$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

STF suspende utilização de leitos do Hospital Salvador para infectados pela Covid-19


Os leitos destinados a pacientes com Covid-19 localizados no Hospital Salvador estão suspensos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu nesta quinta-feira (23) revogar a liminar que permitia à prefeitura de Salvador implantar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital. Em nota, a gestão municipal informou que não foi notificada da decisão, mas que, quando o for, vai recorrer por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM). 

A determinação não afeta o início da primeira fase de reabertura da capital, já que, mesmo sem os dez leitos instalados na unidade, a taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 continua abaixo dos 75% estipulados pela gestão municipal.

O ministro reforçou que a decisão foi tomada uma vez que no prédio também funciona uma maternidade para gestantes e recém-nascidos de alto risco. O pedido foi apresentado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) contra ato do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que havia autorizado o futuro compartilhamento de ambientes.

"Ante o exposto, defiro o pedido liminar para suspender os efeitos da decisão do TRF 1 que revogou o efeito ativo conferido ao Agravo de Instrumento", declarou ao deferir o recurso.

Toffoli ressaltou que hospitais que contenham maternidades somente devem ser utilizadas na hipótese de esgotamento de opções nas outras unidades de saúde disponíveis. 

De acordo com o ministro Toffoli, há informações de que a UTI para a Covid-19 seria instalada no mesmo andar da UTI Neonatal e da UCI Canguru da maternidade, atendimento que pressupõe a circulação rotineira de pacientes e profissionais de saúde. Ele levou em consideração, ainda, a circunstância de que a Maternidade Climério de Oliveira recebe pacientes de toda a Bahia, com possível exigência de internação prolongada, e o conhecimento científico divulgado atualmente sobre a transmissão da Covid-19.

Na última quarta-feira (22) foram inaugurados 10 novos leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com Covid-19 no Hospital Salvador. Sendo que já existiam 14 leitos clínicos para Covid-19 na unidade de saúde.

A comunidade que trabalha na maternidade já havia se queixado da instalação da UTI e até criou um abaixo-assinado para reverter a implementação (reveja aqui).

ENTENDA O CASO
Os leitos do Hospital Salvador começaram a ser tema quando o prefeito ACM Neto (DEM) criticou o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, por ingressar na Justiça para impedir que pacientes diagnosticados com Covid-19 sejam encaminhados pela gestão municipal ao Hospital Salvador (reveja aqui).

A Sesab também se mostrou contrária à decisão do reitor da Ufba de judicializar a questão e se manifestou através do secretário Fábio Vilas-Boas, que chegou a dizer que Salles "se esforça para atrapalhar" quem trabalha para abrir leitos de UTI (relembre aqui). 

O embate judicial entre a Universidade Federal da Bahia e o Município de Salvador é de longa data, perdurando durante todo o mês de junho

 fonte; Bahia Notícias 


from Ebahia News https://ift.tt/2WVzvQK

COMMENTS

Nome

@alba,3,@alba Destaque,3,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,1,ALBA,5,Aliança Pelo Brasil,1,Assembleia de Carinho,1,Bahia,367,BOLSONARO,1,Brasil,434,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,882,dez,5,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,20,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,555,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,1,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: STF suspende utilização de leitos do Hospital Salvador para infectados pela Covid-19
STF suspende utilização de leitos do Hospital Salvador para infectados pela Covid-19
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/principal_noticias/251034/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg?checksum=1595557511
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/07/stf-suspende-utilizacao-de-leitos-do.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/07/stf-suspende-utilizacao-de-leitos-do.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content