
Divulgação/AgênciaALBA
O deputado Eduardo Alencar (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações ao município de Wagner, localizado na Chapada Diamantina, a 390 km d capital, pela passagem do seu 104º aniversário de emancipação política e administrativa, comemorado no dia 21.
O município de Wagner surgiu às margens do rio Utinga devido à criação de um colégio – O Instituto Ponte Nova (IPN), formado por um grupo de missionários presbiterianos oriundos dos Estados Unidos da América com a intenção de fundar, em território baiano, uma missão encarregada de difundir a fé, promover a educação e a saúde entre os sertanejos. Wagner foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº. 1.739, em 20 de julho de 1962, desmembrando-se de Lençóis. Contudo, segundo consta na moção, a partir de um relato do escritor Belamy Macêdo de Almeida, em seu livro Ponte Nova: “Construindo o futuro olhando no retrovisor”, Wagner recebeu essa denominação em homenagem a um alemão chamado Franz Wagner, que prestou uma enorme assistência à população durante o período da seca que flagelou o sertão.
O município possui, atualmente, uma população de 9.504 habitantes (IBGE/2013). Sua principal atividade econômica é a agricultura. Por fim, o legislador desejou "progresso e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade e seu povo"
from Ebahia News https://ift.tt/33NRYR0
COMMENTS