito, a sociedade está cada vez mais intolerante e matando mulheres lésbicas”, alertou a parlamentar

Entre as ativistas que compuseram a mesa, Amélia Maraux colocou o reconhecimento da pauta do segmento como uma ação de política pública a ser pensada pelos parlamentares que ocupam a Casa. A situação das lésbicas no Brasil, segundo Maraux, é de invisibilidade, de violência do Estado, que não as reconhece como sujeitos de uma política em torno da cidadania e de direitos. “ Os dados da lesbofobia mostram, exatamente, o que é que ocorre hoje no Brasil. E quando a gente vem pra cá, isso é um ato de rompimento com uma cultura que tenta nos invisibilizar e nos violenta historicamente”, frisou. 

Durante o evento, que contou com a interatividade de representantes de vários movimentos sociais como Michele Menezes, do Fórum Enlesbi, e Karine Eloy, da articulação de Jovens Feministas da Bahia, deram o toque artístico de resistência, as dragqueens baianas, Nágila Goldstar e Eva Sattiva.

O ponto alto na audiência, fazendo jus ao tema “Mais lésbicas no poder”, ficou por conta da declaração das mulheres lésbicas que se assumiram como pré-candidatas lésbicas à vereança e a prefeitas de cidades baianas. Entre elas, Laina Crisóstomo, presidente da ONG Tamos Juntas; Barbara Trindade, presidente do projeto Social 1+1 é sempre mais que dois; a atriz Lívia Ferreira, do coletivo Lesbibahia, rede Sapatar; Ana Sales, pre-candidata a prefeita de Vera Cruz e Mãe Iara D’Oxum, do terreiro Ilé Tomim Kiosise Ayo. 

Para Hilton Coelho, a manifestação de participação política como representante da bandeira lésbica vem com muita dose de coragem por parte das pre-candidatas. “É uma vitória muito grande, o que mostra que, para além da discussão do manifesto de uma carta de intenções, nós podemos ter decorrências políticas de construção de verdadeiras trincheiras em relação à causa”.

Como resultado, ficou sugerida na audiência maior preocupação na construção de políticas públicas que venham a beneficiar a comunidade LGBT, mais diálogo com o Forum Permanente de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTI da ALBA. Também foram encaminhadas propostas de moção, uma de repúdio ao MEC, pelo corte das vagas da Unilab voltadas para o segmento; e a outra, pela fala misógina do presidente da República contra a primeira-dama da França.

ALBA


from Ebahia News https://ift.tt/2LceKJW

COMMENTS

Nome

@alba,3,@alba Destaque,3,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,1,ALBA,5,Aliança Pelo Brasil,1,Assembleia de Carinho,1,Bahia,367,BOLSONARO,1,Brasil,434,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,882,dez,5,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,20,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,555,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,1,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE DEBATE SOBRE VISIBILIDADE LÉSBICA
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE DEBATE SOBRE VISIBILIDADE LÉSBICA
https://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:37873-901467-2019-08-27-23-39-41.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2019/08/comissao-de-direitos-humanos-promove.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2019/08/comissao-de-direitos-humanos-promove.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content