$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Em nota, Itamaraty se alinha aos EUA contra Irã e pede luta global contra o terrorismo

Ministério diz que Brasil está 'pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos'
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo Foto: Adriano Machado / Reuters

BRASÍLIA — O Itamaraty emitiu um comunicado em tom de alinhamento ao lado americano na recente disputa dos EUA com o Irã na noite desta sexta-feira, no qual diz que ”o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”.

No comunicado, intitulado "Acontecimentos no Iraque e luta contra o terrorismo", o Ministério das Relações Exteriores afirma que ”essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo".

A nota foi publicada em meio às turbulências causadas pelo ataque aéreo americano em que foi assassinado o general Qassem Soleimani. Comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária do Irã, ele foi morto por um míssil dos Estados Unidos acionado por drones.

No texto, o Itamaraty não faz referência direta ao Irã ou a Soleimani, mas afirma que o Brasil está “pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento”, sem mencionar as Nações Unidas.


"O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas", acrescenta o texto.

A nota afirma também que o "Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país".

O Irã é um parceiro comercial relevante do Brasil, que exporta cerca de US$ 2 bilhões por ano para o Irã, na maior parte commodities como milho, carne e açúcar. No caso do milho, os iranianos são responsáveis por comprar um terço de todas as exportações brasileiras do produto.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse que a posição do governo em relação a tensão entre EUA e Irã é de fazer aliança com “qualquer” país que combata o terrorismo.

— A nossa posição é se aliar a qualquer país do mundo no combate ao terrorismo. Nós sabemos que, em grande parte, o Irã representa para os seus vizinhos e o mundo — disse.

Bolsonaro também afirmou que a vida pregressa do general iraniano morto na quinta-feira era “voltada em grande parte para o terrorismo”.

— Do que levantamos até agora da vida pregressa dessa autoridade iraniana que perdeu a vida no dia de ontem, segundo informações aqui, pessoa que estaria envolvida em ataques à entidade judia que existia na Argentina — disse, referindo-se ao atentado contra a AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), que deixou 85 mortos em 1994. — Então, a vida pregressa dele era voltada em grande parte para o terrorismo e nós aqui no Brasil, a nossa posição é bem simples. Tudo que pudermos fazer para combater o terrorismo, assim o faremos

FONTE: G1


from Ebahia News https://ift.tt/2Qqb62K

COMMENTS

Nome

@alba,6,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,7,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,370,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,884,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,1,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Em nota, Itamaraty se alinha aos EUA contra Irã e pede luta global contra o terrorismo
Em nota, Itamaraty se alinha aos EUA contra Irã e pede luta global contra o terrorismo
https://ogimg.infoglobo.com.br/mundo/24171475-459-bf6/FT1086A/652/x85589514_Brazils-Foreign-Minister-Ernesto-Araujo-looks-on-before-a-meeting-of-the-Lima-Group-in.jpg.pagespeed.ic.ybLoavVfyy.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/01/em-nota-itamaraty-se-alinha-aos-eua.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/01/em-nota-itamaraty-se-alinha-aos-eua.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content