
Divulgação/AgênciaALBA
A atuação das forças de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, durante o Carnaval de Salvador e Região Metropolitana, foi motivo de moção de aplauso apresentada na Assembleia Legislativa, pelo deputado Pastor Isidório Filho (Avante), nesta segunda-feira (02).
Na moção, o parlamentar relata que ele, e seu pai, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), circularam pelos principais circuitos da festa momesca, tanto na Capital, Madre de Deus e São Francisco do Conde. “Na condição de servidor público detentor de mandato eletivo, é minha obrigação reconhecer o formidável trabalho dos profissionais da Segurança Pública para garantir a paz social e o pleno exercício de direitos e deveres dos foliões durante o período de Momo, a maior festa a céu aberto do mundo!”, explicou.
Segundo Isidório Filho, estima-se que 16,5 milhões pessoas tenham circulado pelas ruas no período do Carnaval, incluindo as festas pré-carnavalescas. “Entre esses estava meu pai, o Pastor Sargento Isidório e eu levando mensagens de paz, acalanto espiritual e de convivência pacífica. Na oportunidade homenageamos a imprensa, nossos irmãos ambulantes e, principalmente, as forças de segurança do Estado e do município de Salvador”, relatou.
No documento, o parlamentar ressaltou o aumento da ocupação da rede hoteleira, que chegou a 95%, em Salvador, dos voos (11%) e de turistas (55%) de turistas que chegaram por cruzeiros. De acordo com a Saltur, Salvador recebeu cerca de 2 milhões de visitantes, que injetaram R$ 1,8 bilhão na economia do Estado, gerando emprego, renda e benefícios diretos e indiretos.
“Ao contrário dos foliões, baianos ou de fora, que aproveitam o Carnaval de Salvador e de todo o Estado, as forças da Segurança Pública passam por dias de muita tensão e trabalho durante o período festivo”, salientou o legislador. Segundo ele, foram 27 mil homens e mulheres da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros operando ativamente em todos os carnavais do Estado. “Pacificadores natos que sustentam e mantêm a ordem pública num contexto para lá de adverso”, complementou.
Isidório Filho citou, também, dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) indicando uma queda de 70% de tentativas de homicídio, em relação a 2019, a ausência de registro de morte violenta nos três principais circuitos da festa, assim como de latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte.
“Portanto, ficou visível, também, o grande esforço físico feito pelas autoridades de segurança pública (praças e oficiais; delegados e agentes; guardas civis) por conta de tantos dias de carnaval, o que gerou um acentuado cansaço e esgotamento físico e mental aos nossos bravos servidores da Segurança”, enfatizou.
Isidorio homenageou também os agentes de presídio e o pessoal de controle de trânsito importantes na orientação e desobstrução das vias urbanas da capital, “sem esquecer também os mui dignos profissionais de saúde que eram vistos em todas os quadrantes da avenida, atendendo a situações de urgência e emergência oriundas da festa”, acrescentou.
“Rogo a DEUS que continue abençoando todos os servidores públicos, em especial os policiais militares, civis, bombeiros e guardas-civis municipais, policiais rodoviários, anjos de carne e osso que inspirados por tudo que é mais sagrado garantem o que nos é mais precioso – a nossa vida e de quem nós amamos”, ensejou.
Parabenizando o titular da SSP-BA, Maurício Barbosa, o delegado-chefe da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho e os coroneia da PM Anselmo Brandão e Francisco Telles, além das autoridades cívico-militares que atuaram nos Carnavais da Bahia, Isidório solicitou encaminhamento da moção ao governador Rui Costa, à Superintendência da Transalvador e da Guarda Municipal de Salvador e ao Secretário de Administração Penitenciária (SEAP), Fabrízio Müller, Alysson Correia Carvalho e Nestor Duarte, respectivamente.
from Ebahia News https://ift.tt/3cBPYQ7
COMMENTS