$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

ALBA RECEBE MAIS QUATRO PEDIDOS DE RECONHECIMENTO DE ESTADO DE CALAMIDADE


A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu quatro novos pedidos de reconhecimento de estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do coronavírus. Os municípios pleiteantes são Mansidão, Mundo Novo, Potiraguá e Novo Triunfo.

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia global da Covid-19, em março, a ALBA já se debruçou e aprovou projetos de decretos legislativos reconhecendo o estado de calamidade pública em 397 municípios da Bahia. O reconhecimento no Parlamento tem sido possível graças aos acordos dos líderes de bancadas e empenho dos legisladores, que apreciam os pleitos por meio de sessões extraordinárias virtuais. Nos municípios, os gestores ganham flexibilidade no manuseio do orçamento para a destinação de recursos ao enfrentamento da crise sanitária sem que o ato implique em crime de responsabilidade fiscal.

A união dos parlamentares em torno da aprovação de projetos que tratam do reconhecimento do estado de calamidade tem sido destacada pelo presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal (PP). “A Assembleia Legislativa está aqui para cumprir o seu dever, como sempre o fez. Estamos prontos para dar a resposta solicitada por todos os municípios de nossa terra com rapidez e responsabilidade”, disse. 

JUSTIFICATIVAS

O prefeito de Novo Triunfo, João Batista de Santana, ao justificar o pedido de reconhecimento da situação, explicou que o município já tomou várias medidas protetivas de restrição social, como suspensão de aulas, restrição de comércio e feiras livres, com o objetivo de preservar a saúde e vida das pessoas. 

“A situação de calamidade pública é real em nosso município, visto que para além de casos confirmados, suspeitos ou assintomáticos, é induvidoso os reflexos econômicos e sociais”, disse o gestor, que complementou: "É enorme a responsabilidade no sentido de garantir as condições para atender todas as circunstâncias advindas da pandemia, que, sem dúvida, serão efetivamente maiores em razão das demandas de gastos com saúde, insumos, e também em razão dos reflexos na economia”. 

A prefeitura de Mundo Novo decretou estado de calamidade pública em 12 de junho. O prefeito José Adriano da Silva fez o apelo para que os parlamentares reconheçam o estado de calamidade em sua cidade. “Em virtude da crise sanitária, o estado de calamidade já foi reconhecido na esfera federal, no Estado da Bahia e na imensa maioria dos municípios baianos. Mundo Novo, obviamente, não está imune aos nefastos efeitos dessa gravíssima crise sanitária e econômica”. 

O município de Potiraguá, por sua vez, teve decreto de estado de calamidade publicado em 16 de abril. Ao se dirigir ao Parlamento baiano, o prefeito Jorge Porto Cheles relatou que a pandemia tem levado dificuldades financeiras à gestão. “Os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso implicaram o comprometimento da capacidade de resposta econômica e administrativa do poder público municipal, o que implica a necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do governo estadual para as ações de socorro e assistência à população e reabilitação do cenário”. 

O prefeito de Mansidão, Ney Borges de Oliveira, solicitou o reconhecimento do estado de calamidade para seu município, em função do aumento de casos de Covid-19 na região

fonte: ALBA


from Ebahia News https://ift.tt/2VjKrqA

COMMENTS

Nome

@alba,5,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,7,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,369,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,883,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,555,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,1,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,2,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: ALBA RECEBE MAIS QUATRO PEDIDOS DE RECONHECIMENTO DE ESTADO DE CALAMIDADE
ALBA RECEBE MAIS QUATRO PEDIDOS DE RECONHECIMENTO DE ESTADO DE CALAMIDADE
https://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:47059-925294-2020-06-25-20-20-35.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/06/alba-recebe-mais-quatro-pedidos-de.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/06/alba-recebe-mais-quatro-pedidos-de.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content