$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Prefeitura anuncia restrição de atividades e mobilidade mais amplas em três regiões

Governo estadual e município criaram auxílio e unidade de acolhimento para pacientes com vírus ativos; ACM Neto nega lockdown
Adriano Villela
Foto: Valter Pontes/Secom

Regiões do centro da cidade (Avenida Sete e Joana Angélica), Plataforma e Boca do Rio terão suspensão de atividades e mobilidade mais amplas a partir de sábado (9). Apenas supermercados, farmácias, bancos e lotéricas poderão abrir a porta, enquanto o trânsito ficará restrito a moradores, transporte público e delivery. As medidas foram anunciadas em coletiva online na tarde desta quinta-feira (7), pelo prefeito ACM Neto.

O gestor da capital descartou que as medidas se configurem como um ‘lockdown’ setorizado. “Lockdown implica em você impedir a circulação de pessoas nas ruas. Não haverá proibição de as pessoas circularem. Não há a obrigação das pessoas se manterem em casa. Isso não está sendo cogitado no momento”, declarou. Por outro lado, ACM Neto frisou que as medidas anunciadas nesta quinta-feira valem por sete dias, mas podem ser renovadas ou ampliadas para outras regiões da cidade.

Segundo o prefeito, a atuação na Joana Angélica, Plataforma e Boca do Rio inclui ações de proteção social. São elas: distribuição de cestas básicas a feirantes e ambulantes – mesmo que receba outro benefício -, fornecimento em massa de máscaras, aplicação de testes rápidos/medição de temperatura; higienização da área pública e ações de prevenção ao aedes aegypit.

Unidade de acolhimento

Também no campo da proteção social, o governador Rui Costa anunciou a criação de unidades de acolhimentos para vítimas do novo coronavírus. O gestor estadual participou da coletiva, na qual reforçou a ação conjunta do Estado com as prefeituras no combate ao novo coronavíros. Rui explicou que estes espaços serão estruturados para receber pacientes que ainda estejam com o vírus ativo.

Junto com o acompanhamento médico, os internados receberão um auxílio de R$ 500. Projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa para criar este benefício. “Na Bahia, temos 3 mil pessoas com vírus ativos. Não estão curadas. São essas pessoas que mantém o virús circulando, ativo”, esclareceu o governador.

O auxílio terá um limite de mil beneficiários por município ou o número de pessoas com vírus ativos em cada cidade. Além da capital, cidades com maior número de casos devem ser contemplados, em articulação com cada prefeito. Em Salvador, a prefeitura vai assumir metade do incentivo. As unidades de acolhimento da capital funcionarão no Parque de Exposições e no Rio Vermelho, no prédio da faculdade Ruy Barbosa.

Acompanhamento

Na coletiva, ACM Neto fez uma apresentação das três áreas que terão restrições aumentadas. O município vem monitorando diariamente número de veículos circulando, quantidade de pessoas que transportam e total de pessoas circulando em cada região. A Joana Angélica, segundo o prefeito, tem influência da Estação da Lapa. Como equipamento de transporte público, a Lapa vai continuar aberta, mas ambulantes, feirantes, comércio- mesmo em lojas de menos de 200 metros quadrados – e serviços ficarão fechados.

Somente no entorno da avenida do Centro da cidade, 28 novos casos de Covid-19 foram registrados. O fluxo de pessoas subiu de 27% para 35% do movimento normal até o começo do isolamento social, na segunda metade de março. O volume de veículos passou de 50% para 74% dos dias normais. A Avenida Sete foi incluída na resitrção.

Na Boca do Rio, segundo a apresentação do prefeito, são 35 novos infectados e aumento de oito pontos percentuais em número de pessoas na ruas e de 35 p.p. de veículos. Em Plataforma, além do aumento de 7 p.p. em movimentação de pessoas e 14 p.p. de veículos, a região é no momento a de maior aumento de testes positivos para a Covid.

Polícia Militar, Transalvador e Guarda Municipal atuarão na fiscalização do cumprimento das medidas ACM Neto acrescentou durante a coletiva que a Guarda Municipal vai, a partir desta sexta-feira (8), vai atuar no ordenamento das filas nas agências da Caixa Econômica Federal, que vem agerando filas e aglomerações devido ao pagamento da ajuda emergencial de R$ 600.

Por Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2yBY8ZH

COMMENTS

Nome

@alba,6,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,7,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,370,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,884,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Prefeitura anuncia restrição de atividades e mobilidade mais amplas em três regiões
Prefeitura anuncia restrição de atividades e mobilidade mais amplas em três regiões
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2020/04/27144737/27_04_20_Pref-ACM-Neto_Plataforma-Online-de-Apoio-Psicol%C3%B3gico_foto-Valter-Pontes_SECOM14.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/05/prefeitura-anuncia-restricao-de.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/05/prefeitura-anuncia-restricao-de.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content