$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Ufba mantém atividades presenciais suspensas e aprova semestre suplementar para 2020

Após quatro meses com o semestre suspenso, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai manter as atividades presenciais dessa forma. A instituição aprovou a realização de um semestre suplementar de atividades online, que será realizado em caráter emergencial até o final do ano de 2020. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), nessa terça-feira (21).

Ficou acordado que o semestre suplementar terá um calendário próprio, a ser definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Já o calendário de retomada dos semestres regulares do ano letivo de 2020, em 2021, será definido posteriormente.

De acordo com a própria instituição federal, essa foi a alternativa encontrada para retomar as atividades ao mesmo tempo que protege a vida de docentes, discentes, técnicos e terceirizados, já que a pandemia do novo coronavírus segue com índices altos de novos casos e novas mortes provocadas pela doença na Bahia.

Antes de chegar a uma definição, a Administração Central ouviu a comunidade e então propôs ao Consuni a aprovação desse semestre suplementar de atividades online, “com oferta de componentes curriculares e complementares de ensino, pesquisa e extensão, adaptados ou especialmente concebidos para tal formato e que podem, inclusive, quando oportuno, ser ministrados conjuntamente por vários docentes, com compartilhamento de carga horária, sendo ademais garantidos aos estudantes adesão e desligamento facultativos, bem como posterior integralização de carga horária curricular”.

Com isso, a universidade diz esperar que a ação mobilize todo o corpo docente e técnico-administrativo da Ufba, desde que respeitadas as diferentes condições de trabalho em regime de home office, acesso à internet e familiaridades com tecnologias e recursos de gestão pública e educação à distância. O objetivo é garantir tanto a qualidade do processo de ensino e aprendizagem quanto condições adequadas para o trabalho, sem sobrecarga e desgaste laboral indevidos durante a pandemia.

Em nota, a Administração Central reconhece que isso representa um desafio e ressalta que será necessário ampliar a capacitação do quadro de funcionários em tecnologias digitais. "É também fato que nem todos os professores, técnicos e terceirizados conseguirão reunir, em casa, as melhores condições para desempenhar seu trabalho, e essas limitações serão acolhidas e, na medida do possível, contornadas com compreensão e solidariedade. É, enfim, sabido que, infelizmente, grande parte de nossos estudantes não dispõe de condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet nos locais onde moram. Em vista disso, temos empreendido várias gestões junto ao governo federal para garantia de acesso a estudantes em condição de vulnerabilidade, bem como temos trabalhado institucionalmente para disponibilizar outros recursos disponíveis na UFBA", frisa a instituição.

A Ufba afirma ainda que foi constituída uma rede de cooperação entre todas as 10 instituições públicas de ensino superior com sede na Bahia. A medida visa proporcionar o compartilhamento de conteúdos e recursos que permitam o acolhimento dos estudantes e a garantia da qualidade do serviço.

fonte: Bahia Notícias


from Ebahia News https://ift.tt/2CUhQla

COMMENTS

Nome

@alba,3,@alba Destaque,3,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,1,ALBA,5,Aliança Pelo Brasil,1,Assembleia de Carinho,1,Bahia,367,BOLSONARO,1,Brasil,434,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,882,dez,5,Economia,35,Educacao,11,Elizeu Rosa,20,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,555,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,1,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ufba mantém atividades presenciais suspensas e aprova semestre suplementar para 2020
Ufba mantém atividades presenciais suspensas e aprova semestre suplementar para 2020
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/principal_noticias/250966/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg?checksum=1595418147
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/07/ufba-mantem-atividades-presenciais.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/07/ufba-mantem-atividades-presenciais.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content