$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Médicos apontam preocupação com retomada das atividades em Salvador e pedem cautela

A flexibilização da quarentena em Salvador já é uma realidade com data para começar. Nesta sexta-feira (24) poderão reabrir shoppings, centro comerciais, comércio de rua acima de 200 m², templos e igrejas, além de drive-in (leia aqui). Mas especialistas enumeram argumentos contrários à retomada das atividades na capital neste momento. 

Salvador, que já chegou a registrar um acumulado de 11.707 casos ativos da Covid-19, tem nesta quinta-feira (23) 2,8 mil pacientes ainda doentes. A infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Aliança, Áurea Paste, vê o índice como um fato positivo. “Significa que nós estamos diminuindo a quantidade de pacientes infectados pela Covid-19. Então a pandemia está com uma tendência à queda da disseminação, e isso é bom”, disse.

A médica afirma que a redução de casos ativos é motivo para comemorar, “mas não para estourar champanhe”. Mesmo que a situação apresente melhora, ela garante que não é o momento para baixar a guarda. 

“A abertura do comércio nos traz um pouco de aflição porque pode ser que a transmissão aumente novamente. Então a gente fica meio receoso. Se a gente descuida, a infecção volta a crescer. E pode haver uma segunda onda”, reconheceu Áurea.

O médico especialista em medicina preventiva e social e professor da UniFTC e da Ufba, Washington Luiz Abreu de Jesus, explica que a curva de transmissão do coronavírus não está em decréscimo, mas em platô. “Não é momento para flexibilizar, do ponto de vista epidemiológico”, cravou o médico. 

Ele cita como exemplo municípios baianos em que houve flexibilização da quarentena e abertura do comércio, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna, e que o resultado foi o crescimento de casos. Washington esclarece que no platô não há garantia de que a abertura não volte a aumentar a infectividade do vírus na população.

Sobre os dados de casos ativos ele ainda faz o alerta de que as ocorrências documentadas podem ser apenas “a ponta da disseminação” e não refletem a realidade, já que se sabe que pessoas podem estar infectadas e assintomáticas. O médico também chama a atenção para o percentual da população testado, que ainda é baixo. 

Na Bahia, considerando os 138.358 casos já confirmados desde o início da pandemia, e de acordo com informações do boletim da Secretaria da Saúde desta quinta-feira (23) sobre casos descartados (283.438) e sob investigação (78.411), 500.207 casos foram analisados/testados. O número equivale a 3,37% da população, estimada pelo IBGE em 2019 em 14,8 milhões de habitantes. 

Diantes desses fatos, o opinião do médico é de que seria mais prudente esperar mais um pouco para que o comércio seja reaberto na cidade. 

Mas a reabertura já foi anunciada pelo prefeito da cidade, ACM Neto. Mesmo assim, a infectologista Áurea Paste recomenda às pessoas que só saiam de casa quando estritamente necessário, além do respeito a todas as medidas divulgadas pelas entidades de saúde.

“Só sair mesmo em caso de necessidade. Em saindo, respeitar essas recomendações. O ideal é que os estabelecimentos comerciais colocassem as regras e as seguissem corretamente. A quantidade de pessoas que pode circular com segurança, manter o distanciamento, uso de máscara, higiene das mãos...”, aconselhou a médica.

fonte: Bahia Notícias 


from Ebahia News https://ift.tt/2CMynIf

COMMENTS

Nome

@alba,3,@alba Destaque,3,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,1,ALBA,5,Aliança Pelo Brasil,1,Assembleia de Carinho,1,Bahia,367,BOLSONARO,1,Brasil,434,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,882,dez,5,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,20,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,555,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,1,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Médicos apontam preocupação com retomada das atividades em Salvador e pedem cautela
Médicos apontam preocupação com retomada das atividades em Salvador e pedem cautela
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/saude_noticias/24569/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg?checksum=1595547074
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/07/medicos-apontam-preocupacao-com.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/07/medicos-apontam-preocupacao-com.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content