
Divulgação/AgênciaALBA
A passagem dos 50 anos da TV Aratu, a emissora de todos os baianos, conhecida também como o “Canal do Galinho”, foi destacada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Pastor Isidorio Filho (Avante). “Uma trajetória cheia de momentos marcantes e de excelentes serviços prestados à Bahia ao Brasil através do jornalismo e entretenimento. Nas 5 décadas de história, a emissora foi afiliada da Globo, da Manchete e da CNT, sendo do SBT desde 1997”, contou Isidório, na moção de congratulações apresentada na Casa.
No documento, Isidório Filho lembrou que, fundada em 1969, a TV Aratu chegou à Bahia como uma afiliada da Rede Globo e, desde então, segue se reinventando “ao longo de sua linda trajetória, passando muito desse período como líder de audiência em nosso estado”.
De acordo com o deputado, a Aratu foi a segunda emissora do estado da Bahia: até então, só existia a TV Itapoan, fundada exatamente em 1960. “Destacou-se lá atrás por transmitir a programação da Vênus Platinada e também por investir maciçamente no jornalismo local, denunciando problemas e cobrando soluções do poder público – lógica pioneira que é seguida até os dias atuais por quase todas as emissoras na Bahia e no Brasil”.
O parlamentar contou ainda que, em 1973, a TV Aratu inovou mais uma vez ao se tornar a primeira emissora baiana a transmitir a programação em cores. Com a perda da liderança na audiência, no fim da década de 1970, após a saída da programação da Globo, os acionistas resolveram vender a concessão. “Inicialmente, um grupo ligado ao governador Waldir Pires, incluindo Joaci Góes, assumiu o controle acionário. Com a renúncia de Waldir, a família Coelho, liderada por Roberto Coelho, irmão do então governador Nilo, assume a propriedade da TV, mantendo até hoje, com a direção de Ana e Tiago Coelho”, afirmou o autor da moção.
Em junho de 1997, a TV Aratu se torna afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT),. De lá para cá, acrescentou ele. a emissora seguiu investindo em programação local. “Além de cobrar soluções para os problemas da cidade e do Estado, a TV do Galinho abriu espaço para a interatividade e a participação popular. A Aratu segue levando entretenimento e diversão aos telespectadores, e desde 2018, é a emissora oficial da Copa do Nordeste”, concluiu.
from Ebahia News https://ift.tt/377HFHI
COMMENTS